terça-feira, 20 de maio de 2008

.:. RIO DE JANEIRO TERÁ MAIOR MAQUETE DO MUNDO DA CIDADE DE JERUSALÉM .:.

Construída por especialistas vindos de Israel, maquete reproduz em detalhes a cidade conhecida como Capital Mundial da Fé
Fotos: Divulgação
Pessoas do mundo inteiro viajam para Jerusalém para conhecer a cidade que marcou a vida e a morte de Jesus Cristo. Conhecida como Capital Mundial da Fé, Jerusalém foi construída há mais de 3 mil anos. Suas principais construções antigas foram destruídas e hoje existem ruínas onde se edificavam templos históricos. Porém, a fé e a religião permanecem. Hoje, 20 de maio, a maior maquete já construída no mundo representando a cidade santa foi inaugurada no Rio de Janeiro, atraindo fiéis e turistas de todas as regiões.

A maquete de Jerusalém, que ficará aberta à visitação no Centro Cultural Jerusalém (CCJ) retrata a cidade, sua topografia e arquitetura, do ano de 66 d.C.. Entre o início do protótipo e sua finalização, o projeto levou cinco anos para ser concluído. De Israel, veio todo o material utilizado na maquete, além de profissionais de supervisão. Seu tamanho total soma 736,7 metros quadrados.

Mais que uma atração cultural e de entretenimento, o Centro Cultural Jerusalém oferece ao visitante oportunidade de conhecer e aprender um pouco mais sobre a história do berço da cultura judaico-cristã e patrimônio da humanidade. A maquete estará aberta para visitação diariamente, das 09h às 18h.
UMA VIAGEM NO TÚNEL DO TEMPO

Ao entrar na sala onde a maquete de Jerusalém está exposta, o visitante é convidado a uma viagem pelo túnel do tempo. Graças à cenografia do local, que inclui a aplicação de fotos 360º em todas as paredes, as pessoas se sentirão nas terras áridas e sagradas de Jerusalém. Interatividade é palavra-chave para conduzir o visitante nessa viagem.

Através de um tour virtual, pontuado por cinco totens localizados estrategicamente e com recursos audiovisuais completos, como infográficos, fotos e ilustrações, o visitante recebe uma aula de história completa sobre a Cidade Nova (Beseta), a Cidade Alta, a Cidade Baixa (antiga Cidade de Davi), e a Esplanada do Templo ou Monte do Templo.

Durante a visitação, será também possível ver a cidade de Jerusalém sendo iluminada em momentos diferentes. Sob o céu estrelado – quando as luzes das casas e templos são acesas internamente -, durante o dia e no momento do pôr-do-sol. Nas casas onde os pátios têm chafariz, a água corre, assim como nos córregos e fontes.

Além de mostrar a cidade entre seus muros – parte também retratada na maquete que existe no Hotel Holyland, em Jerusalém, um dos pontos turísticos mais visitados de Israel – a maquete em exposição no Rio de Janeiro mostra também o crescimento de Jerusalém para fora dos muros.
ALGUNS PONTOS EDIFICADOS NA MAQUETE
Palácio de Herodes – Quando Herodes mandou construir seu palácio, mandou vir de diversas partes do mundo materiais preciosos e produtos de luxo. São dois edifícios principais, rodeados por jardins, arvoredos, piscinas e fontes, protegidos por uma muralha com torre que os separava da cidade.

Foi no Palácio de Herodes que os três Reis Magos chegaram perguntado “Onde está o recém-nascido Rei dos Judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos pata adorá-lo” (Mateus 2,2).

Anfiteatro – Edifício semicircular construído por Herodes para ser centro de atrações tanto para a corte como para hóspedes estrangeiros e intelectuais.

Tanque de Siloé – Principal reservatório e única fonte permanente de abastecimento de água na cidade. Era também um espaço social, onde as pessoas se encontravam, lavavam-se e buscavam água para suas casas.

Monte do Templo – Localizado em frente ao Monte das Oliveiras, a área tem elevação artificial construída por Herodes, cercada por muro de grandes blocos de pedra. A construção do Templo teve início em 19 a.C. e contou com mais de 10 mil homens trabalhando.

Sua área aberta era conhecida como Pátio dos Gentios, onde ficavam instaladas as mesas dos comerciantes que vendiam animais e os cambistas que trocavam dinheiro.

CENTRO CULTURAL JERUSALÉM

O Centro Cultural Jerusalém estará aberto para visitação diariamente, das 9h às 18h. O ingresso para a sala da maquete custa R$10, com meia entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.

Além da maquete de Jerusalém, o CCJ pretende se tornar um espaço para abrigar outras expressões culturais, como exposições e outros eventos.

Endereço: Avenida Dom Helder Câmara, 4242, Del Castilho, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: