quinta-feira, 4 de outubro de 2007

.:. Monte Klinikum é o único hospital cearense com certificação ouro da 3M .:.


A 3M do Brasil, por meio da divisão Hospitalar, participa hoje do VI Fórum Integrado do Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza (CE). O evento, que aborda o tema “Buscando a Excelência nos Processos de Trabalho”, também será a oportunidade para o estabelecimento receber, pela segunda vez consecutiva, o Certificado Ouro 3M, tornando-se o único do Estado do Ceará com este reconhecimento.

Este certificado significa que o hospital atende a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização, tecnologia e excelência de produtos utilizados. A análise se baseia nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas dos Estados Unidos.

Antes de conferir a premiação, é feita um monitoramento de cada hospital. Dentro do Centro de Materiais e Esterilização (CME) trabalha-se a verificação de todo o ciclo de esterilização, orientando os responsáveis a fazer os controles adequados. “Além do reconhecimento, a certificação tem um caráter educacional, pois, durante o processo, profissionais da 3M apresentam e avaliam a aplicação de uma série de controles que asseguram a esterilização de um material”, diz Nelyan Abdo, Advanced Professional Service Especialist, da divisão Hospitalar da 3M do Brasil.

Atualmente, apenas 32 hospitais possuem a certificação ouro da 3M no País.

Reconhecimento profissional

Teresinha Neide de Oliveira – também conhecida como “Tetê” – é a coordenadora da Central de Material do Monte Klinikum e é peça fundamental para o êxito do hospital. Multiplicadora de conhecimento entre suas colegas de trabalho detém amplo conhecimento da área, atuando, inclusive, como consultora da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Tetê foi co-autora do “Guia de Recomendações em Esterilização para Instituições de Saúde”, lançado em 2000, que contou com o apoio da 3M do Brasil para sua publicação.

Nenhum comentário: