domingo, 17 de outubro de 2010

.:. SOCIEDADE EM FOCO - MV - 17-10-2010 .:.

CHIC
A CHIC, Automóveis & Sociedade (na foto a capa da CHIC nº 15), que está completando cinco anos, reuniu seu corpo editorial, para revelar como será a festa do dia 26 de novembro no Viriato Gastronomia & Eventos. Participaram da reunião, representantes da JG Eventos que será a responsável pelo cerimonial e outras “cositas” mais, que dizem respeito ao sucesso da festa.

BELEZA
Relembrando um tempo de Top Girl colocamos, hoje, uma foto da modelo Jéssica Nascimento, que muito sucesso fez no último concurso, em 2007.

POSSE
O escritor Siridião Montenegro toma posse na Academia Fortalezense de Letras e posa com sua mulher Luiziane e o empresário Wilson Loureiro

MPB
A atração do Centro Cultural Oboé, dia 27, a partir das às 19 horas, vai ser o show A Era de Ouro da MPB, edição nº 3. Na noite acontecerá a entrega do Diploma Amigo da MPB à colunista Regina Marshall (na foto ladeada por Vivian e Fredy Albuquqerque), título concedido pelo grupo lítero-musical Terça Nobre, que é presidido por Maurício Benevides.

MARIÁ FROTA
Foto Iratuã Freitas
Depois de movimentado final de semana em giro nas casas de rede Nobile na Costa do Sauípe, na Bahia com grupo de amigos, como os casais Walder Ary Júnior e Hiderlandson Peixoto, Mariá Frota se volta para a organização da edição número 3 da festa Flash Back, no espaço Mult Eventos do Nobile Suites Brasil Tropical, dia 29, tendo como atrações musicais a banda Tocaia e o DJ Gilvan Magno. Hoje, ela está no Rio de Janeiro participando de congresso da ABAV.

NO MARCEL

Noite de ontem no Marcel, entre outros, formavam um animada e chique mesa Antônio e Cristiane Marques Cavalcante (ele pediu a novidade do cardápio da casa, que é o linguado espanhol), Byron e Rita Frota, Eymard e Maria Amoreira. Noutro dia, por lá esteve o boa praça e tricolor doente Arthur Silva Filho.

TRABALHO E DOR
Fabrício Bisol (na foto com o maitre Nascimento - esquerda - que toca a Casa de Chá do Gapo) estava super agitado tomando conta da casa, que sentia a ausência de dois dos bons da equipe do Marcel. Ao mesmo tempo, se mostrava triste por conta do passamento da mãe do amigo Max Keller, que está na Suíça, onde foi participar das exéquias da mãe.

ESTILISTA
O estilista Alysson Aragão (na foto com Lia Alcoforado) segue, amanhã, a Paris e Londres, com “stop” em Lisboa. Em sua agenda fashion estão desfiles e showrooms de luxo -haute-couture & noivas -, além de cultura pop. Com Aragão vão as estilistas Eveline Albuquerque e Juliana Veras.

DESABAFO DE JOANA, FILHA DE TASSO
Circula na internet o desabafo de Joana, filha do empresário e Senador Tasso Jereissati.

Em seu desabafo agradece os vários emails e telefonemas que estão recebendo de apoio e solidariedade com o Senador Tasso. Ela diz que ele está, obviamente, triste, mas também com a sensação de dever cumprido e de ter combatido o bom combate.

Em nome da família agradece a todos pelo carinho enviado pelos amigos e até mesmo por desconhecidos. E continua seu escrito proclamando que se vote em Serra no 2º turno.

PERITA DA OIT EM FORTALEZA
As inovações do processo do trabalho no Brasil serão pauta da palestra da perita da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Carla Teresa Martins Romar, em Fortaleza (CE), no próximo dia 22 de outubro.

O evento é gratuito e será realizado na Faculdade Farias Brito (Rua Castro Monte, 1364, bairro Varjota), a partir das 19h30. Carla Romar, que também é professora de mestrado e doutorado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), vai aproveitar sua passagem por terras cearenses para autografar a sua mais recente obra literária: “Direito Processual do Trabalho”, lançada pela editora Atlas. Mais informações: (85) 3486-9002 ou no site www.ffb.edu.br

JOSÉ ANGELO GAIARSA MORRE AOS 90 ANOS

Iconoclasta, irreverente e pioneiro, era um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do país. Autor de mais de 30 livro, se preparava para lançar mais uma obra em novembro.
Faleceu ontem, aos 90 anos, o psiquiatra José Angelo Gaiarsa, de causa desconhecida. Ele teria morrido enquanto dormia, por volta de 5h da manhã. Iconoclasta, irreverente e pioneiro, era um dos mais conhecidos e respeitados profissionais do país. Em 54 anos de carreira, publicou mais de 30 livros, a maioria deles pela Editora Ágora. Em 2006, quando fez 50 anos de atividade profissional, lançou a obra comemorativa Meio século de psicoterapia verbal e corporal. Ele estava concluindo a revisão do livro Respiração, angústia e renascimento. Uma reedição da obra programada para novembro.

Paulista de Santo André, Gaiarsa nasceu no dia 19 de agosto de 1920. Em seu site, ele resumia numa frase o prazer de viver: "Tive a sorte - e o azar! - de viver quase todo o século XX (...)". Vindo de uma família de seis irmãos e irmãs, entrou na Faculdade de Medicina da USP em primeiro lugar, em 1946, posição que manteve por toda a graduação.

Sempre polêmico, Zeca, como era conhecido pelos amigos, condenou veementemente a estrutura familiar clássica e apoiou abertamente, em redes de rádio e TV, a liberdade feminina já na década de 1960. Ele também defendia o relacionamento aberto e questionava a ideia de a maternidade ser uma maravilha absoluta.

Gaiarsa esteve sempre disposto a dissecar as meias verdades e mentiras inteiras que ouviu durante quase todo o século XX e início do século XXI. Muito se fala sobre o que é ser "normal", mas pouco se pratica, ele dizia. E quem não corresponde ao padrão acaba se tornando um pária. Para ele, era a sujeira escondida embaixo do tapete da família a responsável pelas grandes neuroses do ser humano.

Palestrante de sucesso, durante dez anos, de 1983 a 1993, ele apresentou um quadro do programa Dia Dia, transmitido pela TV Bandeirantes, em que respondia, ao vivo, dúvidas dos telespectadores sobre temas como família, sexualidade e relacionamentos amorosos.

Em 2009, Gaiarsa recebeu o prêmio "Estatueta com Pedestal" pela publicação do livro Educação familiar e escolar para o terceiro milênio. Trata-se da mais alta homenagem da Academia Internacional para o Desenvolvimento do Cérebro Infantil, com sede na Filadélfia (EUA), oferecida a uma personalidade de destaque mundial. No livro, ele trata do desenvolvimento físico, cerebral e emocional das crianças.

Raul Wassermann, diretor-geral do Grupo Editorial Summus, lamenta a perda. "Gaiarsa foi um homem à frente do seu tempo. Deixa um legado incontestável. Suas obras atravessarão ainda muitos e muitos anos e servirão de base para a formação de novos psiquiatras."

VERSÍCULOS DO DIA

Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos.
Salmos 143:5

E não era conhecido de vista das igrejas da Judéia, que estavam em Cristo; Mas somente tinham ouvido dizer: Aquele que já nos perseguiu anuncia agora a fé que antes destruía. E glorificavam a Deus a respeito de mim. Gálatas 1:22,23,24