sexta-feira, 4 de setembro de 2009

.:. TRATAMENTO HOMEOPÁTICO DA TPM EM DESTAQUE NO CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE HOMEOPATIA .:.

A antiga tensão pré-menstrual (TPM) passou a ser chamada de síndrome pré-menstrual (SPM), pois em sua totalidade engloba um conjunto de 150 sintomas clínicos, além da própria tensão. Surge durante a segunda fase do ciclo da menstruação e faz parte de um grupo maior de alterações denominadas moléstias peri-menstruais.
Sua patogênese está relacionada a desequilíbrios hormonais no Eixo Hipotálamo-Hipofisário (EHH), o que a torna um exemplo típico de patologias que comprovam as teorias homeopáticas tradicionais. Pode se considerar o melhor modelo para conhecer como e onde agem os medicamentos homeopáticos na mulher.

Diversos trabalhos mostram que a intervenção homeopática equilibra essa disfunção com eficácia aproximada de 80%. Trata-se, portanto, de uma das síndromes com melhores respostas ao tratamento da especialidade.

Por sua importância e para demonstrar que a TPM atesta de forma clara a função da homeopatia como aliada de tratamentos clínicos, o tema será destaque na programação do Congresso da Associação Paulista de Homeopatia 2009 – Clínica, Ciência e Arte, organizado pela Associação Paulista de Homeopatia (APH), de 24 a 27 de setembro de 2009.

“Importante salientar que nosso enfoque será sobre a abordagem clínica homeopática, com apresentação de variados casos clínicos. Nosso intuito é propiciar, de uma forma abrangente e clara, ferramentas para os congressistas se reciclarem sobre o que há de mais relevante na homeopatia”, destaca Rubens Dolce Filho, presidente da APH.

No evento, renomados especialistas nacionais e uma participação internacional debaterão as diferentes abordagens e experiências clínicas homeopáticas. A idéia é disseminar conhecimentos atualizados para a qualificação da prática médica e da assistência aos cidadãos.

“Sabemos que a medicina convencional não definiu ainda a causa real da TPM, enquanto que a homeopatia por considerar a totalidade dos diversos aspectos femininos pode entendê-la. Ao utilizar uma abordagem feminológica baseada nos princípios homeopáticos, ou seja, ver a mulher como um todo e, principalmente, sua feminilidade, transcendemos o convencional e aumentamos o crédito de nossa especialidade com o público feminino. Aliás, esse tipo de visão deveria se estender às demais patologias da mulher”, defende dr. Eliezer Berenstein, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) e em Homeopatia pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Em sua participação no Congresso da Associação Paulista de Homeopatia 2009, dr. Eliezer abordará a síndrome pré-menstrual como um modelo típico de situação humana que permite entender o mecanismo de funcionamento do tratamento homeopático, muitas vezes com maior eficácia do que os comuns.


Serviço:

Congresso da associação Paulista de Homeopatia 2009 – Clínica, Ciência e Arte
Data: De 24 a 27 de setembro de 2009
Local: Vacance Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 1.374 – Águas de Lindóia - SP
Informações e inscrições: (11) 5543-4142 / 5092-5643
www.aph.org.br/congresso2009 aph@relations.com.br

Nenhum comentário: