segunda-feira, 31 de março de 2008

.:. SALÃO DE ABRIL 65 ANOS .:.

EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM AOS 65 ANOS DO SALÃO DE ABRIL NO DRAGÃO FASHION 2008
Banco de Dados
Antônio Bandeira participou do primeiro Salão de Abril, em 1943


CONCEITO DA MOSTRA

O Salão de Abril teve início em 1943 e em 2008 comemora 65 anos. Foram mais de 250 artistas premiados em diversas categorias como pintura, escultura, desenho, fotografia, etc. Esta mostra, no evento Dragão Fashion 2008, tem como objetivo retratar o salão de Abril ao longo de todos estes anos, relembrando suas principais fases e momentos, os vários locais que sediaram o evento, as críticas e publicações que surgiram a respeito do salão, o papel da imprensa e das instituições envolvidas, a influência do Salão no panorama das artes no Ceará.

PERÍODO DA MOSTRA

31 de Março a 05 de Abril 2008 no Centro de Convenções, dentro do evento Dragão Fashion

FORMATAÇÃO DA EXPOSIÇÃO

A exposição terá um formato dinâmico, onde serão selecionadas 65 obras premiadas representando os 65 anos do Salão de Abril, e de forma intercalada, painéis interativos, textos, fotografias e instalações que possam representar os demais participantes do salão, bem como os momentos marcantes.

O espaço tem 70m de extensão linear, formando um circuito de visitação no sentido horário, onde ao centro está o espaço da Santana Têxtil do Brasil, patrocinadora do Dragão Fashion.

CURADORIA, PROJETO E MONTAGEM

Para coordenação do projeto, onde serão desenvolvidas atividades de seleção de obras, entrevistas, elaboração dos textos, pesquisa documentacional de arquivos e referências históricas temos:


Roberto Galvão, Diretor do Dragão do Mar, crítico, historiador, e artista plástico, e autor de diversos livros sobre a arte no Ceará;

Ana Waleska, da Funcet, Advogada e Artista Plástica, Prefeitura de Fortaleza, que realiza o Salão de Abril todos os anos;

Mariana Furlani, da Galeria de Arte MFAC, arquiteta e diretora da Galeria, curadora de arte, design e artesanato.

Nenhum comentário: