quinta-feira, 25 de outubro de 2007

.:. Projeto cearense é finalista do Prêmio Vivaleitura .:.

O projeto Cultura – Tradição, Leitura e Arte Solidária, que funciona em Tabuleiro do Norte, em nosso Estado é um dos 15 projetos finalistas do Prêmio Vivaleitura e poderá ganhar R$ 25 mil em dinheiro. A premiação é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (Minc) e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

Um “Tabuleiro” de cultura e arte no Ceará

Os moradores de Tabuleiro do Norte estão descobrindo o prazer da leitura por meio de diversas ferramentas do mundo da arte. Partindo do conceito que a linguagem artística é universal, o projeto investe na leitura como instrumento para desenvolver o gosto pelo mundo dos livros e textos.

“A arte implica em uma leitura informal que proporciona não só o prazer, mas também ao direito de escolha e de apreciação”, afirma o idealizador do trabalho Marivalde Monteiro Maia. O projeto Cultura – Tradição, Leitura e Arte Solidária foi criado e desenvolvido pela Acafeb (Associação Cultural e Fé da Barrinha). O público alvo são as crianças, jovens, adultos e a terceira idade.

A idéia é que por meio da produção de arte os participantes desenvolvam a criatividade com a utilização de leituras diversas. A partir daí, proporcionar o regate da identidade étnica e cultural, incentivando hábitos de leitura em sua dimensão lúdica e prazerosa.

Nenhum comentário: