domingo, 21 de setembro de 2008

.:. LANÇAMENTO DO LIVRO O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SÃO PAULO .:.

Ontem aconteceu o coquetel de lançamento do livro O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, da Editora Contexto. O autor Maurício Silva é professor de Literatura Brasileira e coordenador da pós-graduação na Universidade Nove de Julho, em São Paulo; tem doutorado e pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo; é pesquisador do Instituto de Pesquisas Lingüísticas Sedes Sapientiae para Estudos de Português (PUC-SP); autor de diversos livros e artigos acadêmicos.
Quem chega e quem sai; os que ficam e os que vão embora: os acentos, hífens e tremas que estão na mira do Acordo Ortográfico. Um guia para entender como ficará a língua portuguesa com a unificação ortográfica

Pára-choque ou parachoque? Microondas ou micro-ondas? Enjôo ou enjoo? Lingüiça ou linguiça? “Detalhes” como tremas, hífens e acentos fazem parte da polêmica unificação gramatical.

Para entender o que muda e o que fica, a Editora Contexto lança o livro O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, escrito pelo professor Maurício Silva, especialista em ortografia e doutor pela USP.

O português do Brasil, com suas variantes regionais, é bem mais vocálico do que o de Portugal, mais consonantal. Nós achamos que eles “engolem” letras. Eles acham que nós falamos “descansadinho”. Mas, se não chegamos a um consenso sobre a forma de falar, seria possível ao menos um acordo sobre como escrever? É esse o objetivo do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Maurício Silva trata da gênese, do desdobramento e do alcance do novo Acordo e faz uma breve explanação acerca do processo de consolidação da ortografia da língua, que se reporta diretamente à especificidade da escrita diante da fala.

O primeiro capítulo enfoca, sob a perspectiva histórica, as infindáveis relações entre a ortografia e a língua portuguesa. Já o segundo, discute o atual estágio da questão ortográfica, tanto em Portugal quanto no Brasil, procurando observar os principais eventos diretamente relacionados ao novo Acordo.

O terceiro capítulo detalha as alterações – na prática – do Acordo. Para facilitar o entendimento, essa parte traz sempre os vocábulos de como era antes e como ficará a partir da unificação. O livro reproduz, ainda, as novas regras, integrais, no último capítulo.
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa é um guia didático, com linguagem acessível, indispensável a todos que usam a escrita no dia-a-dia, desde estudantes, jornalistas, professores e secretárias até advogados.

SERVIÇO
Livro: O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Autor: Maurício Silva
Formato: 14 x 21 cm; 96 páginas
Preço: R$ 19,90

Nenhum comentário: