sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

.:. GOODYEAR ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DOS PNEUS .:.

Fabricante dá orientações para você aproveitar com segurança um dos feriados mais movimentados do país, o Carnaval

Um dos feriados mais movimentados do Brasil começa amanhã e a Goodyear, consciente do alto índice de automóveis de passeio e transporte que circularão pelas estradas do Brasil, neste período do Carnaval, alerta para os devidos cuidados que os motoristas devem ter na escolha e manutenção dos pneus.
Além de acidentes, somente no ano passado, segundo balanço da Polícia Rodoviária Federal, durante os seis dias do feriado de Carnaval no sistema Anchieta-Imigrantes, principal via de acesso ao litoral sul de São Paulo, 2.666 veículos tiveram problemas mecânicos que ocorreram por falta de revisão ou de manutenção básica do carro, entre eles os cuidados adequados com os pneus.

“Sabemos que vários acidentes poderiam ser evitados com a simples manutenção adequada que os motoristas devem fazer em seus veículos. Para uma viagem tranqüila e mais segura é essencial fazer uma revisão geral no veículo, tanto de passeio como de transporte, incluindo uma cuidadosa vistoria nos pneus” afirma Eduardo Gualberto, Gerente de Marketing Pneus Comerciais da Goodyear.

Para garantir que o pneu tenha o desempenho esperado, a revisão deve incluir a verificação da pressão de ar e se há necessidade de balanceamento, alinhamento e rodízio dos pneus. Muito importante também é verificar qual o peso ideal de carga que o veículo e os pneus suportam e respeitar esse limite. Seguem abaixo as principais orientações que a Goodyear destaca para você:

ESCOLHA O PNEU CORRETO: Verifique se o desenho da banda de rodagem, o índice de carga e o símbolo de velocidade, são compatíveis com o recomendado pela montadora verificando o manual do fabricante do veículo, sempre respeitando essa recomendação em caso de reposição.

Nunca misture pneus de marcas, medidas, tipo de construção (radial ou convencional) e desenhos da banda diferentes, bem como pneus novos com usados ou reformados. E, por último, se repor apenas dois pneus (veículos de passeio), instale-os no eixo traseiro do veículo.

VERIFIQUE A PRESSÃO DE AR: Por ser um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, conseqüentemente, sua vida útil, a pressão de ar deve ser checada semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Muito importante é checar a pressão quando os pneus estão frios, de manhã, evitando que o pneu rode longas distâncias e usar a pressão especificada pelo fabricante do veículo.

BALANCEAMENTO: O balanceamento das rodas deve ser feito sempre que for realizada a troca dos pneus, o rodízio ( recomendado a cada 5 mil quilômetros) ou algum reparo no pneu ou na câmara de ar. Outros indícios de que o serviço deve ser feito são sinais de vibração no volante ou desgaste irregular na banda de rodagem. Ele é importante porque rodas desbalanceadas danificam os pneus, diminuem sua vida útil e provocam desconforto ao dirigir.

ALINHAMENTO: O alinhamento é indicado para oferecer uma eficiência maior da rodagem do pneu, melhor dirigibilidade e eficiência na hora de esterçar. A maneira mais simples de saber se há necessidade de alinhamento é prestar atenção se os pneus estão “cantando” nas curvas e se o volante fica descentralizado nas retas.

RODÍZIO: O rodízio deve ser feito a cada 5 mil quilômetros, indicado para compensar diferenças em desgastes, permitindo um aumento em quilometragem e em eficiência e proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. Importante: o primeiro rodízio do veículo é o mais importante. Cada veículo possui um esquema específico de rodízio (dependendo do tipo de tração, tipo de veículo, etc), portanto o ideal é consultar um revendedor oficial para saber qual é o recomendado para o seu.

Outras informações sobre pneus e manutenção podem ser obtidas por meio do telefone de atendimento ao consumidor da Goodyear ou pelo site:

SAC: 0800 72577638 - http://www.goodyear.com.br

Nenhum comentário: