quinta-feira, 3 de setembro de 2009

.:. JAGUAR XKR: UM CARRO DE CORRIDA FEITO PARA AS RUAS .:.

Versão R do superesportivo XK vem com motor de 510 cavalos e é o mais rápido automóvel já produzido pela marca britânica
Uma verdadeira máquina corredora
Um painel bonito e de fácil leitura
Rodas de 19 polegadas e motor 5.0 V8 com 510 cavalos

Um carro rápido. Essa é a melhor e mais simples definição já feita para o Jaguar XKR, versão mais potente e esportiva da linha de cupês e conversíveis XK. Porém, quando se trata de um Jaguar, simplicidade não é o termo mais apropriado.

O modelo traz em seu nome a letra “R”, do inglês Racing, uma amostra do que o veículo é capaz. Domar o novíssimo motor 5.0 V8 Supercharged de 510 cavalos que se esconde debaixo do capô pode ser considerado uma experiência única, digna de um verdadeiro piloto profissional.

Sir William Lyons — fundador da Jaguar e homem que desenvolveu, em 1948, o XK 120, primeiro carro da linha de superesportivos da marca — dificilmente poderia imaginar que, mais de 60 anos depois, sua empresa produziria um carro com tamanho grau de desempenho e qualidade.

O XKR prima pelo desempenho e pela segurança. A carroceria, única no mercado a ser inteiramente produzida em alumínio, além de proporcionar uma estrutura mais rígida do que seus antecessores, dá ao veículo o peso de 1.753 kg.

DESEMPENHO
O novíssimo propulsor do Jaguar XKR é o mais potente já produzido pela marca britânica para carros de passeio. Seu motor V8 de 5.0 litros com tecnologia Supercharged de quatro válvulas por cilindro faz o modelo desenvolver de 510 cavalos, 110 cavalos a mais do que seu antecessor.

Essa força empurra uma carroceria extremamente leve, o que proporciona uma admirável relação peso x potência. O veículo chega da imobilidade aos 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade final (eletronicamente limitada) de 250 km/h.

O XKR é equipado com transmissão seqüencial de seis velocidades e opção para a troca por meio de comandos borboleta dispostos na parte de trás do volante, o que proporciona respostas rápidas além de uma condução extremamente esportiva.

SEGURANÇA
Para segurar tamanha potência, o modelo possui freios a disco da marca Brembo, muito parecidos com os utilizados em carros de competição. Seus largos discos proporcionam uma menor distância até que o veículo estacione completamente.

O novo sistema de freios é composto por quatro canais ABS, distribuição eletrônica de frenagem e freio hidráulico auxiliar, que proporciona maior pressão nos discos em caso de parada brusca.

Diferentemente dos sistemas ABS digitais existentes em outros veículos, os freios do XKR podem variar a pressão de frenagem de acordo com o pneu.

O modelo também é dotado de outros itens de segurança, como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de tração, além do sistema exclusivo de impacto com pedestres que, em caso de atropelamento, protege tanto os ocupantes do veículo quanto a pessoa atropelada.

Este sistema é baseado em sensores que identificam um impacto iminente e eleva em alguns centímetros a tampa do capô do veículo, o que cria uma zona de absorção de choque para as vítimas. O acessório foi premiado durante o Simpósio Mundial de Segurança no Tráfego, em Nova York, em 2008.

Também merece destaque a carroceria produzida inteiramente em alumínio, que faz do XKR um carro extremamente rígido e seguro em caso de acidentes.

DESIGN E CONFORTO
O uso de belas e arrojadas linhas aerodinâmicas, vinculadas a um estilo clean tanto por dentro quanto por fora, deixa o XKR com aparência altamente agressiva e moderna.

O modelo possui atributos ainda mais esportivos do que seus antecessores, como grandes entradas de ar na tampa do motor, grade frontal cromada com desenho diferenciado, parachoques exclusivos e rodas de liga leve.

Internamente, pode-se observar o logo da linha R presente nos encostos dos bancos e no volante.

O veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com display em alta resolução e tecnologia Touchscreen, que mostra ao motorista informações vitais como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura, esta última individual aos ocupantes.

Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo ao se aproximar e dar a partida ao pressionar apenas um botão no console central.

A tradicional alavanca do freio de estacionamento foi substituída por um botão que aciona o sistema eletronicamente. Sem dúvida, uma forma criativa de melhorar o espaço interno e facilitar a vida do motorista.

A versão conversível possui sistema elétrico de armação e recolhimento da capota (tudo ao toque de um botão) bastante ágil, em que menos de 10 segundos são suficientes para se armar ou retrair o teto do modelo.

FICHA TÉCNICA

CHASSIS
Carroceria em alumínio

MOTOR
Capacidade Cúbica (L): 5.0Cilindros: 8 em V com compressor Supercharged Número de Válvulas por Cilindro: 4 (32)
Cilindrada: 5.000 cm³
Torque: 625 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm;
Potência Máxima: 510 cv
Transmissão: Autom/Mec de 6 velocidadesTipo de Tração: Traseira
Tecnologia Supercharged, à gasolina
Freios
Marca Brembo, a disco ventilados

PERFORMANCE
Aceleração de 0 a 100 Km/h: 4.8 segundosVelocidade Máxima (Km/h): 250 (Limitada Eletronicamente)
DIMENSÃO
Comprimento (mm): 4794Largura (mm): 1892Altura (mm): 1322 (1329 conversível)Distância entre eixos (mm): 2752
Peso: 1.753 kg. (1800 conversível)

RODAS E PNEUS
Tipo de Roda: Liga LeveDimensões da Roda: 19” x 8,5” Tamanho do Pneu: Dianteiro 245/40 19”Traseiro: 275/35 19”

PORTA-MALAS
Volume do Porta-Malas: 220 lt
ITENS DE SÉRIE
Carroceria em Alumínio
Suspensão Ativa - CATS
Airbag para Pedestres
Faróis Bi-Xenon com Sistema de Direcionamento e Lavadores
DSC – Controle Dinâmico de Estabilidade
Coluna de Direção com Ajuste Elétrico
Conexão Bluetooth para Celular
Tela de Navegação com Touch Screen
Chave Modelo Cartão
Acionamento do Motor Através de Botão
Garantia: 3 anos

SOBRE A JAGUAR
A Jaguar é a marca britânica ícone em carros de luxo e esportivos em todo o mundo. Sua representação na América Latina e Caribe possui sede em São Paulo, de onde realiza suas operações para Brasil e sete países na América Latina e Caribe, por meio do Escritório Regional. A Perspectiva é a agência oficial de comunicação para a marca em toda a região.

A marca oferece a seus clientes diferentes modelos: XK, XJ e X-Type, somados a versões especiais de edições limitadas. O Jaguar XF, lançado em 2008, estabelece uma nova era para a empresa. Saiba mais em
http://www.jaguar.co.uk/.

Nenhum comentário: