quinta-feira, 18 de outubro de 2007

.:. Novo Citroën C5: sedução, dinamismo, classe e qualidade .:.

Modelo, que chega ao mercado europeu em março de 2008, entra definitivamente no segmento dos veículos de gama média alta, onde sedução, dinamismo, classe e qualidade são pontos chaves.

O Novo C5 apresenta forte personalidade, excelente comportamento dinâmico, padrão de acabamento elevado e alto nível de qualidade construtiva. Para respeitar perfeitamente os códigos emblemáticos deste segmento, a Citroën escolheu um sedan de silhueta três-volumes cujas proporções alongadas são uma prova de elegância e de status; e uma carroceria break com linhas dinâmicas que, sem abandonar seu caráter funcional, coloca a emoção em primeiro plano.





Um estilo elegante e marcado

Seja como sedan, seja como break, o Novo C5 se destaca por sua personalidade forte e estilo estruturado. Ele exibe uma presença sedutora graças a seu design dinâmico e a sua linha de carroceria marcada. A bordo, os materiais refinados e o amplo espaço interno participam da sensação de bem-estar. Os passageiros são transportados a um universo de alta classe, sempre refinado e distinto.

As dimensões do Novo C5 sedan (4,78 m de comprimento; 1,86 m de largura e 1,45 m de altura), o colocam no topo do segmento dos grandes sedans de passeio. Com um comprimento de 4,83 m; uma largura de 1,86 m e uma altura de 1,48 m, o C5 Break também oferece proporções generosas, sem alterar sua linha geral. E a distância entre-eixos de 2,82 m sugere um espaço interno particularmente generoso, nas duas versões.

Notáveis qualidades dinâmicas

Na estrada, o motorista tem ótimas sensações ao dirigir, enquanto os passageiros aproveitam os altos níveis de conforto. Para isso, o Novo C5 oferece a escolha entre dois tipos de suspensões: uma suspensão Hydractive três Plus e uma suspensão metálica, ambas elaboradas a partir dos eixos de rodas do sedan top de linha C6.

A suspensão Hydractive três Plus é destinada a seduzir uma clientela sensível aos últimos avançados da marca em termos de conforto, prazer ao dirigir e tecnologia. Ela adapta os estados de flexibilidade e de amortecimento em função das solicitações do motorista e do perfil da estrada. Flexível para um conforto otimizado ou mais firme para melhores sensações ao dirigir e uma estabilidade ainda mais afirmada.
O motorista pode também escolher um modo « esporte » para tirar proveito de um comportamento de estilo mais dinâmico e esportivo. Pilotada por sensores fixados sobre cada eixo, a suspensão Hydractive três Plus permite ao veiculo conservar uma posição horizontal constante, independente da carga transportada ou da quantidade de passageiros.

Já a suspensão metálica oferece um rodar mais direto, conservando, porém, as qualidades de conforto próprias ao know-how Citroën, se constituindo uma oferta bastante competitiva. A associação do eixo dianteiro à dupla triangulação e do eixo traseiro multibraço, sempre associado ao know-how Citroën, permitiu obter uma síntese entre conforto e comportamento em todos os pontos, digna de um grande sedã Citroën. Esta oferta bastante competitiva é uma das vantagens principais das ambições comerciais do novo C5.

O Novo C5 dispõe também de uma oferta de motorizações que atende às expectativas do conjunto dos clientes de seu segmento. Esta oferta compõe-se de:

Três motorizações a gasolina:

- 1.8i 16v de 127 CV DIN (92 kW CEE)
- 2.0i 16v de 143 CV DIN (103 kW CEE)
- 3.0i V6 de 215 CV DIN (155 kW CEE)

Quatro motorizações diesel equipadas de série com o Filtro de Partículas (FAP):

- HDi 110 FAP (80 kW CEE)
- HDi 138 FAP (100 kW CEE)
- HDi 173 FAP (125 kW CEE)
- V6 HDI 208 FAP (150 kW CEE)

Uma ampla escolha de caixas de câmbio - manuais e automáticas - é disponível em função das motorizações e dos níveis de acabamento.

Uma segurança sem meio-termo

Os eixos de rodas sofisticados, o ESP de série, a estrutura rígida da carroceria e os nove airbags disponíveis (sete de série e dois opcionais) contribuem a uma segurança ativa e passiva dentre as melhores.

O motorista e o passageiro dianteiro são protegidos por airbags frontais e laterais. A pressão e o volume de ativação dos airbags frontais dependem da intensidade do choque. O do motorista é, quanto a ele, otimizado na sua forma e na sua abertura graças à parte central fixa do volante.

Além disso, um airbag para os joelhos aumenta a proteção das tíbias e dos joelhos do motorista, minimizando o impacto dos mesmos contra a coluna de direção. Esta última é, além disso, retrátil sobre 65 mm.

Dois airbags tipo cortinas asseguram a proteção da cabeça dos passageiros dianteiro e traseiros. Os passageiros dos assentos traseiros podem dispor de uma proteção suplementar graças aos airbags laterais disponíveis em opção de acordo com o nível de acabamento.

Um prazer de dirigir exemplar

A bordo do Novo C5, o prazer de dirigir tem uma nova dimensão. O posto de direção com ares de cockpit é completamente dedicado ao motorista. O Novo C5 está equipado com um volante com comandos centrais fixos de segunda geração que constitui um item de diferenciação forte, emblemático aos valores de inovação da Citroën.

Os comandos de direção (limitador/regulador de velocidade) e de conforto freqüentemente utilizados (rádio, telefone, regulagens da tela central…) são de fácil acesso para o motorista. Esta centralização das informações sobre o volante favorece a ergonomia e a simplicidade de utilização para um conforto de condução.

A nova concepção do volante e o meio tátil dos comandos acentuam o cuidado elaborado do posto de direção. Graças à sua parte central fixa, ele permite a abertura otimizada do airbag em caso de choque e, desta forma, uma melhor proteção do motorista.

A arquitetura do painel de instrumentos do Novo C5 atende também às exigências de uma ergonomia otimizada e oferece uma organização perfeitamente lógica das informações. Os três relógios dispõem de agulhas anulares emblemáticas e de alto nível tecnológico. De fato, estas últimas giram ao redor do relógio, garantindo grande estética e legibilidade. Esta tecnologia permitiu a implantação de um display de grande dimensão na parte central de cada um dos relógios.

O relógio central está dedicado ao velocímetro analógico e sua tela, às informações oriundas do computador de bordo. O relógio da esquerda informa o nível de combustível e as indicações ligadas à direção (funções limitador / regulador de velocidades) e o da direita compreende o conta-giros e, em função das versões, um lembrete no painel de instrumentos do modo ou da marcha engatada.

Um display central permite de compartilhar algumas informações de conforto junto com todos os passageiros. Trata-se, notadamente, da data e da hora, da temperatura externa e da representação gráfica da ajuda ao estacionamento. Além disso, uma tela implantada na console de teto exibe um croquis simbolizando o veiculo, seus cinco lugares e os cintos não fivelados na partida.

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