sábado, 16 de fevereiro de 2008

.:. Livro mostra a visão de um perito criminal sobre a morte de Cristo .:.

Obra também mostra novos detalhes sobre os mistérios do Santo Sudário

Seria possível determinar a causa exata da morte de Cristo? Teria sido asfixia? Ataque cardíaco?
Foto: Divulgação
Frederick Zugibe, um perito criminal norte-americano vem estudando a morte de Jesus há cerca de 30 anos. O resultado de seu trabalho se transformou no livro A Crucificação de Jesus – As conclusões surpreendentes sobre a morte de Cristo na visão de um investigador criminal. Repleto de fotos e ilustrações médicas, o autor apresenta sua análise como médico-legista.

Dividido em duas partes, na primeira, o autor apresenta hipóteses e analisa os detalhes da morte de Cristo, desde o sofrimento no Getsêmani até os últimos momentos na cruz. Para Zugibe, além da extrema violência física a que Ele foi exposto, Jesus também passou por um sofrimento mental sem comparações. Vem daí o fenômeno conhecido como hematidrose, deflagrado em casos de aflição e sofrimento extremos (Jesus suou sangue antes de ser preso).


O autor também responde a questões da época, reconstruindo historicamente os fatos. Como a flagelação romana era executada? De que planta era feita a coroa de espinhos? Qual o tipo de madeira utilizada na cruz? Jesus carregou a cruz inteira até o Calvário? Quais os efeitos físicos de se pregar as mãos e os pés?

O livro ainda aponta detalhes equivocados do polêmico filme de Mel Gibson.
Na segunda parte, o Santo Sudário é o objeto de estudo do autor. Zugibe faz interpretações da imagem estampada no tecido, investiga a altura do homem no Sudário, apresenta estudos tridimensionais e mostra porque os testes com carbono 14 que afirmam que o sudário é da Idade Média estariam errados.

SOBRE O AUTOR

Dr. Frederick T. Zugibe foi médico-legista chefe do Rockland County, Nova York, de 1969 a 2003, sendo amplamente reconhecido como um expert em patologia forense. Ele também é professor adjunto associado em Clínica e Cirurgia na Universidade de Columbia e foi presidente da Associação de Cientistas e Estudiosos para o Sudário de Turim por mais de 20 anos. É autor de diversos livros e artigos sobre a crucificação de Jesus.

A Crucificação de Jesus – 456 páginas
Autor: Dr. Frederick T. Zugibe
Lançamento: Idéia & Ação (selo Matrix Editora)
Preço: R$ 49,90

Nenhum comentário: