sábado, 15 de setembro de 2007

.:. 199 ANOS DO PRIMEIRO JORNAL IMPRESSO NO BRASIL.:.

Em 10 de setembro de 2007, segunda-feira passada, comemorou-se os 199 anos do primeiro jornal impresso no Brasil, Gazeta do Rio de Janeiro, rodado em 1808, nas oficinas da então Impressão Régia, atual Imprensa Nacional. Além de atos oficiais da Coroa Portuguesa, aquela edição publicava fatos curiosos, registrados na coluna Repartição da Polícia, como a prisão de uma pessoa, "por vagar pelas ruas, fora de hora".

Depois da Gazeta, os atos do Governo foram publicados nos jornais oficiais que a sucederam: Diário Fluminense, Diário do Governo e Correio Oficial, entre outros. O nome Diário Oficial surge em 1º de outubro de 1862. A recente denominação de Diário Oficial da União diferencia o DOU dos jornais oficiais existentes nos estados e municípios.

O projeto de comemoração dos 200 anos da Imprensa Nacional, festejados em 13 de maio de 2008, contempla também o aniversário de 200 anos da Gazeta e o centenário de falecimento do escritor Machado de Assis (29 de setembro), patrono da Imprensa Nacional desde 1997, por ato do Presidente da República.

OBS - Pena que não conseguimos colocar a foto - da primeira página - , da edição número um do jornal Gazeta do Rio de Janeiro. O material enviado não tem qualidade.

Nenhum comentário: