domingo, 18 de outubro de 2009

.:. COPA PEUGEOT: NO PARANÁ, DUPLAS DE CASA FAZEM A FESTA NO RALLY DE VELOCIDADE .:.

Luccas Arnone / Gabriel Morales, na 206 Light, e Marcos Marcola / Sérgio Pereira, na 206 Máster, ficaram com a vitória na sétima etapa da competição, a mais longa da temporada 2009, com 136,8 quilômetros cronometrados Numa das regiões mais pródigas e tradicionais do rali de velocidade no Brasil, as duplas de casa fizeram valer o conhecimento prévio das especiais e conseguiram bons resultados na disputa da sétima e penúltima etapa da Copa Peugeot – Rally de Velocidade, ocorrida nos dias 17 e 18 de outubro, entre os municípios de Campina Grande do Sul e Quatro Barras (área metropolitana de Curitiba/PR).
Na categoria 206 Light, Luccas Arnone (PR) e Gabriel Morales (DF) não deram chances a Júnior Siqueira (SP) e Gérson Lange (SC), seus concorrentes mais próximos. “Fizemos a lição de casa. Vencemos as oito especiais e somamos pontos importantes para o campeonato”, disse o piloto, que abriu ótima vantagem em busca do título.

Com essa performance, a dupla agora passa a focar ainda mais na conquista do prêmio máximo da temporada 2009, um 207 de Rally zero quilômetro, em disputa entre os competidores das três categorias. Considerados os descartes, Arnone e Morales estão empatados com os também paranaenses Marcos Tokarski e Kana Ribeiro, campeões por antecipação da 206 Máster.

“Esperávamos vencer em casa, mas o combustível adulterado utilizado no sábado tirou muita potência do nosso carro, comprometendo a prova”, contou Tokarski, sem disfarçar sua frustração. O sentimento do piloto foi minimizado pela recuperação no domingo, que deu a dupla a segunda posição na etapa, atrás de Marcos Marcola e Sérgio Pereira.

O piloto vencedor estava especialmente feliz pelo resultado. “Fiquei dois anos parado. Após fazer três provas nessa temporada na Copa Peugeot para pegar ritmo, vencer em casa teve um gosto muito diferente”, comentou. “Com a organização que encontramos aqui, devemos prosseguir na competição em 2010”, adiantou.

Se na 206 Light o campeonato está encaminhado e na 206 Máster os campeões já são conhecidos, a 207 Super deixou para a última etapa (em novembro, no Rio Grande do Sul) a decisão sobre o título.

No decorrer da prova, os então líderes da categoria Fábio Dall’Agnol (RS) e Marcelo Dalmut (RS) tiveram problemas domingo com a quebra da barra de direção de seu carro, e não completaram a prova. Assim, a disputa ficou polarizada entre Rafael Túlio (PR) / César Valandro (PR) e Bernardo Koller (RS) / Marco Marini (RS).

Especialistas nas estradas da região, a dupla paranaense começou muito bem, abrindo boa vantagem na liderança da etapa, quando rodaram numa curva. O erro custou o primeiro lugar na prova, mas o esforço de Túlio e Valandro não foi em vão. Com os pontos conquistados, alcançaram a liderança na classificação geral na 207 Super, apenas um ponto à frente de Koller e Marini.

A grande disputa demonstra o equilíbrio da categoria. “Agora vamos para o tudo ou nada”, disse Koller, vencedor no Paraná. “Teremos de arriscar mais, mas é a única maneira de tentar vencer a competição, em função da grande competitividade das duplas. O importante é não errar”.

A prova no Paraná contou ainda com duas participações de destaque. Uma delas foi do piloto Paulo Lemos, uma das lendas do rali nacional. Sem correr desde 2007, o piloto mostrou que não perdeu a mão ao conquistar o segundo lugar na 206 Máster. “Aceitei o convite do Rafael Túlio e quis prestigiar a prova”. Túlio rasgou o colega de elogios: “Devo quase tudo que sei ao Lemos. Foi ele quem me inspirou a correr”.

O outro competidor foi Maurício das Neves, campeão em inúmeras disputas no cross country nacional, inclusive do Rally dos Sertões. Experiente em veículos 4x4 mostrou sua habilidade também no 4x2, ao ficar, entre as 22 duplas participantes, na terceira colocação.

A sétima e penúltima etapa da Copa Peugeot foi a mais longa da temporada 2009, com 136,8 quilômetros trechos cronometrados.

Sábado (17/10/09) – 68,4 km de prova

207 Super: correndo em casa, Rafael Túlio e César Valandro ditavam o ritmo da prova até a especial 3, quando rodaram e perderam tempo importante para colocar o carro novamente na pista. O erro abriu caminho para os gaúchos Bernardo Koller e Marco Marini chegarem à frente, seguidos pelos líderes da categoria Fábio Dall’Agnol (RS) e Marcelo Dalmut (RS).

206 Máster: Luís Stédile (RS) e Gilson Rocha (PR) mantiveram a boa performance demonstrada no retorno à Copa Peugeot, no meio da temporada, e venceram três das quatro especiais do dia. Os paranaenses Marcos Marcola e Sérgio Pereira surpreenderam com a segunda posição, deixando os campeões antecipados Marcos Tokarski (PR) e Kana Ribeiro (PR) para trás, com problemas de combustível adulterado.
206 Light: Com a disputa polarizada, Luccas Arnone (PR) e Gabriel Morales (DF) não deram chances aos paulistas Júnior Siqueira e Felipe Costa, ainda com chances de chegar ao título. Com um ritmo forte, a dupla impôs 25 segundos de vantagem. Em terceiro ficaram Tony Kranzegger (SP) e Gérson Lange (SC).

Domingo (18/10/09) – 68,4 km de prova

207 Super: Rafael Túlio e César Valandro começaram o dia com a mesma disposição de sábado. Conhecedores das trilhas da região e sem cometer erros, conseguiram manter Bernando Koller e Marco Marini à distância. A boa performance, entretanto, não foi suficiente para tirar dos gaúchos a vitória na etapa.

206 Máster: Dia de mudança de posições. Após completar a primeira especial, Luís Stédile e Gilson Rocha tiveram a barra de direção quebrada, tirando a chance da dupla de chegar ao pódio. Resolvido o problema do combustível, Marcos Tokarski e Kana Ribeiro voltaram a andar bem, vencendo no dia, mas a constância de Marcos Marcola e Sérgio Pereira fez a diferença para lhes darem a vitória na etapa.

206 Light: Júnior Siqueira e Felipe Costa esboçaram uma reação, chegando próximo à casa do segundo de Luccas Arnone e Gabriel Morales. Entretanto essa dupla soube administrar a corrida, sem colocar em risco seu ritmo. A dupla venceu nada menos que as oito especiais disputadas na etapa.

A Copa Peugeot tem o patrocínio da Total Lubrificantes, Brazul Transportes e Logística e Banco Peugeot, e apoio de Yokohama e Magic Brazil. Entidades apoiadoras: Prefeitura Municipal de Quatro Barras, Prefeitura Municipal de Campina Grande do Sul, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente, Esporte, Cultura e Lazer, Polícias Rodoviária Federal e Estadual.

A OITAVA ETAPA DA COPA PEUGEOT DE RALLY ESTÁ MARCADA PARA OS DIAS 28 E 29 DE NOVEMBRO, NO RIO GRANDE DO SUL.

Copa Peugeot 2009 – 7ª ETAPA / Campina Grande do Sul e Quatro Barras – PR

CLASS. / NÚMERO / PILOTO / NAVEGADOR / TEMPO TOTAL

CATEGORIA 207 SUPER

1º (21) Bernardo Koller (RS) e Marco Marini (RS) / 01:36:13.60
2º (04) Rafael Túlio (PR) e César Valandro (PR) / 01:37:20.50
3º (57) Roberto Theodoro (RS) e Nani Waschburger (RS) / 01:42:54.90
4º (10) Émerson Destro (SP) e Sérgio Avallone (SP) / 01:44:38.30

CATEGORIA 206 MÁSTER

1º (05) Marcos Marcola (PR) e Sérgio Pereira (PR) / 01:39:37.70
2º (09) Paulo Lemos (PR) e Émerson Cavassin (PR) / 01:39:58.00
3º (07) Marcos Tokarski (PR) e Kana Ribeiro (PR) / 01:40:04.40
4º (90) Rodrigo Mello (DF) e KZ Morales (DF) / 01:44:25.00
5º (33) Moisés Nivoloni (SP) e Rodrigo Khezan (RS) / 01:46:24.00

CATEGORIA LIGHT

1º (15) Luccas Arnone (PR) e Gabriel Morales (DF) / 01:40:25.30
2º (12) Júnior Siqueira (SP) e Felipe Costa (SP) / 01:42:30.503º (13) Tony Kranzegger (SP) e Gerson Lange (SC) / 01:46:36.00
4º (37) Raphael Teixeira (DF) e Andrey Karpinski (RS) / 01:48:32.10

RECORDE NO RALLY DE REGULARIDADE DA COPA PEUGEOT: 108 DUPLAS LARGARAM NA ETAPA DE CURITIBA (PR)

A etapa deste domingo (18/10), penúltima da Copa Peugeot 2009, registrou recorde de participantes na terceira passagem da competição pela capital paranaense.

A Copa Peugeot 2009 registrou hoje (18/10) mais uma importante marca em sua trajetória de sucesso no rali nacional com a participação de 108 veículos no Rally de Regularidade, número que representa recorde absoluto na modalidade desde a temporada de estréia, em 2007. Este total superou em 22 carros o maior número alcançado até então, na etapa de Ribeirão Preto (SP) em 2008, que reuniu 86 veículos.

O curso de navegação, oferecido gratuitamente pela Peugeot Sport Brasil na última quinta-feira (15/10), já sinalizava o sucesso da prova ao reunir cerca de 80 participantes, que mostraram total interesse em obter uma dose a mais de conhecimento em relação à dinâmica da prova e leitura da planilha.

Após dois dias de baixas temperaturas e mau tempo a chuva resolveu, enfim, dar uma trégua, motivando os clientes inscritos a se deslocarem até a concessionária Le Lac, parceira da Peugeot Sport Brasil na organização do rali na região, a partir das 7h00 da manhã deste domingo.

Com os carros adesivados, numerados e agrupados para largada e as planilhas de bordo em mãos, as duplas de pilotos e navegadores acompanharam atentamente o briefing passado pela organização da prova, a fim colher dicas e informações importantes sobre o percurso. Destinada aos proprietários de veículos da marca Peugeot, a prova reuniu grande diversidade de modelos, entre eles diferentes versões das linhas 206, 207 e 307, além de modelos mais antigos como 106, 306 e a caminhonete 504.

Às 9h31 foi dada a largada do primeiro carro em frente à revenda Le Lac do bairro Tarumã, em Curitiba, e todos os demais veículos iniciaram a prova na seqüência, com intervalo de 30 segundos entre eles. Dali, os participantes seguiram por um percurso com cerca de 94 km, passando por estradas de terra que cortam os municípios de São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Quatro Barras.

O Jockey Clube de Curitiba marcou o encerramento do Rally de Regularidade e também a concentração de todos os envolvidos nesta etapa da Copa Peugeot. No local, todos puderam prestigiar a premiação dos pilotos e navegadores que venceram as três categorias do Rally de Velocidade (206 Light, 206 Master e 207 Super) e também dos clientes que subiram ao pódio do Rally de Regularidade.

E por falar em pódio, quem garantiu o lugar mais cobiçado da prova foram os catarinenses Carlos Alberto da Gama Correa e Etson Budke, que residem em Blumenau e foram a Curitiba especialmente para participar do rali. A viagem certamente valeu a pena: piloto e navegador seguiram à risca a planilha e mantiveram uma ótima regularidade no decorrer do trajeto, percorrido a bordo de um Peugeot 206 Hatch, perdendo apenas 21 pontos.

“Estou muito contente porque, apesar de já termos participado de outras provas, foi a primeira vez que conseguimos a vitória. A Peugeot está de parabéns por esta iniciativa, que mostra seu interesse em promover algo especial para valorizar o cliente”, afirmou Correa, piloto da dupla.

Já seu companheiro fez questão de comentar sobre a oportunidade de conhecer e explorar as estradas da região de maneira diferente, dentro deste universo do rali. “As belas paisagens vistas durante o percurso certamente compensaram todas as dificuldades”, disse Budke.

Os cinco primeiros colocados na classificação geral do Rally de Regularidade faturaram prêmios como relógios, óculos, malas de viagem e mochilas da linha La Boutique Peugeot, além de troféus e champanhes. Todos os demais participantes levaram para casa medalhas e um cupom válido para uma troca de óleo gratuita, cortesia oferecida pela Total Lubrificantes, uma das empresas patrocinadoras da Copa Peugeot 2009.

RALLY DE REGULARIDADE PROMOVE AÇÃO DE CUNHO SOCIAL

Com as inscrições no rali, a Peugeot Sport Brasil arrecadou um total de quatro toneladas de alimentos não perecíveis – cada dupla contribuiu com duas cestas básicas para participar da prova –, que serão repassadas a entidades assistenciais da região.
Para receber as doações, a Peugeot Sport Brasil contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento do Turismo do Município de Campina Grande do Sul, Sergio Cavagno, e o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer da cidade de Quatro Barras, Fernando Cunha.

A Copa Peugeot de Rally encerrará a temporada 2009 nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio Grande do Sul.

Classificação Rally de Regularidade - 7ª etapa, Curitiba (PR)

1º Lugar – Carlos Alberto da Gama Correa / Etson Budke (carro 03)
2º Lugar – Michael Giuliano Patrão/Michelle Correia Patrão (carro 81)
3º Lugar – Itamar Frederico Koepp / Ronan Marcel Koepp (carro 37)
4º Lugar – Sidnei Brigido / Diones Carlos Poglia (carro 11)
5º Lugar – Luciana Galarda de Paula / Rodrigo Pedroso da Silva (carro 68)

Nenhum comentário: