sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

.:. BIZÂNCIO: CRISTIANISMO ANTIGO, CONTEMPLAÇÃO E MÍSTICA .:.

Uma viagem com Luiz Felipe Pondé em parceria com a Casa do Saber

A Latitudes e a Casa do Saber lançam no mês de março um roteiro extremamente revelador para Bizâncio, na Turquia. O roteiro guiado pelo especialista Luiz Felipe Pondé levará o grupo a uma viagem pela evolução do Cristianismo, que dominou a Europa e o mundo ocidental por 15 séculos.

Bizâncio foi o epicentro das decisões mais importantes do Cristianismo que pouco a pouco se transformava na potência filosófica e um dos pilares da cultura ocidental. Da presença de Maria e de São João, ao universo da filosofia grega habitante nesta parte da Ásia menor, o cristianismo difundiu-se e se perpetuou entre tantas outras correntes religiosas.

A viagem seguirá por estes caminhos: de Bizâncio a Constantinopla (a Roma do Oriente), das origens nas cavernas da Capadócia até Cisão que dividiu o mundo Cristão em duas frentes. O grupo visitará a explosão cultural Greco-Romana em cidades como Éfeso, onde está a casa que julgam ser de Maria.

Além disso, também estão no roteiro os destinos felizes e trágicos na eterna Constantinopla, hoje conhecida como Istambul, cidade onde a Santa Sofia significou o centro intelectual e espiritual do Cristianismo por 500 anos.

Em meio às ruínas das origens do cristianismo, o grupo conhecerá os traços dos primeiros filósofos cristãos. É na Turquia, país de rara beleza e rica cultura, que o professor Luiz Felipe Pondé conduzirá a uma viagem da transformação do pensamento e evolução histórica do Cristianismo.

Luiz Felipe Pondé - Filosofia e História
Filósofo e teólogo, professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião e do depto. de Teologia da PUC-SP, professor convidado em Mística Medieval em algumas das principais universidades européias; mestre pela Universidade de Paris 8, doutor pela USP, pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv, articulista na Folha de S. Paulo, professor da CASA DO SABER e autor de, entre outros títulos, Crítica e Profecia, filosofia da religião em Dostoievski, ed. 34, e Conhecimento na Desgraça, Edusp.

Bizâncio Cristianismo Antigo, Contemplação e Mística
Com Luiz Felipe Pondé
De 31 de março a 11 de abril de 2010
Quem leva: LATITUDES - Viagens de Conhecimento
web site: www.latitudes.com.br
Tel: (+ 55) 11 3045 7740 (+ 55) 11 3045 7740
R. Clodomiro Amazonas, 1158 Lj 62/63
São Paulo - SP - Brasil - CEP 04537-002

Nenhum comentário: