sexta-feira, 26 de outubro de 2007

.:. RECIFE LUTA PARA SE TORNAR UMA CIDADE 100% LIVRE DE FUMO .:.

A capital do frevo reforça a luta para alcançar, em breve, o título de cidade 100% livre de fumo. Uma nova etapa começa agora para Recife após a realização da 6ª Audiência Pública, ocorrida em 22 de outubro, como parte do processo de implantação em estabelecimentos da área de lazer e entretenimento, como boates, bares, restaurantes e hotéis, do Projeto de Ambientes de Trabalho Livres de Fumo.

O encontro foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho, por meio do procurador do trabalho, Fábio André Farias, em parceria com a Coordenação de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde Municipal de Recife. A reunião contou com as palestras da coordenadora nacional de Controle do Tabagismo do Instituto Nacional do Coração (INCA - órgão do Ministério da Saúde), Tânia Cavalcante, da representante da ONG ACTbr, Brenda Medeiros, e da coordenadora de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer da Secretaria Municipal de Saúde do Recife, Maristela Menezes.

A partir da data do evento, esses estabelecimentos terão três meses para se adequar à nova mudança. Após essa data, a Vigilância Sanitária Municipal e o Ministério Público irão fiscalizar e autuar os locais que não respeitarem a lei. Os infratores podem pagar multas previstas no código da Vigilância Sanitária que variam de R$ 40 mil a R$ 400 mil.

No encontro. O INCA apontou as principais conseqüências do tabagismo passivo, o alto índice de mortes por fumo (por ano são 20 milhões de óbitos no mundo e 200 mil no Brasil) e esclareceu como as áreas para não-fumantes não estão livres das substâncias tóxicas liberadas pela fumaça do cigarro. Já A ACTbr apresentou as ações que vêm realizando para a discussão do tema ambientes fechados livres de fumo e as ferramentas que podem ser utilizadas para a medição da poluição tabagística ambiental em recintos coletivos fechados, principalmente com a ajuda do sidepak (medidor de micro partículas tóxicas no ar).

Nenhum comentário: