terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

.:. JAGUAR APRESENTA O NOVO XKR 2011 .:.

O mais rápido XK já produzido chega com pacotes de personalização
O fundador da Jaguar, Sir William Lyons, impressionou o público e a imprensa internacional quando apresentou durante o Salão do Automóvel de Londres de 1948, o XK 210, um veículo esportivo que chegava a velocidade de 120 milhas por hora, marca praticamente impossível de ser atingida por um carro de passeio.
Mais de 60 anos depois, já consagrada como uma das mais emblemáticas fabricantes de automóveis do mundo, a Jaguar escolheu o Salão de Genebra para apresentar o XKR 2011, veículo que ainda carrega o mesmo DNA de seus antecessores.
O modelo traz em seu nome a letra “R”, do inglês Racing, uma amostra do que o veículo é capaz. Domar a carroceria de alumínio, que abriga o motor 5.0 V8 Supercharged de 510 cavalos e injeção direta de combustível, pode ser considerado uma experiência única, digna de um verdadeiro piloto profissional.

Mais do que excelentes níveis de desempenho, conforto e segurança, a grande novidade da linha 2011 do Jaguar XKR são as possibilidades de personalização, sugeridas pelos kits opcionais Black Pack, Speed Pack e Special Edition.

BLACK PACK

Equipado com o Black Pack, o veículo ganha uma aparência arrojada, com rodas de aro 20, grades dianteiras e entradas de ar laterais com acabamento preto brilhante, em contraste com as pinças de freios, na cor vermelha. O kit também inclui modificações aerodinâmicas no veículo, que ganha aerofólio traseiro e defletor dianteiro maiores. As modificações reforçam ainda mais o aspecto esportivo do veículo, que tem o distintivo “Jaguar XKR Cupê” na cor da carroceria.

SPEED PACK

Se o motor Supercharged V8 de 5.0 litros, injeção direta de combustível e torque de 625 Nm já empurra o XKR 2011 da imobilidade aos 100 km/h em 4.6 segundos, o Speed Pack torna ainda mais rápida a linha 2011 do veículo. A velocidade final, limitada a 250 km/h foi aumentada com o kit para 280 km/h – ainda eletronicamente limitada –, tornando o veículo o mais rápido XKR já produzido em toda a história da Jaguar. A marca é digna de qualquer grande categoria do automobilismo mundial.

Para manter a estabilidade em tamanha velocidade, o veículo ganhou um aerofólio traseiro maior, assim como um defletor dianteiro reformulado. O controle de diferencial ativo computadorizado encarrega-se de reduzir a sensibilidade na direção em alta velocidade, o que melhora a dirigibilidade do modelo.

O Speed Pack também oferece sete opções de cores da carroceria, que, por sua vez, conta com alguns detalhes como as entradas de ar laterais e grade dianteira com revestimento cromado.

SPECIAL EDITION

Série top de linha do novo XKR 2011, a Special Edition une a aparência arrojada do kit Black Pack com o desempenho impressionante do Speed Pack, criando um dos mais exclusivos e esportivos cupês já produzidos.

SEGURANÇA

Para segurar sua potência, o modelo possui freios muito parecidos com os utilizados em carros de competição. Seus largos discos proporcionam uma menor distância até que o veículo estacione completamente.

O novo sistema de frenagem é composto por quatro canais ABS, distribuição eletrônica de frenagem e freio hidráulico auxiliar, proporcionando maior pressão nos discos em caso de parada brusca. Diferentemente dos sistemas ABS digitais existentes em outros veículos, os freios do XKR podem variar a pressão de frenagem de acordo com o pneu.

O modelo também é dotado de outros itens de segurança, como o sistema de monitoramento da pressão dos pneus, controle eletrônico de tração, além do sistema exclusivo de impacto com pedestres que, em caso de atropelamento, protege tanto os ocupantes do veículo quanto a pessoa acidentada.

Este sistema é baseado em sensores que identificam um impacto iminente e eleva em alguns centímetros a tampa do capô do veículo, o que cria uma zona de absorção de choque para as vítimas. O acessório foi premiado durante o Simpósio Mundial de Segurança no Tráfego, em Nova York, em 2008.

Também merece destaque a carroceria produzida inteiramente em alumínio, que faz do XKR um carro extremamente rígido e seguro em caso de acidentes.

CONFORTO

O veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com visores em alta resolução e tecnologia Touchscreen, que mostram informações importantíssimas ao motorista, como pressão dos pneus, marcha selecionada, navegação por satélite e controle interno de temperatura, esta última individual aos ocupantes.

Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo ao se aproximar e dar a partida ao pressionar apenas um botão no console central.

A tradicional alavanca do freio de estacionamento foi substituída por um botão que aciona o sistema eletronicamente. Sem dúvida, uma forma criativa de melhorar o espaço interno e facilitar a vida do motorista.

Nenhum comentário: