domingo, 18 de novembro de 2007

.:. DANÇA DO VENTRE AJUDA MULHERES QUE TIVERAM CÂNCER DE MAMA A RESGATAR SUA SEXUALIDADE .:.


O câncer de mama atinge 50 mil mulheres no Brasil a cada ano. O número de casos está crescendo, principalmente em mulheres jovens. O diagnóstico precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento. O Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) oferece a seus pacientes e familiares um tratamento multiprofissional, que envolve médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas, enfermeiros e assistentes sociais. Neste contexto, o Centro de Medicina Integrada do IPC passa a oferecer um serviço inédito às mulheres que estão em tratamento do câncer de mama – aulas de dança do ventre.

“A dança do ventre contribui para a imagem corporal e para o resgate da sexualidade das mulheres que estão tratando o câncer de mama. O seio representa a feminilidade e a maternidade. A proposta do IPC é contribuir no resgate da auto-imagem, da sexualidade e da auto-estima destas mulheres, proporcionando melhor qualidade de vida”, afirma Ivete Yavo, psico-oncologista coordenadora deste trabalho.

As aulas de dança do ventre são oferecidas a todas as pacientes do IPC que estão em qualquer fase do tratamento do câncer de mama e tenham interesse no projeto. São oito aulas com uma hora e meia de duração, sob orientação da professora de dança e fisioterapeuta Thatiane Menéndez. As aulas são realizadas em grupo, com a finalidade de promover uma troca de experiências e ajuda mútua. Os últimos 30 minutos da aula são dedicados a uma conversa em grupo com a psicóloga.

“É um trabalho inédito no Brasil que o IPC está oferecendo à população. Fizemos uma experiência nos meses de abril e maio com um grupo de seis mulheres e os resultados foram ótimos. Todas elas, sem exceção, se sentiram melhores. A sexualidade faz parte da vida e estas mulheres são exemplos de vida para todos nós”, afirma Ricardo Antunes, Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e Diretor do Instituto Paulista de Cancerologia.

A dança do ventre tem origem em antigas civilizações e está ligada à fertilização e à sexualidade. Os movimentos dos braços e das mãos estão relacionados à região da mama e despertam a sexualidade e a sensualidade da mulher. Todas as mulheres participantes do início do projeto relataram uma melhor consciência corporal, afirmam ter percebido partes do corpo e movimentos corporais que não tinham consciência e despertaram a sensualidade.

As interessadas em aderir ao projeto Dança do Ventre são convidadas a fazer uma contribuição de R$ 20,00. Este valor é direcionado ao Pet-terapia, um projeto do IPC em parceria com a ONG LOST que será implantado no início de 2008.

Nenhum comentário: