quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

.:. AUDI A3 SPORT CHEGA AO BRASIL POR R$ 110 MIL COM MOTOR DE 200 CV E CONTROLE DE LARGADA DA F-1 .:.

Equipado com o premiado motor turbo 2.0 FSI, câmbio dupla embreagem S tronic e o avançado sistema de aceleração “launch control” do esportivo S3, que gerencia a arrancada do veículo da imobilidade no momento de maior força do propulsor e com a menor perda possível de aderência, o novo A3 duas portas da Audi chega ao mercado com o pacote tecnológico mais completo do segmento
Para ‘turbinar’ o segmento dos compactos Premium no Brasil, a Audi mais uma vez inova com o novo Audi A3 Sport 2.0 TFSI, hatch de duas portas e design ainda mais esportivo que o do A3 Sportback (quatro portas).
O A3 Sport tem desempenho que irá impressionar pelo elevado nível de performance do conjunto composto pelo motor turbo aliado ao câmbio S tronic de dupla embreagem, diferenciais tecnológicos não disponíveis em qualquer outro concorrente deste segmento.
Outra atração do novo modelo da Audi é a extensa lista equipamentos de série, oferecendo ótima relação custo–benefício para o consumidor. O modelo da montadora dos quatro anéis chega ao Brasil custando R$ 110 mil.
Um dos principais destaques do Audi A3 Sport é motor 2.0, de 200 cv, o mais potente e veloz entre os concorrentes diretos. Com este propulsor de 4 cilindros, 1.984 cm3 de cilindrada e 280 Nm de torque máximo entre 1.800 e 5.000 rpm, a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em apenas 6,8 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/hora.

O Audi A3 foi o primeiro carro do mundo a ser equipado com motor 2.0 turboalimentado e injeção direta de combustível da família FSI (fuel stratified injection). A tecnologia, desenvolvida pela Audi nas pistas de corrida, garante elevado desempenho, respostas rápidas em qualquer velocidade e excelente economia de combustível.

Outro destaque do modelo é o câmbio S tronic de seis velocidades, com sistema de dupla embreagem (dual clutch) que oferece trocas mais rápidas ao mesmo tempo em que minimiza o consumo de combustível. Uma das duas embreagens é responsável pelas marchas pares e pela ré, a outra pelas marchas ímpares. A vantagem: as trocas de marchas ocorrem em menos de 0,2 segundos e sem nenhuma interrupção na transmissão da potência do motor para as rodas.
O S tronic reúne as características esportivas de uma caixa de câmbio manual com as vantagens de uma automática e o condutor ainda pode optar pelas trocas manual na alavanca de câmbio ou ainda pelos paddles no volante, como em um carro da Fórmula 1.

CONTROLE DE LARGADA

Para aproveitar ao máximo o conjunto motor-câmbio nas acelerações, o A3 Sport 2.0 vem equipado de série com launch control. Pra acioná-lo, basta posicionar a alavanca seletora da transmissão na posição “S”, desativar o sistema de controle da estabilidade através da tecla “ESP Off” no painel e em seguida zerar o hodômetro parcial.

O motorista fica com o pé esquerdo no freio e acelera com o direito, como os pilotos fazem atualmente numa largada de F-1. Ao ultrapassar a barreira dos 3.000 rpm o sistema mantém a rotação do motor estável, mesmo que o acelerador seja acionado até o final de seu curso.

Então, basta tirar o pé do pedal do freio e o carro “larga” em rápida aceleração, extraindo a máxima performance do motor com total tração das rodas e sem perda da aderência.

A caixa de direção eletromecânica é outro atrativo do carro, pois emprega tecnologia de ponta, aumenta a segurança ativa e incrementa o prazer de dirigir. Os sensores de torção ajudam o Audi A3 Sport a retomar o caminho em linha reta, depois de contornar uma curva.

A unidade de comando do sistema reconhece o esforço feito no volante e aciona um motor elétrico que leva as rodas para a posição desejada. Presa ao subchassi dianteiro, em local de fácil acesso, a nova caixa é outro componente pensado, também, para facilitar a manutenção.

Trabalhando integrada ao ESP (programa de estabilização eletrônica) na versão 2.0, a direção eletromecânica assiste o motorista em situações críticas. Se, por exemplo, ele tentar corrigir uma derrapagem esterçando o volante corretamente, a direção obedecerá.

Caso a manobra seja mal feita, a direção oferecerá resistência. Além de respostas ágeis, a caixa de direção combina extrema maciez para as manobras e muita firmeza e precisão em alta velocidade.

O programa ESP tem como principal objetivo a estabilização dinâmica da carroceria em caso de mudança brusca de trajetória - por exemplo, desvio de obstáculo com o veículo em alta velocidade, em pista escorregadia. O sistema trabalha em conjunto com o ABS e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem).

O programa é desativado completamente ao se pressionar a tecla "ESP OFF" por 3 segundos, voltando a atuar ao se pressionar a tecla novamente ou ultrapassando a velocidade de 120 km/h.

Com design arrojado e esportivo, o Audi A3 Sport vem equipado com um conjunto de suspensão totalmente compatível com DNA do modelo. Na dianteira, a suspensão McPherson com sub-chassis em alumínio garante mais leveza, esportividade e conforto superior. Na traseira, a suspensão tem quatro braços (four link) e regulagem de rodas independente.

O modelo vem ainda equipado de série com teto solar, spoiler traseiro (o mesmo do esportivo S3) e rodas pintadas na cor cinza grafite de aro 17, com pneus 225/45 R17. Detalhes em alumínio nas entradas de ar, interruptores e console central acentuam o caráter Premium do automóvel.

Os instrumentos têm mostradores pretos e agulhas vermelhas que aguçam a percepção de precisão e de tecnologia avançada. Painel de instrumentos e computador de bordo ganharam novo padrão.

A esportividade é reforçada pelos assentos posicionados de acordo com as características tradicionais de pilotagem, ou seja, mais baixos em relação ao assoalho, pelo alto e amplo console central e pelo completo painel de instrumentos.

O volante de direção de três raios com padronagem micro metálica e o desenho estilizado da grade trapezoidal, símbolo da nova geração Audi, reforçam a imagem de elegância do modelo.

DIFERENCIAL: MAIS EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Um sofisticado sistema eletrônico de ar-condicionado soma-se à elegância e à esportividade da cabine de passageiros. Ele permite ajuste individual de temperatura para o motorista e o passageiro da frente. E dispõe de um sensor que aciona a recirculação interna do ar, quando a qualidade do que vem do exterior está abaixo do nível aceitável.

Entre os itens de série, piloto automático, volante esportivo em couro multifuncional com shift paddles, air bags frontais e laterais dianteiros, faróis bi-xenon com ajuste automático de altura, assistente de partida na subida, entre outros equipamentos.

Para quem gosta de apreciar uma boa música ao volante, o Audi A3 Sport oferece sistema Audi Music Interface, Rádio Concert e ainda Bluetooth para o celular. O consumidor pode optar por seis versões diferentes de cores externas.

O conjunto ótico é, sem dúvida, um ponto importante na estética e na segurança ativa do modelo. Os faróis diurnos com LED garantem a visibilidade do A3 Sport em qualquer condição de iluminação externa.

Outra vantagem é que esses faróis especiais de iluminação diurna consomem menos energia do que as lâmpadas tradicionais, reduzindo por conseqüência o consumo de combustível. A ativação e desativação automática podem ser selecionadas conforme a preferência na regulagem no veículo. Quando as lanternas forem ativadas pelo sensor de luz e chuva, os faróis diurnos serão automaticamente desligados.

Nenhum comentário: