quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

.:. ENDURO-RALLY .:.

Entrevista com Ehrlich Cordão
Foto: Divulgação

Ehrlich Cordão diretor geral do Enduro-rally Cerapió/Piocerá

“Cerapió/Piocerá movimenta milhões de reais e incentiva ecoturismo no Nordeste”

O diretor geral do Enduro-rally Cerapió/Piocerá (
http://www.cerapio.com.br/), Ehrlich Cordão, comemora a realização da 21ª prova, realizada entre os dias 23 e 26/01 e já inicia os trabalhos para a viabilização e organização da 22ª. O saldo foi positivo, mas ele espera mais apoio dos governadores e prefeitos e enfatiza a importância da prova para a valorização e divulgação dos destinos turísticos do Nordeste. Cerca de 1200 pessoas fazem parte da caravana do evento e durante quatro dias cada cidade por onde o Cerapió/Piocerá passa, significa muitas divisas, negócios e arrecadação para o município e a economia do lugar.

Cordão gostaria que você fizesse um balanço do Cerapió 2008, de todas as categorias.
Cordão - Trabalhamos arduamente para que tudo desse certo, nas bikes, velô, regularidade. Alguns problemas apenas nos carros 4x4 na forma de arredondamento da planilha, mas nada que pudesse realmente mudar o resultado, no geral foi bom e poderemos melhorar para 2009.

Como foi para você mudar a chegada do Cerapió, ampliando os horizontes e atingindo novos estados e até competidores? A idéia foi aprovada?
Cordão - Sim! Tivemos uma boa aceitação por parte dos participantes, entretanto, houve uma grande decepção com os governos estaduais e municipais incluídos no roteiro, que não deram apoio ao evento como o esperado, com exceção do governo do Ceará e da prefeitura de Condado-PE que apoiaram financeiramente.

Os números de inscritos e participantes foram surpreendentes e o que mais marcou nessa edição?
Cordão - Não! Até menores que em outras edições, e o que mais marcou foi à presença de grandes nomes do esporte off road brasileiro e um numero expressivo de estrangeiros (quatro ingleses, 01 suíço, 01 francês e 01 Português).

Vamos falar de números. Qual a importância dessa prova para as cidades por onde o enduro-rally passa e quais os números finais da prova: combustível utilizado, veículos utilizados na caravana, leitos de hotel, refeições, etc.?
Cordão - Um evento como o Cerapió que reúne algo em torno de 1200 pessoas é importante e deixa uma boa dose de grana por onde passa. Somente o retorno da mídia nacional especializada (Trouxemos 25 jornalistas) é enorme para fomentar o turismo na região. Os números estão publicados no site. Uma vez, o Jornal Gazeta Mercantil fez uma estimativa mostrando que o impacto e gastos durante todo o rally giram em torno de alguns milhões de reais.

Em sua opinião, qual a importância do Cerapió/Pusera para o turismo e eco-turismo do Nordeste?
Cordão - Muito importante, pois sempre buscamos passar por lugares que tenham um apelo turístico e pouco desconhecido da maioria dos brasileiros. Vejamos: em edições anteriores já mostramos, o Parque Nacional de Sete Cidades-PI, Delta do Parnaíba, Jericoacoara, Morro Branco, Canoa Quebrada, Martins- RN, Lajedo de Soledade- RN, Parque dos Dinossauros- PB, o Cariri- CE, cidades como Mossoró, que pouca gente sabe que é o maior produtor de petróleo, sal e melão do Brasil, Pacoti- CE, Guaramiranga- CE, onde tem um dos picos mais altos do NE, Parque Nacional de Ubajara-CE, a cachoeira de Ipú. Já passamos na terra de patativa de Assaré, Santana do Cariri onde existe a maior reserva de animais fossilizados do planeta, etc. Uma prova como esta, além de fomentar e fortalecer o esporte off road, ajuda a divulgar lugares turísticos importantes e poucos conhecidos.

O que você pretende fazer para marcar a edição 2009 da prova e o que os competidores irão enfrentar e encontrar na próxima edição?
Cordão - Em primeiro lugar, atender todas as reivindicações dos pilotos, navegadores e atletas no quesito técnica. Mudar para melhorar o nível técnico da prova e tentarmos chegar à perfeição, coisa que a meu ver é impossível, pois são seres humanos que realizam e que competem. E um roteiro mais elaborado, com mais trilhas diferenciadas para as modalidades.

A enquete do site sobre a chegada do Piocerá 2009 foi bastante acessada e agitada. E agora, onde será a chegada no próximo ano: Maceió ou Costa do Sauípe?
Cordão - Olha, na verdade, fizemos a enquete para termos um norte sobre nossa próxima chegada, entretanto iremos fazer uma visita logo no início de março para essas cidades e vermos qual apoio que teremos, para não nos decepcionarmos como nessa edição 2008. O dinheiro é importante para cobrir as despesas operacionais que não são pequenas.

Gostaria que você aproveitasse e mandasse um recado para todos aqueles que fizeram parte do Cerapió 2008 e para os interessados em participar em 2009?
Cordão - Agradecemos de coração todos que diretamente ou indiretamente estiveram conosco nos ajudando, colaborando para a realização desta 21ª edição. E para 2009, esperem uma prova planejada nos mínimos detalhes com carinho e acima de tudo com respeito aos participantes. Todas as críticas que recebemos estão sendo analisadas uma por uma e através delas poderemos crescer e melhorar para 2009.

Faça agora, as considerações finais e comentários que você achar interessante sobre a prova.
Cordão - Uma prova extremamente difícil de organizar pelo fato de termos várias modalidades acontecendo ao mesmo tempo. Porém, um prazer imenso em realizá-la. Somos quase 200 pessoas na organização, 36 carros, dois caminhões e oito motos, médicos, fiscais, comissários esportivos, jornalistas convidados, etc. Uma verdadeira operação de guerra que é planejada em 12 meses. E, mesmo assim, ainda temos problemas! Para 2009, temos uma grande chance de termos nossa apuração on line via satélite, o que será um grande passo para as competições off road.

Nenhum comentário: