segunda-feira, 10 de novembro de 2008

.:. PANETONE DIFERENTE .:.

Neste Natal, a dica de Sergio Arno é inovar com uma receita especial feita com o clássico da comemoração: Panetone
Apesar da incerteza quanto à verdadeira origem do panetone, a histórica receita italiana de um pão recheado de frutas faz parte da tradição natalina em diversos países no mundo todo.

E no Brasil não é diferente. Há anos o panetone incorpora as ceias brasileiras, mas sempre com aquele toque peculiar: seja com recheios variados, que vão além das frutas cristalizadas, seja com combinações caprichadas como coberturas e sorvetes.

Pensando no paladar apurado dos brasileiros, o chef Sergio Arno criou para sua rede de restaurantes italianos La Pasta Gialla uma sobremesa especial para as comemorações natalinas: Tiramissú de Panetone.

A partir de dezembro os restaurantes da rede terão no cardápio o típico bolo italiano, recheado com camadas de creme a base de queijo mascarpone.
Confira abaixo a receita para preparo caseiro.

TIRAMISSÚ DE PANETONE

Ingredientes
5 ovos (somente a clara)
2 e ½ (copo americano) creme de leite
400g queijo Mascarpone
3 colheres (sopa) açúcar
150g chocolate meio amargo em raspas
½ Panetone
Ingredientes da calda para o Panetone
5 xícaras (café) café expresso
1 colher (sopa) Rum
3 colheres (sopa) Licor da café
Modo de preparo
Bata as claras em neve até formar picos duros, junte o açúcar e bata por 3 minutos. Reserve
Bata o creme de leite até obter consistência firme, junte o mascarpone e mexa, somente para emulsionar. Junte à mistura de claras e mexa delicadamente.
Montagem do prato
Envolva uma forma inglesa em saco plástico e comece a montar camadas.
Comece com uma camada de creme e espalhe as raspas de chocolate.
Corte o panetone em fatias, molhe-as na calda e arrume sobre o chocolate, raspas e o creme de mascarpone.
Repita a operação a cada camada.
No total são quatro camadas de creme e três camadas de panetone.
Validade: três dias. Conservação: 4ºC a 8ºC.

LA PASTA GIALLA

Em sete anos, o La Pasta Gialla possui 13 restaurantes pelo Brasil. São nove unidades em São Paulo (Jardins, Moema, Itaim, Morumbi Shopping, Shopping Jardim Sul, Shopping Tamboré, Shopping Plaza Sul, Tatuapé e Campinas), outras em Pernambuco, Maceió, Paraná e Rio de Janeiro, todas com ambiente casual e descontraído.

Em breve, mais três unidades farão parte da rede de franquias: Belo Horizonte, Curitiba e Continental Shopping em São Paulo. A rede é titular de prêmios como o de "Melhor Restaurante de Cozinha Rápida", pela Revista Veja São Paulo no ano de 2002, "Melhor Cantina da Cidade de São Paulo" por dois anos consecutivos, 2003 e 2004 na Revista Gula, além do prêmio "Melhor dos Melhores Gula 2005" e "Melhor Cantina Italian a Gula 2007 e 2008".

SERGIO ARNO

O renomado chef de cozinha é proprietário de restaurantes como: La Vecchia Cucina,, Alimentari, Boteco da Pizza, Duets e 33. Sergio Arno que foi nomeado como “Melhor Chef de Cozinha Italiana da América Latina” pela Costigliole d'Asti na Itália, atualmente investe no ramo agropecuário.
A Agropecus é marca criada por Sergio e seus sócios com o intuito de comercializar a carne de cabrito para o seu público final.
O chef e empresário é autor de diversos livros, entre eles: “A cozinha do amor e da paixão”.
www.sergioarno.com.br

Nenhum comentário: