quarta-feira, 12 de setembro de 2007

.:. Volkswagen faz a estréia mundial do up! no Salão de Frankfurt.:.

A Volks está mostrando o up! - se escreve assim mesmo, que surge como o novo fusca


A Volkswagen mostra a maior gama de produtos de toda a sua história no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, que acontece de amanhã até o dia 23 de setembro. A maior montadora européia apresenta mais de 50 modelos no Pavilhão 3.0 – oito deles estréias mundiais.

O up! A Volkswagen reinventa o Volkswagen

Há carros que são para a eternidade. São ícones da categoria, obras primas de habilidade artesanal e tecnologia; colocam idéias em movimento, tornando o progresso palpável e simplesmente tornando a vida diária melhor, mais prática e mais prazerosa. Muitos desses carros exibem o logotipo Volkswagen. Os exemplos incluem o Fusca, T1, Bulli, Samba, Kombi, Califórnia, Golf e GTI. Agora a Volkswagen apresenta, como lançamento mundial no Salão Internacional do Automóvel (IAA) em Frankfurt, um carro conceito que mais uma vez tem tudo para dar mobilidade a mais do que apenas uma geração.

Trata-se de um puro Volkswagen de pequeno porte mas de alma grande e que tem muito respeito pelo meio ambiente. O conceito geral é caracterizado pela funcionalidade inovadora, clara e intuitiva. O nome do carro conceito é up! – algo positivo que simboliza partida, atividade, dinâmica e futuro. “Para a Volkswagen,” diz Dr. Ulrich Hackenberg, conselheiro com responsabilidade pelo desenvolvimento técnico, “a reação dos visitantes ao Salão de Frankfurt será um teste decisivo que determinará se o conceito tem o mesmo tipo de potencial que o Fusca tinha no passado e que o Golf tem hoje.”

Conceito

O up! é um especialista urbano, um carro para quatro pessoas e todas as línguas, para o trabalho, a universidade, a ida à praia e o passeio para fora da cidade. Um carro pequeno de tamanho grande, oferecendo mais espaço do que qualquer outro carro de comprimento (3,45 metros) e largura (1,63 m) semelhantes.
O motor traseiro contém todos os recursos tecnológicos passíveis de serem aplicados. Isso muda tudo: espaço, estado de ânimo e design. Walter da Silva, designer-chefe do Grupo Volkswagen, resume o carro assim: “O up! não é um carro cuja forma se tornará obsoleta daqui a pouco. É brilhante e inteligente e feito com carinho e amor. Por isso, o up! é nitidamente uma declaração forte quanto ao futuro do design na Volkswagen.” Além disso, já que a equipe de designers e engenheiros criou o carro conceito up! como primeiro componente de uma linha inteira de modelos, outras facetas são perfeitamente concebíveis.

Ralf-Gerhard Willner, diretor de Desenvolvimento de Conceitos, tem a responsabilidade final pelo layout técnico do up! Ele e Walter de Silva já haviam alcançado um novo equilíbrio na interação mútua entre forma e função na Volkswagen antes do início do projeto. “A harmonia absoluta entre o conceito tecnológico básico e os aspectos emocionais do design,” explicam Willner e Silva em conjunto, “só pode ser alcançada no embate objetivo das idéias dos engenheiros com as dos designers. É assim que se produzem ícones.” Por isso, o up! não é típico dos carros de pequeno porte, que costumam ter muitos elementos encaixados num espaço apertado, mas sim um todo inteligente e inovador.

A forma é pura. Simplesmente tinha de ter a aparência que tem: nenhuma outra serviria. Não há nada de supérfluo. A funcionalidade e design do veículo falam por si. Ao mesmo tempo, o foco foi mantido consistentemente no refinamento de cada linha e cada superfície até que se tivesse criado um carro amigável e possante.





Nenhum comentário: