sábado, 6 de junho de 2009

.:. “ZONA DE TRANSIÇÃO” .:.

O “ZONA DE TRANSIÇÃO - Encontro Internacional de Artes Cênicas” acontece de 17 a 26 de junho, no Theatro José de Alencar. O projeto do TJA Internacional segue os festejos dos 100 anos do início da construção do Theatro José de Alencar em 1908, e enseja os 99 anos de existência da casa no dia 17 de junho, sendo ainda presságio para o centenário da casa em 2010

Los Coderos se apresenta, com a "Crônica de José Agarrotado (menudo hijo da puta)", no palco principal cujo tema versa sobre a dificuldade de comunicação entre as pessoas

O “ZONA DE TRANSIÇÃO - Encontro Internacional de Artes Cênicas” acontece de 17 a 26 de junho, no Theatro José de Alencar. O projeto do TJA Internacional segue os festejos dos 100 anos do início da construção do Theatro José de Alencar em 1908, e enseja os 99 anos de existência da casa no dia 17 de junho, sendo ainda presságio para o centenário da casa em 2010.

O evento acontece no mesmo formato dos encontros anteriores já realizados no TJA, como “O Riso da Cena”, em outubro de 2008; o seminário “A técnica como uma questão estética”, em dezembro de 2008, e o projeto CumpliCidades, em fevereiro de 2009.

O “ZONA DE TRANSIÇÃO” tem foco nas atividades de formação, encontro artísticos de solistas e coletivos do Ceará (Fortaleza e interior) com representantes de outros estados do Ceará e do exterior, que também ministrarão oficinas no TJA.

São variadas atrações em diversos gêneros, vindos do interior do Ceará e da capital, de outros estados brasileiros e países como a França, Itália, Argentina, Chile e Espanha.

A oportunidade de ver talentos, interagir aprendizados e saberes, com artistas como o do premiado grupo cearense Bagaceira de Teatro Espetáculo, que além de demonstração de técnicas também vai apresentar no dia 19 de junho, às 20h no palco principal o delicado e poético espetáculo "O Realejo", uma história de amor contada através da magia do realejo.

Também na vasta pauta, o grupo espanhol Los Coderos, que ofertará oficina de teatro físico também vai dar uma mostra do seu trabalho no dia 23, às 20h no palco principal com a montagem "Crônica de José Agarrotado (menudo hijo da puta)", espetáculo que gira em torno de um tema cada dia mais próximo e assustador: a dificuldade de comunicação entre as pessoas.

Serão dois intérpretes - também autores e criadores do grupo -, que desenvolvem ao longo da peça uma sucessão agitada, rítmica e enérgica de desencontros, com algumas aproximações fugazes. Há ternura e humor nos jogos cênicos propostos pelos atores David Climent e Pablo Molinero.

O Encontro Internacional de Artes Cênicas, além de marcar os 99 anos do TJA, faz um circuito prévio também pelos teatros-monumentos do Icó (Teatro da Ribeira dos Icós, inaugurado em 1860) entre 13 e 14 de junho, tendo antes, nos dias 6 e 7 de junho de 2009 pouso em Sobral (Teatro São João, inaugurado em 1880), que celebrarão em 2010, respectivamente 150 anos (Icó), 130 anos (Sobral), junto aos 100 anos do TJA (em 17 de junho do ano que vem).

Nenhum comentário: