segunda-feira, 11 de agosto de 2008

.:. I CICLO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS EM ANTROPOLOGIA E IMAGEM .:.

O QUE É

O I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem, promovido pelo Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI) da Universidade Federal do Ceará (UFC), acontece de 26 a 29 de agosto de 2008, em Fortaleza (CE). O Theatro José de Alencar (TJA) é o espaço de realização do evento, que objetiva congregar pesquisadores de várias regiões do Brasil para discutir a importância da narrativa visual e suas potencialidades. O intuito é provocar o encontro de diferentes linhas de pensamento em torno de um tema comum: a Imagem, proporcionando uma reflexão na contemporaneidade das diversas formas com que se comunica, diariamente, na arte, publicidade ou na antropologia.

Do ponto de vista da cultura e averiguações acerca das expressões visuais, o evento é uma oportunidade rara ao congregar, num só lugar, diferentes saberes em torno de tema especifico. Durante quatro dias de encontros com pesquisadores, que versarão sobre suas pesquisas e reflexões em torno da imagem, também acontecem, paralelamente, experimentações de imagens e sons; exposições de fotografias, filmes, clipes, instalações, entre outras performances e congregações.

PORQUÊ

O ano de 2008 brinda os 100 anos do início da construção do Theatro José de Alencar e os 40 anos de existência do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará (UFC). Partindo da importância desses marcos históricos, o LAI do Ceará em parceria com o Núcleo de Produções Culturais, propõe o I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem (CIDAI) como convite à discussividade sobre Imagem, onde palestrantes e produtores de imagem do Ceará e do Brasil exporão e discutirão suas produções na fotografia, no vídeo ou em experimentos imagéticos, ante prévias inscrições.

Durante o evento realizaremos ainda uma homenagem aos grandes nomes da fotografia cearense, através de mostra coletânea da narrativa fotográfica desses artistas sobre Fortaleza. Será lançada também uma publicação contendo a pesquisa de campo feita no município de Almofala (CE), na década de 60, pelo antropólogo Luis de Gonzaga Chaves, um dos fundadores do Departamento de Ciências Sociais da UFC.

O I Ciclo Internacional de Diálogos em Antropologia e Imagem é uma iniciativa importante para a reflexão em torno da imagem proporcionando um intenso fluxo de informações e fortalecendo o capital cultural dos interessados no campo da imagem. Fortaleza apresenta uma produção relevante no âmbito da fotografia com nomes consagrados de projeção internacional. Apesar da relevância imagética, na carência de encontros para debater e refletir em torno do que é produzido, este projeto se apresenta para unir diferentes falas sobre um tema comum e uma produção teórica comprometida com a polissemia da arte.

I CICLO INTERNACIONAL DE DIÁLOGOS EM ANTROPOLOGIA E IMAGEM

Theatro José de Alencar, de 26 a 29 de agosto de 2008

PÚBLICO ALVO: Produtores, cineastas, videomakers, fotógrafos, estudantes, pesquisadores e interessados no campo das ciências humanas / antropologia / arte e imagem.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Universidade Federal do Ceará, Sala do Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI) - Av. da Universidade, 2995 - 1° andar – BENFICA – Fortaleza/CE

Fone: 85 33667422 - www.lai.ufc.br / lai.antropologiaeimagem@gmail.com

Nenhum comentário: