segunda-feira, 6 de setembro de 2010

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 06-09-2010 .:. 1


CROSSOVER COMPACTO RVR, DA MITSUBISHI, USA RESINA NORYL GTX NOS PARA-LAMAS
A Mitsubishi Motors Corporation deu um passo à frente ao fabricar os para-lamas do novo crossover compacto RVR, com a resina Noryl GTX*, da SABIC Innovative Plastics.

Novo crossover compacto RVR usando a resina Noryl GXT*, da SABIC Innovative Plastics, em seus para-lamas dianteiros

A Mitsubishi Motors Corporation deu um passo à frente ao fabricar os para-lamas do novo crossover compacto RVR, com a resina Noryl GTX*, da SABIC Innovative Plastics.

O RVR é o segundo exemplo do sucesso da parceria da Mitsubishi com a SABIC Innovative Plastics. Em 2007, a montadora utilizou a resina Noryl GTX para moldar os para-lamas dianteiros esportivos da minivan Delica D:5.

Ao substituir o metal por essa resina de alto desempenho, a Mitsubishi reduziu o peso em quase 50% e obteve uma geometria exclusiva e altamente complexa para diferenciar o estilo do novo veículo e melhorar a conformidade com a segurança do pedestre. A resina Noryl GTX tem atraído a atenção do mercado como solução para painéis externos, ressaltando o empenho da SABIC Innovative Plastics em criar soluções automotivas inovadoras.

"Os novos para-lamas do RVR sinalizam outro marco importante para a premiada resina Noryl GTX, da SABIC Innovative Plastics, que está se tornando rapidamente o material preferido para soluções, não apenas em para-lamas, mas também em diversos componentes automotivos externos", afirma Gregory A. Adams, vice-presidente da SABIC Innovative Plastics.

"Esta parceria com a Mitsubishi é muito significativa pelo fato de um fabricante automotivo asiático repetir a aplicação da resina Noryl GTX em seus projetos. Claramente, nosso trabalho com a Mitsubishi reflete a experiência de ambas as empresas em novos desenvolvimentos, além de ser um benefício extraordinário para os consumidores de todo o mundo", diz Adams.

Ao desenvolver o RVR como o mais novo crossover compacto da Mitsubishi, os engenheiros da empresa fizeram todos os esforços para reduzir o peso das peças, visando obter a melhor eficiência de combustível da categoria. A resina Noryl GTX contribuiu significativamente para reduzir o peso do veículo em 3 kg. A Mitsubishi já anunciou que apresentará seu novo veículo ecologicamente responsável (batizado de Mitsubishi ASX) ao mercado europeu, no fim deste ano, e depois, em outras regiões do mundo.

MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS EM UMA ÚNICA TECNOLOGIA DE RESINA

A resina Noryl GTX oferece solução para os principais desafios dos fabricantes automotivos atuais ao permitir a redução significativa no peso das peças, contribuir para a diminuição no consumo de combustível e, consequentemente, para as emissões de gases tóxicos.

De acordo com a GreenOrder, empresa de estratégia ambiental que auditou a resina, sendo este material 50% mais leve que o metal, ao equipar todos os carros que estão atualmente nas estradas da Europa com para-lamas fabricados em resina Noryl GTX, haveria uma economia de 530 milhões de litros (140 milhões de galões) de combustível, o que evitaria a emissão de 1,3 milhão de toneladas métricas (ou 1,43 milhão de toneladas americanas) de dióxido de carbono.

Este material oferece ainda mais liberdade de projeto, quando comparado ao metal. Com a moldagem por injeção da resina Noryl GTX, os projetistas da Mitsubishi puderam criar uma geometria complexa de para-lamas, que apresenta uma borda dianteira acentuada e uma fenda lateral para uma luz indicadora. Teria sido difícil atingir esse mesmo resultado com o metal, pois ele exigiria múltiplas etapas, ferramentas e operações.

A resina da SABIC Innovative Plastics também permitiu aos projetistas e engenheiros da Mitsubishi o aumento significativo na flexibilidade dos para-lamas, em comparação com o metal. Espera-se que essa flexibilidade maior permita mais absorção dos impactos na cabeça, durante incidentes com pedestres, assim como a recuperação mais fácil dos para-lamas em colisões menores.

Durante o processo de produção de veículos, a resina Noryl GTX contribuiu para reduzir a complexidade e os tempos de ciclo. A resistência a altas temperaturas e a condutividade intrínseca permitiram que os para-lamas fossem pintados simultaneamente, sem a necessidade de um primer condutivo, e oferecessem uma aparência de pintura equivalente à do metal. Para otimizar o processo de pintura simultânea da parte de plástico e do corpo de metal, o cuidadoso projeto de peças e o processamento foram essenciais.

A SABIC Innovative Plastics compartilhou com a Mitsubishi sua experiência em otimizar design/desempenho, garantiu o suporte à moldagem das peças, com base em CAE, e forneceu a resina de alto desempenho Noryl GTX.

PARA-LAMAS DO RVR É O MARCO MAIS RECENTE DA RESINA NORYL GTX

A resina Noryl GTX vem sendo usada em para-lamas automotivos há mais de 20 anos. Desde 1988, mais de 20 milhões de veículos foram fabricados com para-lamas feitos com a resina Noryl GTX na Europa, nos Estados Unidos, no Japão, na América do Sul e na China. Entre os fabricantes automotivos que optaram por esse material na produção de para-lamas, estão GM, Ford, Volkswagen, Renault, PSA Peugeot Citroen, BMW, Audi, Land Rover, Mercedes-Benz, Mitsubishi e Nissan.

Em 2009, o material foi elogiado pelo seu papel fundamental na contribuição para que o projeto de para-lamas T-Type do MY Buick® LeSabre® 1987, da General Motors (GM), vencesse o cobiçado Prêmio Hall of Fame, e para que os para-lamas do Ford Kuga vencessem o Prêmio na Categoria Segurança, ao permitirem a conformidade de segurança do pedestre, da Divisão Automotiva da Sociedade de Engenheiros Plásticos (SPE®).

Para obter mais informações sobre os produtos Noryl GTX, da SABIC Innovative Plastics, visite a página Web da empresa, em www.sabic-ip.com.

A Mitsubishi Motors Corporation ultrapassou a concorrência ao utilizar a resina Noryl GTX*, da SABIC Innovative Plastics, na fabricação dos para-lamas do novo crossover compacto RVR.

Ao substituir o aço pela resina Noryl GTX nos para-lamas do RVR, a Mitsubishi reduziu o peso em quase 50% e obteve uma geometria exclusiva e altamente complexa para diferenciar o estilo do novo veículo e melhorar a conformidade com a segurança do pedestre.

A resina Noryl GTX continua atraindo uma crescente fatia do mercado em painéis externos automotivos, ressaltando o direcionamento da SABIC Innovative Plastics em criar soluções automotivas inovadoras.

Nenhum comentário: