terça-feira, 28 de dezembro de 2010

.:. PANORAMA – MV .:.

SOFISTICAÇÃO E ELEGÂNCIA NA FESTA DA CHIC

Hoje mais fotos do que foi a festa de cinco anos da CHIC, Automóveis & Sociedade, que aconteceu no Buffet Viriato Gastronomia & Eventos.

Fotos assinadas pelo fotógrafo Iratuã Freitas/Divulgação

Juliana Amaral (Revista CHIC) e Célia Murgel (presidente da ABIAUTO) fizeram a entrega do troféu "Lançamento do Ano" (Novo Uno) ao diretor da Fiat, jornalista Marco Antônio Lage

Presenças importantes de Antônio Marques Cavalcante, Eymard Amoreira e José Cláudio Carneiro no evento em comemoração ao 5º aniversário da CHIC

Fotógrafo Iratuan Freitas e agitada Inara Almeida se divertiram na festa de quinto aniversário da CHIC

DICAS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NO VERÃO

O verão é sinônimo de lazer e muita agitação. Diante de tantas opções de divertimento, a última coisa que queremos é ficar presa a horários e a regras. E o primeiro balde que chutamos é o da alimentação. Chopinho gelado, petiscos bem gordurosos, churrasco fim de semana, além do cardápio de fim de ano que sempre acaba sendo bem calórico.

Se você abusa do camarão, do queijo coalho, amendoins, castanhas e afins, fique atenta, pois eles podem representar perigo para a sua dieta e saúde. Todos esses alimentos são ricos em calorias e gorduras.

Dependendo de onde você for degustá-los, a má conservação, a excessiva exposição ao sol e ao ar poluído são verdadeiras ameaças à saúde, já que estas condições podem contaminar os alimentos com vírus e bactérias, acarretando vários tipos doenças.

Para ter uma alimentação balanceada e saudável no verão, a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann dá dicas de como ter uma alimentação leve e saudável.

ALIMENTOS LEVES E INDICADOS: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves.

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar nas bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.

FRACIONE AS REFEIÇÕES DIÁRIAS (COMA MAIS VEZES, EM MENOR QUANTIDADE).

LANCHES: Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como um peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.

INGESTÃO DE LÍQUIDOS: A ingestão deve ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco).

SOBREMESAS: Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos.

FRUTOS DO MAR: Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos. Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

MAIS QUE SORTE E PROSPERIDADE, A ROMÃ PREVINE O ENVELHECIMENTO PRECOCE E DOENÇAS CANCERÍGENAS

*Dra. Sylvana Braga


Com a chegada do final do ano e do verão, as festas e comemorações pedem comidas saborosas e leves, por isso o consumo de frutas aumenta muito nessa época. A romã é uma boa opção para acompanhar os pratos nas ceias: no peru de Natal, na salada, na sobremesa ou até mesmo como o tradicional suco. Claro que não se pode esquecer as simpatias do Ano Novo, pois há crenças que dizem que comer romã traz sorte e muita prosperidade.

A fruta deve ser consumida o ano inteiro, pois contém inúmeros benefícios. Possui antocianidina, cianidinas, fitosestrógenos da isoflavona e 40% de ácido elágico. Ingerida na forma de suco ou chá, ela age na prevenção de doenças como o câncer. O ácido elágico auxilia na redução do tumor, induz as células cancerígenas a apoptose (morte celular) e evita o aparecimento de células cancerosas.

Além disso, a romã tem potente ação antioxidante, que protege a membrana e o DNA dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce; ação antimicrobiana, que auxilia no combate à acne, e atua, também, como clareadora da pele, pois o ácido elágico oferece resistência à proliferação de melanócitos causados pela radiação solar, evitando que os raios solares ajam sobre a pele. Contém, ainda, propriedades estrogênicas, que ajudam na prevenção da osteoporose e da menopausa.

Vale lembrar que a parte rica em nutrientes é a casca, constituída pelas vitaminas B1, B2, sais minerais, taninos, antocianinas e ácidos elágico. Estudos também revelam que o chá da casca da fruta tem um grande poder antibiótico.

A fruta, nativa da Pérsia e cultivada no Irã desde 2000 A.C., foi levada pelos fenícios para as regiões próximas ao Mar Mediterrâneo, onde se difundiu para as Américas, chegando ao Brasil pelas mãos dos portugueses.

* Dra. Sylvana Braga (www.sylvanabraga.com.br) – Nutróloga, reumatóloga, fisiatra e especialista em prática ortomolecular, também autora do livro “Dieta Ortomolecular – o segredo de rejuvenescer em total harmonia", que traz mais de 100 receitas para se manter saudável de forma natural.

UMA ILUSTRAÇÃO PARA ENTENDER O DAKAR. DUAS FOTOS E UM TEXTO PARA ACOMPANHAR

Carlos Lua Cintra Mauro / Zarhi El Malek

Muito bem, vamos lá, aqui nesse Capítulo 2 uma ilustração mostra em detalhes como funciona um Rally como o Dakar. Você vai ficar com uma imagem do Rally na cabeça e vai saber também quais as mudanças mais importantes desta edição 2011.
Cockpit Touareg 3
Livro de bordo
DKR Esquema Rally Completo Compactado

O PRINCÍPIO
Um Rally como o Dakar é uma prova de velocidade, resistência e navegação. Velocidade porque os concorrentes partem de um Ponto A para atingir um Ponto B e vence, claro, quem completar esse percurso, chamado de especial, no menor tempo.

De resistência e navegação porque as estradas (quando existem) são difíceis e a navegação traiçoeira. Veja na ilustração, Ponto A e Ponto B são representados por dois arcos cor de laranja. São o início e o fim da especial.

O tempo, porém, que vai contar para a classificação é aquele do Trecho Cronometrado (Especial) que é delimitado pelos traços vermelhos DSS e ASS.

Antes e depois de DSS e ASS são os chamados deslocamentos onde existem tempos mínimos a serem cumpridos que em geral são bem elásticos, mas que se não forem respeitados penalizam duro.

AS ESPECIAIS
Durante os deslocamentos e os Trechos Cronometrados os competidores seguem o Road Book (Livro de Bordo) que mostra qual caminho seguir (Vejam nas fotos um dos navegadores dos Race Touareg 3 trabalhando com o Road Book e o cockpit que tem à sua disposição).

Além disso têm que cumprir alguns WPS (Way Point Securities - visíveis a 3000 metros e confirmados a 90 metros) e WPM (Way Point Masked). Esses Way Point Mascarados é que são o problema, uma vez que só são visíveis nos aparelhos de GPS quando estiverem a 800 metros de distância (no ano passado apareciam já a 3 km de distância).

E apenas quando chegarem a 200 metros é que os Way Point Mascarado são confirmados, isso significa que o Navegador tem cerca de 15 s (a 100km/h) de referência eletrônica. A dificuldade aumentou para todos, que vão ter que diminuir a velocidade para não se perder.

A ROTA MANTIDA EM SEGREDO
Outro novo fator no Dakar 2011 é que a informação sobre o roteiro (que era divulgada no início do mês de dezembro e permitia que as grandes equipes estimassem as rotas) só serão divulgadas no dia 30 dezembro. Novas regras que junto à maior porcentagem de trechos off-roads (em lugar das estradas existentes) vão nivelar a competição já que os profissionais não terão vantagem sobre os amadores.

DE VOLTA À ILUSTRAÇÃO
Você ainda pode ver o caminho da Rota de Serviço (que segue em um percurso paralelo) entre os diferentes bivaques (acampamentos) que compõem o Dakar e o tráfego aéreo dos helicópteros de TV, de assistência médica e os aviões do pessoal da organização e de parte da imprensa, jornalistas que não seguem nas Amarok como nós.

NA ROTA DE SERVIÇO
A bordo das Amarok vamos percorrer mais de 7000 km tendo também que navegar para achar os Viewing Points (pontos onde se pode ver a passagem dos concorrentes) e o próximo bivaque. Uma aventura dentro da outra.

E amanhã, vamos falar das diferenças do RaceTouareg 3 em relação ao Race Touareg 2, Campeão do Dakar em 2009 e 2010. Até lá!

ROBÔ DA COMAU MARCA PRESENÇA NA INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DA NOVA FÁBRICA DA FIAT, EM PERNAMBUCO

Hoje, (28), a Fiat Automóveis fará o lançamento da Pedra Fundamental para a construção da nova fábrica da montadora, no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. E a Comau, empresa do Grupo, que é referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais, foi convidada a expor um de seus robôs na estrutura montada para recepcionar os convidados do evento.
O robô Smart NJ4 irá interagir com um dos principais lançamentos da Fiat em 2010, o Novo Uno, em uma simulação de manipulação da roda do veículo. “A participação do robô ilustra a importância da automação em processos industriais e ganho de produtividade, sobretudo em atividades que demandam alta precisão e apresentam algum risco na manipulação, como o ergonômico, por exemplo”, explica Alejandro Solis, superintendente da Comau América Latina.

A nova fábrica, que deverá ficar pronta em três anos, terá capacidade para produção de 200 mil carros por ano e custará cerca de R$ 3 bilhões à montadora. O aporte na fábrica de Suape faz parte de um pacote de R$ 10 bilhões que a empresa programa para o Brasil, no período de 2011 a 2014.

Em Pernambuco, a Comau está presente na unidade da Lanxess, empresa química de atuação mundial, fornecendo manutenção industrial e gestão de ativos.

SOBRE OS ROBÔS COMAU
Com mais de 10 anos de mercado, a família de robôs Comau “Hollow Wrist” é referência para sistemas de solda a ponto. Entre outras vantagens, possui cabos e conexões acopladas internamente no braço do robô, proporcionando agilidade, alcance e características inéditas de operação industrial.

SOBRE A COMAU
A Comau – empresa do Grupo Fiat, referência em fornecimento de linhas de produção automatizadas e gestão de ativos industriais - tem sede em Turim, na Itália. Com atuação global, há mais de 30 anos, está presente em diversos países na América do Norte, na América Latina, na Ásia e na Europa, contando com mais de 12 mil colaboradores.

Somente no Brasil e na Argentina, a empresa tem cerca de sete mil profissionais que atuam nos segmentos automotivo, siderúrgico, mineração, papel e celulose, portuário, petroquímico e manufatura.

Referência em gestão de ativos industriais, a Comau presta serviços completos de manutenção industrial em máquinas e linhas de produção, desenvolvimento de projetos de valor agregado, gestão de utilidades e meio ambiente, usinagem e fabricação de sobressalentes, gestão predial e assistência técnica robótica.

Em outra vertente, a empresa também atua no desenvolvimento e construção de robôs industriais de alta tecnologia, dispositivos de manipulação e solda, sistemas de produção, centros de usinagem, transportadores especiais, linhas de montagem para o segmento automotivo (veículos, câmbio e motores), protótipos, entre outros projetos de engenharia aplicados a vários segmentos industriais.

No Brasil, são clientes da Comau empresas como a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Braskem, Petrobras, Suzano Papel e Celulose, GM, Ford, Votorantim, Lanxess, Renault, FPT, Fiat Automóveis., etc. Já na Argentina, a empresa conta com clientes como Tenaris, Siderca, GM, Siderar, Peugeot Citroën (PSA), Coca-Cola, Fiat Auto, FPT, Ford, etc. No México, destacam-se os clientes Volkswagen, GM, Ford, Tenaris, Chrysler, Carrier, etc

REED EXHIBITIONS ALCANTARA MACHADO LANÇA SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS EM SÃO PAULO

Evento compõe o calendário oficial dos eventos da cidade, e acontecerá de 24 a 27 de novembro de 2011 no Anhembi

A Reed Exhibitions Alcantara Machado e o Automóvel Clube do Brasil, organizadores do evento, reuniram em São Paulo, no Bar Brahma, tradicional ponto turístico paulistano – localizado na esquina da Av. Ipiranga com a Av. São João -, apaixonados colecionadores de veículos antigos para apresentar, em primeira mão, o SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS (SIVA), que será realizado de 24 a 27 de novembro de 2011, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Temático, o evento será apresentado em um ambiente adequado à grandes exposições e que atende os anseios e desejos do público do antigomobilismo.

“O Salão Internacional de Veículos Antigos será realizado dentro de uma perspectiva positiva. Iremos utilizar nosso expertise na realização de grandes eventos do setor automotivo, como por exemplo, o Salão do Automóvel, Salão Duas Rodas, Fenatran e Automec, para abrilhantar ainda mais esta paixão que é o antigomobilismo. Além disso, pretendemos incrementá-lo com o glamour e as idéias de eventos semelhantes ao redor do mundo, afirmou Juan Pablo de Vera, Presidente da Reed Exhibitions Alcântara Machado.

Nesta primeira edição, o SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS terá os seguintes setores: Exposição de Carros, Motocicletas, Barcos e Aviões Antigos, Revenda de acessórios, Carros Conceitos e Vintage, Desfile de Carros Antigos, Leilão, Premiação de Carros Antigos, entre outras atrações. Com cerca de 400 veículos em exposição, a expectativa é que o evento atraia mais de 10.000 visitantes, de toda a América Latina. Este evento conta com o apoio da São Paulo Turismo (SP TURIS) e da Prefeitura Municipal de São Paulo, e foi criado para resgatar e perpetuar a cultura do Antigomobilismo.

O tema escolhido para esta edição foi “A evolução do Automóvel”, que tem como objetivo mostrar o desenvolvimento deste importante invento, das carruagens aos modernos carros do século 20, até os dias atuais. “Para nós do Automóvel Clube do Brasil é um orgulho e um marco a realização deste evento em parceria com a Reed Exhibitions Alcântara Machado. A partir de agora a cidade de São Paulo terá em seu calendário oficial um evento com a categoria e o profissionalismo que os amantes e apaixonados por este setor e a cidade merecem", comentou Ariel Gusmão da Silva, presidente do Automóvel Clube do Brasil.

O evento reunirá os maiores colecionadores de automóveis e motos clássicas antigas, que trarão para exposição verdadeiras preciosidades. Além disso, será palco de um verdadeiro resgate histórico, com a presença de modelos com figurinos de época, música dos anos dourados e a encenação das mudanças de comportamentos e hábitos que guiarão a evolução dos veículos.
Os visitantes poderão prestigiar também um passeio dos carros antigos pela cidade, concurso literário, entrega de prêmios, homenagem a grandes marcas e a comemoração dos 50 anos do seriado "O Vigilante Rodoviário" (foto acima).

SETORES DA FEIRA
- Exposição de Carros, Motocicletas, Barcos e Aviões Antigos;
- Revenda de acessórios;
- Carros conceitos e vintage;
- Desfile de carros antigos;
- Leilão e premiação de carros antigos;

VERSÍCULOS DO DIA

Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti levanto a minha alma. Salmos 143:8

E, tendo eles se retirado, eis que o anjo do Senhor apareceu a José em sonhos, dizendo: Levanta-te, e toma o menino e sua mãe, e foge para o Egito, e demora-te lá até que eu te diga; porque Herodes há de procurar o menino para o matar. Mateus 2:13

Nenhum comentário: