quarta-feira, 13 de agosto de 2008

.:. Pesquisa Provar/FIA e Felisoni & Associados aponta perfil e comportamento de compra dos consumidores de vestuário, calçados e acessórios .:.

Dados apurados indicam que 37% e 39,1% dos entrevistados compram uma vez a cada três meses produtos de vestuário e calçados, respectivamente

O Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni & Associados, anuncia dados do mais recente estudo sobre bens de consumo: Pesquisa Vestuário, Calçados e Acessórios. A apuração aponta o perfil e o comportamento de compra do consumidor dos produtos desses segmentos.

O levantamento contou com a participação de mais de 500 entrevistados, distribuídos por 15 bairros da cidade de São Paulo, sendo que 58,9% são mulheres, 76% têm idade até 39 anos e 49% são solteiros. Outras características de destaque da amostra são que 54,9% dos respondentes têm ensino superior completo e 77,1% possuem renda familiar de até oito salários mínimos.

Foram analisados desde hábitos de compra, fatores relevantes para escolha do local de compra e preferido para adquirir os produtos, até promoções e forma de pagamentos preferidos.

O estudo aponta que o comprador de vestuário e calçados, 37% e 39,1%, respectivamente, afirma adquirir uma vez a cada três meses produtos desses segmentos, gastando em média R$ 282,88 e R$ 205,24. Já entre os consumidores de acessórios, 28,1% compram um item por mês, cerca de R$ 73,42.

Em relação à localização dos pontos-de-venda, 61,7% das pessoas preferem lojas próximas ao trabalho; e 64,4% fazem suas compras em comércios de rua, enquanto que os Shoppings Centers são responsáveis por 35,2% do fluxo. E para 38,2% dos clientes a melhor opção é fazer compras aos finais de semana.

Consumidores que preferem fazer suas compras sozinhos são 53% e, daqueles que optam por uma companhia, 45,2% citaram o marido, esposa, companheiro ou namorado.

A Pesquisa Vestuário, Calçados e Acessórios também analisou os fatores apontados pelos clientes na hora da escolha da loja. Somente 14,6% levam em conta a qualidade dos produtos e 31,6% avaliam a variedade dos produtos.

O estudo ainda indica o comportamento do consumidor para outras situações relacionadas ao consumo de vestuário, calçados e acessórios. Veja quadros abaixo:

Sempre gasto mais do que o planejado

Se a loja onde compro está com promoções,
sempre compro alguma coisa

Se posso parcelar as compras, acabo gastando mais

Se sou mal atendido (a), saio da loja sem comprar

Se o vendedor fica muito próximo, saio da loja


SOBRE O PROVAR:

Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (FIA) foi criado em 1992 com o objetivo de promover pesquisas e oferecer treinamento para o setor, que é um dos maiores do terciário da economia brasileira e grande empregador da mão-de-obra.

O propósito do programa é manter uma estreita parceria entre acadêmicos e executivos de organizações ligadas direta ou indiretamente ao varejo, à distribuição, aos serviços e ao mercado de consumo. O programa também tem por objetivo promover pesquisas, estudos, publicação, consultoria e treinamento para o setor de varejo de bens e serviços.

Consolidado como o maior centro acadêmico de investigação nas áreas do varejo e mercado de consumo do Brasil, o Provar envolve a participaç&at ilde; o regular de mais de cinqüenta professores, vinte pesquisadores em caráter permanente, além de alunos do mestrado e doutorado da FEA/USP.

Sob sua supervisão já foram realizados mais de 5 mil horas por ano de programas de treinamento, bem como projetos de consultoria e educação no Brasil e na América Latina (México, Chile e Argentina), tendo registrado em 2005 o treinamento de mais de três mil profissionais.

SOBRE A FELISONI & ASSOCIADOS:

A Felisoni & Associados é uma empresa que oferece cursos, consultoria e pesquisas voltados para o atendimento das necessidades das organizações que têm interesses próximos ao mercado de consumo de bens e serviços. Contando com vasta experiência nas diversas áreas relacionadas à distribuição e ao mercado de consumo, a Felisoni & Associados oferece um amplo conjunto de soluções aplicadas à gestão das organizações.

A experiência da Felisoni & Associados vem sendo construída pela intensa atividade de pesquisa de seus profissionais, que associam a sólida formação acadêmica com a ação prática, orientada à identificação e à solução de problemas das organizações mais estreitamente relacionada s à dinâmica do mercado de consumo.

SOBRE A FIA:

Eleita em 2007, pelo terceiro ano consecutivo, a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do país, possui 28 anos de atuação no setor.

A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: consultoria, pesquisa e educação, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.

A FIA, também eleita entre as 11 melhores da América Latina pela revista America Economia, oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado.

São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedori smo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 52 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times.

O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 52 no ranking elaborado pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 4º melhor do mundo.

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