quinta-feira, 10 de julho de 2008

.:. CHEGA AO BRASIL A PULSEIRA DA ATITUDE .:.

Este mês, julho, será vendida nos folhetos Avon a Pulseira da Atitude, para arrecadar fundos para uma grande doação ao Unifem, destinada a projeto de divulgação da Lei Maria da Penha. A partir do dia 25 de julho, os catálogos da Avon trarão a Pulseira da Atitude, lançamento mundial da empresa, para arrecadar fundos destinados a projetos que possam contribuir para reduzir os índices de violência doméstica. No Brasil, toda a arrecadação será doada ao escritório regional Brasil/Cone Sul do Unifem (Fundo de Desenvolvimento da ONU para a Mulher). A instituição é parceira mundial da Avon e, no Brasil, irá promover uma ampla divulgação da Lei Maria da Penha, para vários públicos, inclusive para operadores da lei.

A Pulseira da Atitude foi criada pela Avon e lançada mundialmente, para a venda por meio das revendedoras autônomas. Ela foi apresentada pela Embaixadora Global da Avon, a atriz norte-americana Reese Witherspoon, durante a segunda edição do Global Summit for a Better Tomorrow (Encontro Anual por um Amanhã Melhor), em Nova York, no mês de março. A iniciativa trará luz ao diálogo sobre ferramentas e recursos necessários para fortalecer as mulheres do mundo inteiro.

A pulseira traz o símbolo do infinito em metal prateado. Ele simboliza o futuro sem limitações para as mulheres, que merecem estarem seguras, autônomas, saudáveis, para buscar seus sonhos e transformá-los em realidade. “Nossa maior causa é contribuir para que essas condições estejam presentes, e a mulher possa se desenvolver em todos os seus papéis”, diz Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.

No Brasil, a pulseira custará R$ 5 e todo o lucro líquido, no valor de R$ 4,05, será inteiramente revertido para o escritório regional do Unifem Brasil/Cone Sul, que usará o recurso em ações voltadas para um projeto de divulgação da Lei Maria da Penha, criada em 2006 para combater a violência doméstica contra a mulher.

Nem a Avon nem a revendedora terá lucro com esta venda. A empresa assumiu todos os gastos com a distribuição e divulgação da pulseira. Além disso, doará mais R$ 4,05 por pulseira vendida, até um total de R$ 500 mil.

AVON ABRAÇA A CAUSA DO FIM DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A venda da Pulseira da Atitude é mais uma das ações que compõem a campanha Fale sem Medo – não à violência doméstica. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a necessidade do respeito à integridade física e psicológica da mulher, especialmente no ambiente familiar, para o desenvolvimento dela e de toda a sociedade.

Os esforços da iniciativa do Brasil somam-se à campanha mundial da Avon, Speak Out against Domestic Violence, que existe desde 2004 e já investiu, por meio da Avon Foundation, mais de US$ 6 milhões em ações com o objetivo de reduzir os índices de violência contra a mulher, em várias partes do mundo. No Brasil, a campanha é coordenada pelo Instituto Avon, organização não governamental que, desde 2003, vem trabalhando por causas relacionadas à saúde e bem estar da mulher.

Um círculo de violência que pode acabar – De acordo com estimativa da Anistia Internacional e da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada três mulheres já sofreu violência, que é a maior causa de morte em mulheres de 16 a 44 anos. Calcula-se que 70% dessa violência vêm ocorrendo dentro do ambiente familiar. O mais grave é que cerca de 60% dessas mulheres sentem medo, constrangimento, e por isso sofrem caladas, sem tomar qualquer tipo de atitude para sair do círculo da violência.

Dados e pesquisas mostram que a violência doméstica é de fato um problema complexo, de dimensões muito amplas, envolvendo pessoas de todas as regiões, profissões e classes sociais. Mas indicam também que ele pode ser contido, por meio de mudanças comportamentais, muita informação, conscientização e aplicação de leis criadas especialmente para este fim.

Por isso, inicialmente, a campanha Fale sem Medo terá como foco a sensibilização de 1,2 milhões de revendedoras (es) autônomas (os) de produtos Avon e mais de seis mil funcionários da empresa no Brasil, para o conhecimento do problema e disseminação de informações. Além disso, eles serão orientados a divulgar amplamente o telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher, serviço criado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, que atende ligações de todo o Brasil e auxilia a mulher a buscar apoio em organizações públicas e privadas que prestam atendimento.

Como empresa voltada para a mulher, temos consciência de como é importante trabalhar para acabar com este tipo de violência, assim como sabemos que se trata de um problema delicado, que precisa ser enfrentado por vários setores da sociedade, como uma questão de respeito aos direitos humanos”, ressalta Luis Felipe Miranda, presidente da Avon Brasil.

Com a campanha Fale sem Medo, a Avon traz a causa para um novo nível: o do debate, colocando luz num problema que é de toda a sociedade”, destaca Lírio Cipriani, diretor executivo do Instituto Avon. “Nossa intenção é apoiar ações que envolvam homens, mulheres e jovens nessa discussão, pois assim colaboramos para que a mudança aconteça de fato”.

A SÉRIE DE VÍDEOS FALE SEM MEDO

Uma das mais importantes ações da campanha será a exibição de vídeos nos Encontros de Negócios, reuniões de venda realizadas periodicamente com as (os) revendedoras (es) autônomas (os). A série conta com cinco títulos, nos quais o problema da violência doméstica é apresentado de forma madura e consciente, sem apontar vítimas ou algozes, mas propondo a busca de saídas. Demonstração de estatísticas, casos reais e depoimentos de especialistas enfatizam que é possível modificar o cenário com grandes ações legais e sociais, mas também com um novo olhar para comportamentos sociais que ferem os direitos humanos.

Nenhum comentário: