sexta-feira, 15 de agosto de 2008

.:. CAMELO DA ULBRA VIRA AUTOMÓVEL PUNTO .:.

Fiat premia Universidade pelo desempenho em São Paulo


Mais uma vez a equipe do Laboratório de Engenharia Automotiva da ULBRA é reconhecida por sua pesquisa em economia energética. A FIAT doou ao campus Canoas nessa semana um automóvel Punto como premiação pela conquista da Maratona de Eficiência Energética, realizada em São Paulo no ano passado. O automóvel vai se juntar ao Chevrolet Prisma (foto) recebido pela vitória em 2006 e também será utilizado para as aulas da graduação.

São dois troféus que qualquer universidade gostaria de receber. O Prisma já é utilizado nas pesquisas do laboratório e o Punto deverá servir ao projeto Avus, primeiro protótipo de veículo de passeio desenvolvido por uma universidade. “O Punto é um carro top de linha que será importante para o estudo e pesquisa de nossos alunos de Engenharia Automotiva”, comenta o coordenador do Laboratório, Luiz Carlos Gertz. A idéia é utilizar peças do automóvel no desenvolvimento do “carro made in ULBRA”.

A conquista dos dois veículos é conseqüência do desempenho dos protótipos de eficiência energética, carinhosamente apelidados de Camelos, nas competições nacionais de 2006 e 2007. Nas duas ocasiões, a ULBRA faturou o primeiro lugar, desbancando tradicionais Universidades de diversos Estados. “Conquistar esses prêmios é legal, no entanto já nos consideramos vitoriosos no momento em que esses carrinhos saem daqui para São Paulo, pois temos certeza de que as pesquisas foram bem executadas”, afirma Gertz.

Nenhum comentário: