domingo, 29 de maio de 2011

.:. PANORAMA–MV-29.05.2011 .:.

PAULO ELPÍDIO LANÇA LIVRO NO IATE

Fotos: Caio César Paulo Elpídio, o repórter e Raul Martins
Monique e Ernani Barreira: um casal nota mil
Marcondes Viana, editor do Blog e da CHIC, com o fotógrafo Nelson Bezerra e o jornalista José Rangel
Toy Albuquerque, MV, Dedé Barros de Oliveira, Lúcio Alcântara e Alfredo Marques Sobrinho


Ex-reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto sentiu o quanto que é querido em nossa mui heróica Fortaleza, quando do lançamento de dois livros: "A Universidade Possível" e "O Ceará e suas universidades", última quinta, no Iate Clube, que foram impressos na Expressão Gráfica, comandada por Eulálio e Mauro Gurgel e que agora, além de contar com novas máquinas de impressão, está colando os livros e revistas com a excelente cola PUR, que antes só era encontrada em gráficas fora do Estado.

Por lá estavam os ex-reitores da UFC, Anchieta Esmeraldo, René Barreira e Roberto Cláudio Bezerra, sua a amada Zuleide, a filha Martinha (também nossa amiga virtual no FB) com George Assunção, e mais Murilo Martins com Inês, o boa praça Randal Pompeu com Gina e a sogra Zilmar Marcílio.

Ainda foram anotadas as presenças de Dona Yolanda Queiroz, Hélio e Maria Dulce Barros (ela embaixadora do Brasil em Cabo Verde), deslumbrante Monique acompanhado do maridão Ernani Barreira (figura simpática), ex-governador Lúcio Alcântara, Jorge Parente e Paulo Roberto Pinto, Dedé Barros de Oliveira, José Rangel, o bom fotógrafo Nelson Bezerra, Raul e Rebeca Martins e mais...

E mais Souto Paulino acompanhado de Leda Maria, Rui e Lucia Filgueiras Lima, Pedro Henrique e Mana Saraiva Leão, Cláudia Martins, Krica Bezerra com Vânia Lúcia, o comodoro Max Câmara, a bonita juíza Ana Luiza Barreira, Kaia Catunda, Fernanda Quinderé e Juliana Amaral (leia-se Revista CHIC).

Paulo Elpídio evitou o tradicional cerimonial de apresentação do livro e do autor, bem como discurso de agradecimento, o que sempre é demorado e até causa sono nos convidados e preferiu ficar sentado e autografando livros para os amigos, até que os ponteiros do relógio se encontraram, ou seja, meia-noite.

REGINA VOLTA COM SUA FESTA DE ANIVERSÁRIO

A elegante festa de aniversário da colunista Regina Marshall, que fazia parte do calendário da alta sociedade de Fortaleza, volta acontecer este ano, com toda beleza e categoria como sempre foi. Será no dia 19 de agosto, uma sexta-feira.

BABY

Rebeca e Bruno Bastos estão sorrindo para o mundo com a chegada do primeiro herdeiro Henri Leal Bastos. Márcia Pessoa e Rafael Leal são os avós maternos e José e Denise Bastos os paternos.

COZINHA ÁRABE

Muita gente elogiando a cozinha árabe do novo Zahlé (Av. Santos Dumont), restaurante da meiga Silvana Romcy e Ricardo Moreira. Todos falam que o self-service, que funciona de segunda a sexta-feira é delicioso, e o menu especial de fim de semana é excelente.


OPINIÃO DE QUEM ENTENDE


Foto: Patrícia PaesMarcondes, boa tarde!

A Revista está impecável – como sempre – Parabéns!!!

Sucesso Sempre!!!
Opinião de Raf Fayad, diretor de atendimento da WMcCann, a agência que atende a conta da General Motors do Brasil, que está publicando um anúncio (Camaro) na contracapa da CHIC, edição de nº 19.

Para a General Motors publicar um anúncio em uma revista, ela tem que atender uma série de exigência, que são analisadas por diretores da GMB, bem como de sua agência, que é a WMcCann, de Washington Olivetto.

E por atender as exigências é que a CHIC, Automóveis & Sociedade, editada pelo degas aqui, está programada para três edições: a de nº 19, já em circulação, a de nº 20 (em Agosto) e a de nº 21 (em Novembro).


DANI EM BARCELONA


Foto: Patrícia PaesA bonita, charmosa e elegante modelo Dani Gondim, nascida em nossa loira desposada do sol, volta a residir na Europa, desta feita em Barcelona. Ela está fazendo o maior sucesso no comercial da Antarctica exibido nas principais redes de TV.

Dani está linda na capa da CHIC, Automóveis & Sociedade, no editorial “Luxo Sobre Rodas” (foto acima) e em seu Perfil, estão fotos que mostram os seus trabalhos realizados dentro e fora do Brasil.

Assis Gondim, pai da modelo e amigo do repórter há exatos 30 anos é só felicidade pelo grande sucesso da filha.


NIVER

Hoje, dia 29 de maio, a folinha marca idade nova para Ana Paula Braga, Arialdo Pinho, Esmerino Arruda, Elnina (Nina) Alencar Pinto e Rosângela Otoch. Amanhã é dia de cumprimentarmos pelos seus aniversários Adeildo Lima (uma grande figura), Mario Sérgio Lima, Maria Tereza Pontes e Wilma Nobre.

FERNANDA MOTTA COMEMORA SEU ANIVERSÁRIO NA ETAPA DE BRASÍLIA DO MONANGE DREAM FASHION TOUR

A modelo e apresentadora Fernanda Motta, que já está no Brasil para a quinta edição do Monange Dream Fashion Tour, que acontece neste fim de semana, em Brasília, comemora o seu aniversário em cima das passarelas do maior evento de moda, música e beleza do País. Isso porque Fernanda completará 31 anos neste domingo, dia 29. O espetáculo acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães


A casa abrirá os portões a partir das 21h00 e show está previsto para as 23h00. A modelo estará ao lado de um time de beldades representado pelas dream models, que junto a um casting formado por um time com mais 28 modelos, dividirá o palco com a banda brasiliense Capital Inicial, liderada pelo vocalista Dinho Ouro Preto.

SOBRE FERNANDA MOTTA
Fernanda Motta foi descoberta por um olheiro aos 16 anos, durante um passeio à praia de Guarapari, litoral do Espírito Santo. Em seu currículo destacam-se trabalhos para as marcas Rolex, Moët & Chandon, Cartier, Pantene, Avon, Bloomingdale’s, Magnum, Intimissime, Calzedonia, John John, Victoria Secret’s, Forum e Balli.

Fernanda Motta também já estampou as capas de algumas das mais importantes revistas do mundo editorial, entre elas, Elle, Vogue, Vogue Homme, L’officiel, Ocean Drive, DT, Cosmopolitan, Marie Claire, GQ e Bazar. A modelo ainda participou por diversas vezes da poderosa revista Sports Illustrated. Na televisão, apresentou as três temporadas do programa ‘Brazil’s Next Top Model’, versão brasileira do reality-show ‘America’s Next Top Model’, com produção do canal Sony Entertainment Television.

Hoje Fernanda está com dois licenciamentos: uma parceria com a marca John John com a linha ‘Fernanda Motta Loves John John’, que acaba de chegar às lojas em Nova York. A outra parceria é com o designer de joias Fabrizio Giannone com uma linha de joias desenhada e assinada por ela. A top ainda integra o casting da IMG Models, a agência mais poderosa do mundo, que tem em seu currículo modelos como, Gisele Bündchen, Kate Moss e Daria Werbowy.

TORNEIO MUNDIAL DE GOLFE CONTA COM PATROCÍNIO DO BMW GROUP
As 30 melhores golfistas do mundo estão nesse fim de semana no Rio de Janeiro, para disputa da etapa brasileira da LPGA (Ladies Professional Golf Association). O torneio está sendo realizado nas dependências do Itanhangá Golf Clube e conta com patrocínio do BMW Group Brasil.

As atletas estão se locomovendo pela capital carioca, a bordo do BMW X5 e BMW Série 7. Além das participantes da competição, o público presente também pode conhecer de perto outros modelos da marca – BMW X1, BMW X3, BMW Série 5 e BMW Série 5 GT – os quais estão em exposição e disponíveis para test drive.

O evento internacional irá distribuir US$ 720 mil, uma das maiores premiações do golfe brasileiro até hoje e a maior soma da atualidade do golfe sul-americano.

A VOLKSWAGEN TRAZ O NOVO PASSAT PARA O BRASIL

Bestseller global chega com mais estilo, conforto e desempenho

Sedan e Variant tem lançamento simultâneo

Sistemas de segurança inéditos para a categoria

Motor TSI 2.0 com 211 cv e câmbio DSG de seis marchas




O novo Volkswagen Passat está chegando ao mercado brasileiro a partir da próxima semana. Com mais de 15 milhões de unidades vendidas, desde seu lançamento, em 1973, o carro é um dos mais bem sucedidos em todo o mundo e entra, agora, em sua sétima geração.

Historicamente, o Passat sempre acompanhou a vanguarda do progresso da tecnologia. A tradição se mantém: a amplitude das inovações tecnológicas adotadas no novo Passat até agora era encontrada apenas em carros de categorias superiores e modelos de alto luxo.

Fabricado na Alemanha, o novo Passat chega ao Brasil em suas duas versões, Sedan e Variant (station wagon), com novo estilo, mais espaço interno, mais seguro, confortável e agradável de dirigir.

INOVAÇÃO

Entre os muitos destaques do novo Passat, o sistema de detecção de fadiga é um dos vários dispositivos destinados a aumentar a segurança de seus usuários. O Passat é, também, o primeiro carro da Volkswagen a contar com a função de frenagem de emergência para trânsito urbano, que faz parte do aperfeiçoado controle de velocidade e distância ACC, com Front Assist.

A função de frenagem de emergência na cidade, que atua em velocidades abaixo dos 30 km/h, também reage ante a presença de veículos parados. Caso necessário, ela inicia automaticamente uma ação de frenagem, contribuindo assim para evitar uma iminente colisão frontal ou, pelo menos, minimizando os danos resultantes.

CONFORTO

Nesta área, importante para quem opta por carros de alta qualidade, o novo Passat oferece ainda mais refinamentos. Na Variant, a porta do compartimento traseiro tem fechamento elétrico, ao toque de um botão. Na hora de estacionar, ao apertar de um botão o Passat enxerga os espaços disponíveis, paralelos ou perpendiculares à via, e pode estacionar automaticamente no espaço escolhido com precisão de centímetros (Park Assist II - opcional).

SILÊNCIO

O novo Passat é extremamente silencioso. Materiais de isolamento integrados à área do painel e às portas filtram os ruídos externos e do motor. Além disso, uma nova película acústica foi integrada ao parabrisa, bloqueando ruídos adicionais.

SEGURANÇA

A versão anterior do Passat já havia recebido cinco estrelas nos testes de colisão da EuroNCAP, e esta mantém o mesmo padrão de segurança. O carro traz equipamentos como detecção do uso de cintos nos bancos dianteiros e apoios de cabeça que permitem ajustes tanto na altura como longitudinalmente.

Os novos apoios para cabeças do motorista e passageiro da frente diminuem o risco de ferimentos causados pelo efeito chicote em caso de acidente. E novos sistemas opcionais, como bloqueio eletrônico do diferencial (XDS), e o Front Assist otimizam a segurança do Passat.

ESTILO


DNA de design da Volkswagen mostra o caminho para o futuro

DIANTEIRA:



O novo Passat é o segundo modelo da Volkswagen, após o Phaeton, com a dianteira destacada por uma grade com quatro barras transversais. A grade tem a mesma altura dos faróis. Os responsáveis pelo design do novo Passat, Walter de Silva e Klaus Bischoff, respectivamente chefes da área de design da Marca e do Grupo Volkswagen decidiram adotar no carro a mesma solução de estilo usada na dianteira do Phaeton, com a intenção de destacar seu status de veículo de alta categoria.



A nova geração do Passat também segue as diretivas do novo DNA de design da Volkswagen. O desenho da dianteira, completamente novo, associado às dimensões do novo Passat - 1.820 mm de largura e 4.769 mm de comprimento (4.771 mm na Variant) dá ao carro uma aparência ainda mais dominadora. Apesar da largura não ter aumentado, ele tem uma presença mais forte e transmite uma idéia mais intensa de dinamismo. A altura do Passat Sedan é de 1.480 mm e da Variant de 1.488 mm.

A personalidade do Passat é reforçada pelos novos faróis duplos, com iluminação bi-xenônio e LEDs opcionais. Cada conjunto de luzes consiste de 15 LEDs. Sob o conjunto formado pelos faróis e a grade está o parachoques, na cor da carroceria.

O nível mais abaixo inclui outra entrada de ar, emoldurada por aletas cromadas, similares às ponteiras das asas de aviões comerciais. Os faróis de neblina, com perfil bem estreito, ficam alojados ali. Na parte mais baixa da dianteira fica o spoiler, semelhante aos acessórios aerodinâmicos usados nos carros de corrida.

PERFIL LATERAL:

A parte dianteira se funde à lateral através do contorno do capô em forma de V, similar ao do Phaeton, e das características linhas dos paralamas. As fortes linhas de caráter inferior e superior se destacam nesse ponto. Elas dão mais estrutura à altura do carro e criam um perfil mais baixo e uma imagem de maior potência. A linha de caráter superior se junta ao ponto mais alto dos faróis e à linha das janelas laterais, até a coluna traseira.

Logo abaixo, a segunda linha de caráter une as laterais dos faróis com as lanternas traseiras, estendendo-se pela lateral. Na área da soleira, um friso cromado realça as superfícies laterais entre as molduras de rodas salientes, prolongando-se pelas seções dianteira e posterior. O perfil lateral, com os espelhos de novo design, também se caracteriza pelo forte caimento entre o teto e a traseira.

TRASEIRA:



A diminuição da forma de cunha, comparada à versão anterior do Passat, juntamente com a nova estilização das linhas, deu à traseira do carro uma aparência mais leve e elegante. A traseira parece mais baixa e as superfícies, nas duas versões de carroceria, mais largas. Também se destacam as lanternas traseiras, que agora se envolve abraçando as laterais com uma área significativa das suas luzes principais.

A parte inferior da traseira também é emoldurada por um friso cromado. No parachoques da Variant, ele corre por toda a largura do carro e, no sedan, é dividido pela moldura da placa, que fica posicionada mais abaixo. A saída dupla do escapamento fica à esquerda.

INTERIOR

UMA CLASSE À PARTE

O interior do Passat recebeu materiais novos e mais elegantes, com detalhes de acabamento em alumínio escovado. Combinando, os aros dos interruptores das luzes, ajuste dos espelhos e comandos dos vidros são cromados.

CONSOLE CENTRAL REDESENHADO

As características da marca Volkswagen englobam controles e equipamentos de uso intuitivo. Isso orientou os designers a criarem um novo layout para todo o console central. Em sua parte superior, figura um elegante relógio analógico, dominando o visual. Logo abaixo fica o sistema de infotainment, com tela touchscreen e, opcionalmente, sistema de navegação integrado.

No nível imediatamente inferior, ficam os controles do sistema de climatização. O painel do câmbio, que cerca a alavanca, foi inteiramente redesenhado. A alavanca de mudanças tem uma posição mais esportiva. Localizado de forma mais ergonômica, o botão do freio de estacionamento eletrônico fica do lado esquerdo, próximo dos comandos das funções Auto Hold, ESP e, nas versões com Keyless Access, o botão de partida do motor.

BANCO TRASEIRO

As acomodações traseiras do Passat impressionam pelas três posições ergonomicamente delineadas no assento posterior, assim como pelo amplo espaço para as pernas e cabeça. O banco traseiro é dividido e pode ser rebatido de forma assimétrica, além de contar, assim como os bancos dianteiros, com apoio para braços central, com compartimento para pequenos objetos.

PORTAMALAS

O amplo portamalas do sedan dispõe de 485 litros de espaço e a variant conta com 513 litros. Argolas cromadas facilitam prender a bagagem e dois ganchos permitem pendurar sacolas de compras. Um detalhe que mostra o cuidado no design do novo Passat são as dobradiças laterais, que não invadem o compartimento, evitando danos à bagagem.



A tampa do portamalas pode ser aberta por um botão no interior do carro. No sedan, o forro da tampa acomoda o triângulo de segurança, dando acesso fácil mesmo com o portamalas carregado. A porta do compartimento traseiro da Variant é dotada de fechamento elétrico, que não exige esforço do usuário.

CARROCERIA

Máxima segurança e qualidade estrutural - alta rigidez torsional

O sétimo Passat é um dos veículos mais seguros e de alta qualidade em sua classe. Um indicador-chave para esses dois itens é a rigidez estática de sua carroceria, 32.400 Nm/° - um número bastante alto. Este índice só é possível graças à aplicação inteligente de aços de alta resistência. Esses aços especiais compõem 74 por cento da estrutura do novo Passat. Eles são classificados em quatro níveis de resistência, entre alta e super-alta.

Considerados quase como metais preciosos, apesar de fugirem à definição clássica do termo, estão os inovadores aços endurecidos durante a conformação das peças. No Passat, eles participam em 16 por cento da construção do carro. Estão onde um ponto é considerado acima de tudo: a segurança.

SEGURANÇA OTIMIZADA

O novo Passat está equipado com itens como airbags frontais de duplo estágio, apoios de cabeça com ajuste longitudinal nos bancos dianteiros, pedais especiais à prova de choques e airbags laterais na dianteira e de cortina nas janelas da frente e de trás.



Comercializado em cinco continentes, obviamente o Passat atende a todos os padrões internacionais de segurança em colisões. Já na geração anterior, o Passat recebeu cinco estrelas no teste de colisão do EuroNCAP, o mais exigente do mundo.

POTÊNCIA SUSTENTÁVEL

Motor 2.0 TSI, com 211 cv
O motor 2.0 TSI do novo Passat ganhou 11 cv em relação ao usado na versão anterior. O novo motor TSI, que estreou no Golf GTI, atinge sua potência máxima a 5.300 rpm. O torque máximo, de 280 Nm, situa-se entre 1.700 e 5.200 rpm. O Passat TSI atinge 210 km/h. Para chegar a 100 km/h, o sedan leva 7,6 segundos e a variant, 7,7 segundos.

TRANSMISSÃO DSG DE SEIS MARCHAS

O motor do novo Passat é conjugado a uma transmissão DSG, com dupla embreagem e seis marchas, a mais avançada do mundo para carros de passeio. Este tipo de câmbio se caracteriza pelo alto desempenho na troca de marchas e por proporcionar alta economia.

A velocidade de troca das marchas é inigualável, mesmo por motoristas e até pilotos com larga experiência. E, muito mais do que qualquer outro tipo de transmissão automática, o sistema de dupla embreagem da DSG ajuda a reduzir o consumo e as emissões. Comparada ao desempenho das transmissões convencionais, que usam conversor de torque, essa vantagem pode chegar a vinte por cento, dependendo do motor.

COMPORTAMENTO DINÂMICO

As características de dirigibilidade e conforto do Passat atingiram novos níveis. A suspensão traseira, isolada acusticamente da carroceria do carro através de sub-estruturas, a suspensão dianteira McPherson, com componentes de alumínio e a direção com assistência elétrica ser reúnem para proporcionar o máximo de conforto e alta segurança ativa. Além disso, o sistema é complementado pelo ESP, programa eletrônico de estabilidade.

SUSPENSÃO DIANTEIRA TIPO MCPHERSON

A suspensão dianteira do Passat é baseada no sistema McPherson, com braços inferiores triangulares e torres estruturais. O conjunto é extremamente leve, o que gera vários benefícios. Além disso, o eixo é construído para ter peso reduzido. Os elementos transversais de alumínio forjado também são muito leves. No total, a utilização de materiais e métodos de construção especiais reduziram o peso da suspensão dianteira em 13,3 kg. O resultado é mais conforto, melhor comportamento dinâmico e economia de combustível.

SUSPENSÃO TRASEIRA FOUR-LINK

A suspensão traseira do Passat também é muito leve, e ajuda a obter o máximo de conforto e estabilidade. A disposição diferenciada dos braços permite a otimização dinâmica da suspensão tanto longitudinal como transversal. Esta separação funcional garante um ótimo desempenho dinâmico e alto nível de segurança, ao mesmo tempo em que grande conforto ao rodar.

Um aspecto fundamental para o excelente conforto do Passat é o isolamento da suspensão traseira do restante do carro, através das sub-estruturas. O isolamento é garantido por quatro coxins de metal e borracha. A composição da borracha dos coxins foi formulada para atender a requisitos dinâmicos especiais. Assim, o isolamento da sub-estrutura melhora tanto a acústica como a dirigibilidade e o conforto de rodagem a níveis de carros de categoria superior.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS DO NOVO PASSAT EM DETALHES:

DETECÇÃO DE FADIGA

O sistema de detecção de fadiga está sendo aplicado pela primeira vez a um carro da Volkswagen e é uma inovação em sua área. O equipamento detecta a perda de concentração do motorista e o avisa através de um sinal auditivo com cinco segundos de duração. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando que o condutor pare para descansar. Caso o motorista não pare dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

A importância do sistema é muito alta, pois estatísticas mostram que pelo menos 25 por cento de todos os acidentes rodoviários podem ser atribuídos ao cansaço dos motoristas, especialmente em trechos longos e monótonos. A detecção da fadiga se contrapõe a essa situação.

Logo no começo de cada viagem do carro, o sistema analisa as características de direção do motorista. A caminho, o sistema de detecção de fadiga avalia continuamente sinais como o ângulo do volante, uso dos pedais e aceleração transversal.

Se os parâmetros monitorados indicarem um desvio do padrão de direção registrado no início da viagem, os avisos sonoro e acústico são acionados. Independentemente dessa monitoração, sempre que o sistema é ativado recomenda ao motorista uma interrupção da viagem a cada quatro horas de percurso.

O sistema de assistência não visa alertar o motorista em casos extremos, de sono momentâneo. Em vez disso, ele procura detectar com antecedência possíveis lapsos de concentração.

ACC COM FRONT ASSIST E FUNÇÃO DE FRENAGEM DE EMERGÊNCIA URBANA
A possibilidade de colisões frontais é sempre maior no para-e-anda do tráfego urbano, onde o em trânsito tem fluxo constante. Para essa situação, a Volkswagen desenvolveu a nova função de frenagem de emergência urbana, um sistema que faz parte do aperfeiçoado ACC – controle automático de velocidade e distância, adicionado do Front Assist System.

ACC



O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.

O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). O ACC funciona como um controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente.

Reagindo ao veículo que vai à sua frente, o Passat pode até mesmo frear até a imobilidade. Sempre que a estrada à frente estiver livre, o ACC funciona como um controlador de velocidade convencional, mantendo a velocidade estabelecida pelo motorista.

FRENAGEM URBANA DE EMERGÊNCIA

Um novo destaque tecnológico do Passat é a utilização da função de frenagem urbana de emergência. Este sistema funciona em velocidades abaixo de 30 km/h e também reage a veículos parados. Se necessário, ele inicia automaticamente a frenagem para ajudar a evitar uma colisão iminente ou, pelo menos, minimizar os danos da batida.

FARÓIS BI-XENÔNIO



Os faróis bi-xenônio opcionais são complementados por dois conjuntos de 15 LEDs, que emolduram cada um dos faróis duplos. Os LEDs não tem apenas a vantagem de serem facilmente visualizados - eles consomem muito pouca energia. Comparados com faróis de uso diurno convencionais, o consumo de eletricidade cai de 150 Watts para apenas 30 Watts.

BLOQUEIO TRANSVERSAL DO DIFERENCIAL XDS

O bloqueio eletrônico do diferencial XDS melhora a tração ao longo das curvas. Ele é equipamento standard no Passat 2.0 TSI e otimiza muito a tração e dirigibilidade do carro. Tecnicamente, o XDS é uma extensão funcional do bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) integrado no sistema eletrônico de estabilidade (ESP). Assim que os sensores detectam que a roda de tração do lado interno da curva perde a pressão contra o solo demasiadamente, o sistema hidráulico do ESP aplica o freio individualmente nesta roda para recuperar o nível de tração.

O XDS atua como um bloqueio de diferencial transversal, compensando a tendência de saída de frente ao longo das curvas. O XDS proporciona um comportamento do carro mais preciso e neutro, passando ao motorista uma impressão mais próxima de estar guiando um veículo com tração integral do que dianteira. Reduzindo a tendência de saída frontal, ele não apenas melhora a estabilidade, mas aumenta o prazer ao volante.

PARK ASSIST, GERAÇÃO II

A Volkswagen introduziu a segunda geração do Park Assist no novo Passat. Diferentemente dos sistemas de primeira geração, que ajudavam a estacionar o carro exclusivamente em vagas paralelas, o novo assistente de estacionamento também funciona para vagas perpendiculares. O sistema é ativado em velocidades abaixo de 40 km/h pelo acionamento de um botão no console central. O motorista indica o lado da rua em que pretende parar acionando o indicador de direção.

O Park Assist usa seus 12 sensores ultrassônicos (quatro à frente, quatro à ré, dois à esquerda e dois à direita, com alcance de 4,5 metros) para encontrar uma vaga do tamanho adequado e inicia a sequência de estacionamento. O motorista engata a marcha-ré e, a partir daí, só precisa acelerar e frear. O Passat controla o volante. O motorista é orientado por sinais acústicos e indicações visuais no display multifuncional.

Durante as manobras de estacionamento, o Park Assist limita a velocidade do carro a 7 km/h. Uma novidade o sistema também pode frear o carro automaticamente no caso de risco de colisão. Mesmo assim, o motorista continua responsável pelo acionamento normal dos freios, pois o sistema não pode garantir que não haverá danos em todas as situações.

O sistema foi amplamente otimizado em relação ao de primeira geração. Essencialmente, o Park Assist agora permite parar em vagas bem menores - 80 cm maiores que o carro, enquanto anteriormente eram necessários 140 cm. Também funciona em curvas, junto a blocos de concreto e entre árvores ou outros obstáculos. E mais: O novo Park Assist ajuda também a sair de vagas apertadas, auxiliando o motorista desde que haja um mínimo de 50 cm de espaço livre à frente do veículo.

TETO SOLAR PANORÂMICO PARA O PASSAT VARIANT

O teto panorâmico do Passat Variant é 300 por cento maior que um convencional. A seção dianteira do teto bipartido se estende além da coluna B e pode ser aberta totalmente ou por inclinação. Além disso, o teto também possui uma cortina de proteção com acionamento elétrico.

Para o Passat sedan, é oferecido um teto solar, também com abertura por inclinação ou deslizante, com sistema fotovoltáico de captação de energia solar, que mantém o carro ventilado quando estacionado, sem consumir carga da bateria.

PREÇOS

PASSAT 2.0 TSI – R$ 106.700,00
PASSAT VARIANT 2.0 TSI – R$ 113.300,00

TRÊS IRMÃS CRIAM POLÊMICA NA INTERNET AO DECLARAR QUE QUEREM POSAR NUAS JUNTAS
As irmãs Vanessa, 22 anos, Elis, 29 anos, e Alessandra Ruffino, 31 anos, fizeram em ensaio recentemente para uma marca de lingeries. As beldades nasceram em Dracena (632km da capital) e começaram a modelar juntas há pouco tempo.

As três criaram polêmicas na internet depois de declarar que querem posar nuas juntas. As inspirações dizem elas, veio da famosa playboy de 1992 que trouxe em sua publicação três irmãs.

NOVA GERAÇÃO DO TOUAREG CHEGA AO BRASIL

Totalmente redesenhado, SUV ficou mais leve e dinâmico

Um dos automóveis mais seguros de todos os tempos

Alta capacidade off-road, aliada a luxo e conforto


A nova geração do Touareg está chegando às concessionárias da Volkswagen a partir de junho. Primeiro utilitário esportivo lançado pela Volkswagen, o Touareg teve aproximadamente meio milhão de unidades comercializadas em sua primeira geração, que chegou ao mercado em 2002.

Destacando-se num dos mais competitivos segmentos da indústria automotiva, ele se impôs pela perfeita combinação de luxo, conforto e capacidade de enfrentar os mais difíceis caminhos. Tudo isso, oferecendo um altíssimo padrão de segurança.

Seguindo o mesmo caminho, sempre em busca de aperfeiçoamento, a Volkswagen apresenta agora ao Brasil a segunda geração do Touareg, reinterpretando o conceito de utilitário esportivo de alto padrão.

Novas linhas, mais dinâmicas e elegantes, nova estrutura, mais robusta e simultaneamente mais leve, e um impressionante conjunto de sistemas de segurança de última geração compõem um veículo que certamente irá impressionar a todos os que o conhecerem.

A segunda geração do Touareg chega ao Brasil em duas versões, com motores V6 e V8, ambas mais econômicos e eficientes. As duas opções atendem às rígidas normas de emissões brasileiras (PL5) e contam com um novo sistema de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui de forma importante na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados na cidade.

A evolução dos motores fica clara no desempenho do V6 FSI 3,6 litros: com 280 cv e torque máximo de 360 Nm.



PRIMEIRO SUV COM CÂMBIO AUTOMÁTICO DE OITO MARCHAS



Todas as versões do novo Touareg são equipadas de série com uma transmissão automática de oito marchas, tecnologia pioneira no segmento dos utilitários esportivos. Com melhor escalonamento, o câmbio utiliza a sétima e a oitava marchas como overdrive, aumentando a economia de combustível.

A oitava marcha permite que o motor funcione a uma rotação 34 por cento inferior à desenvolvida em sexta, à mesma velocidade. Um ganho considerável na economia e redução de emissões.

MENOS PESO E MELHOR AERODINÂMICA

Como já ocorreu com o Tiguan, seu SUV compacto, a Volkswagen concebeu o novo Touareg visando obter o máximo em sustentabilidade. Além do desenvolvimento obtido nos novos e eficientes motores, um ganho significativo foi atingido na construção do veículo: a versão básica do novo Touareg teve o peso reduzido em 206 kg na V6 e 257 na V8.

Isto não impediu progressos em outras áreas: a carroceria ganhou cinco por cento na resistência à torção, um recorde no segmento. Ao mesmo tempo, os projetistas conseguiram uma melhoria no coeficiente aerodinâmico do utilitário, que foi reduzido de 0,39 para 0,37.

Tração integral



Outro ponto aperfeiçoado, na busca de menor consumo de combustível, foi a tração integral de série do Touareg. O sistema 4MOTION, equipamento de série tanto para a versão V6 como a V8, tem tração permanente nas quatro rodas, administrada por um diferencial Torsen de deslizamento limitado, que distribui a força do motor 60 por cento para o eixo dianteiro e 40 por cento para as rodas de trás.



O Touareg conta, também, com um programa de direção off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, ele altera a configuração dos freios ABS e os sistemas EDS e ASR, otimizando-as para caminhos não pavimentados. Além disso, é ativado o sistema Hill Descent Assist, de assistência em decidas acentuadas, e altera o momento das trocas de marchas do câmbio automático.



Mais espaço para todos



Mais leve, econômico e ágil, o novo Touareg também é um veículo mais versátil, para todas as ocasiões. Seu interior é mais funcional, com bancos mais confortáveis, em couro Vienna,com aquecimento. Na versão V8, os assentos dianteiros podem ser climatizados. O espaço para as pernas dos passageiros de trás foi aumentado, graças à extensão da distância entre os eixos para 2.893 mm, um acréscimo de 38mm.



O banco traseiro oferece, de série, ajuste longitudinal com 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado através de uma tecla e, facilmente, rebatido para ampliar o compartimento de carga para até 1.642 litros de capacidade.



Também item de série, o Touareg conta com o sistema de som RNS850, com DVD, MP3 e preparação para sistema de navegação, além de Bluetooth com comando de voz, entrada auxiliar para fonte de áudio externa e cabo para conexão de iPod. O equipamento é controlado através de uma tela touch screen de oito polegadas e possui disco rígido de 60 gigabytes e oito altofalantes.



Opcionalmente, é oferecido o sistema de som premium Dynaudio Confidence, com amplificador digital de 12 canais e 620 W.

UM DOS VEÍCULOS MAIS INOVADORES E SEGUROS DE TODOS OS TEMPOS

O comando do freio de estacionamento eletromecânico do novo Touareg é feito ao toque de um botão. Além disso, o Touareg V6 também captura parte da energia dissipada nas frenagens e desacelerações.



A vareta de óleo não mais existe: o nível do lubrificante agora é mostrado no painel, digitalmente. Na versão V8, a porta do compartimento de bagagem tem abertura e fechamento automáticos.

Uma opção disponível é o novo teto solar panorâmico, o maior já utilizado num utilitário esportivo, que ilumina o interior da cabine mesmo em dias encobertos.



Também há novidades importantes nos sistemas de assistência. O Area View utiliza quatro câmeras posicionadas ao redor do carro para proporcionar uma visão abrangente em torno do veículo, aumentando a segurança. Com a mesma intenção, há seis airbags.



O Side Assist alerta para carros que se aproximam por trás, fora do ângulo de visão, quando o motorista troca de faixas. O controle de velocidade adaptativo (ACC) com Front Assist, agora pode frear o carro completamente.
PROTEÇÃO AO PEDESTRE

Por ser comercializado em todo o mundo, o Touareg atende às especificações legais mais exigentes de inúmeros países. Um dos detalhes que mereceu atenção no projeto deste novo modelo da Volkswagen foi a proteção a pedestres e ciclistas em caso de atropelamento. Um novo elemento deformável foi incluído no parachoques dianteiro, para amortecer o impacto em caso de acidente, uma medida que vai além das impostas pela legislação.

ABERTURA DO PORTAMALAS

A porta do compartimento de bagagens do novo Touareg, que pesa 40 por cento menos que a da versão anterior, pode ser aberta de dentro do carro, através de um botão na porta do motorista, e também através de controle remoto.

Na versão V8, basta uma leve pressão para baixo para iniciar o fechamento, que ocorre automaticamente. Um sinal sonoro alerta quando o processo inicia e um sofisticado sistema de detecção de obstruções garante a segurança, atuando através de um limitador de força e sensores laterais. Quando algum obstáculo é detectado, o curso da porta é instantaneamente revertido.

A abertura e o fechamento da tampa do compartimento de bagagem podem ser interrompidos pelo usuário em qualquer posição. O ângulo de abertura pode ser pré-programado para, por exemplo, evitar problemas em garagens onde o teto é demasiadamente baixo.

NOVOS FARÓIS

As duas versões do Touareg comercializadas no Brasil têm faróis bi-xenônio, com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs.

Os faróis de xenônio são equipados com lâmpadas DS3, que não utilizam mercúrio. Mais uma vez, a Volkswagen se antecipa à legislação internacional que prevê para os próximos anos a eliminação de materiais contendo mercúrio.



Dois conjuntos, de 15 LEDs cada um, são agrupados em torno dos faróis principais, numa configuração tridimensional característica, em forma de "u", para que a "assinatura" de seu formato identifique a imagem do Touareg à noite.

DESIGN EXTERIOR

O dinamismo do novo Touareg está presente tanto em sua mecânica como no visual, marcado por novas linhas e pelo jogo mais esportivo de suas proporções. A equipe liderada pelo chefe de estilo do Grupo Volkswagen, Klaus Bischoff, se empenhou em dar ao Touareg uma aparência ainda mais elegante.

O novo DNA de design da marca transparece no alinhamento horizontal da dianteira com os novos faróis, da mesma forma que na traseira típica do carro, com suas inconfundíveis lanternas e na carroceria, mais esguia e atlética. O resultado é um SUV com um impacto visual mais imediato, um estilo atemporal transparecendo qualidade, proporções dinâmicas e uma presença discretamente elegante e sofisticada.

Os designers criaram um carro de nível absolutamente superior, que se destaca sob qualquer ângulo e assume uma personalidade independente: um típico Volkswagen e um típico Touareg, que qualquer observador facilmente é capaz de identificar – qualidades raras atualmente, quando o número de veículos existentes em cada segmento de mercado tende a mostrar uma grande homogeneidade na aparência.

INTERIOR

O interior do novo Touareg se caracteriza pela perfeição nos detalhes, com máximo conforto e segurança. A grande distância entre eixos permitiu criar um espaço para os passageiros de trás e o portamalas. O comprimento total da cabine é agora de 1.819 mm. O layout do Touareg oferece cinco lugares com clareza de linhas, elegância, alta funcionalidade e materiais de grande qualidade.

A superfície do painel de instrumentos, os insertos cromados e detalhes em madeira (no V8), redefinem o estado da arte em sua categoria. Um charme especial é criado pela interação entre a típica robustez de um SUV com o ambiente interno de um carro de luxo.



O padrão estabelecido para o interior do Touareg é excepcionalmente alto, desde sua primeira geração e continua sendo um dos mais requintados de todo o segmento dos SUVs. Os botões e interruptores, seus indicadores e os controles das aberturas de ventilação são iluminados em vermelho.

UM COCKPIT SEM CONCESSÕES

O motorista comanda um cockpit claramente delineado. Todas as informações fundamentais estão à mostra dentro do seu campo visual, no painel de instrumentos organizado com precisão.

À esquerda está o contagiros e, à direita, o velocímetro, com escala até 280 km/h. À esquerda, abaixo, fica o pequeno indicador redondo da temperatura do motor e, à direita, o do nível de combustível. Oi instrumentos têm aros cromados e ponteiros vermelhos iluminados. Os mostradores são iluminados por trás, com LEDs, e têm aparência tridimensional.

Esses melhoramentos e a cobertura de vidro antirreflexo dos instrumentos lembram o requinte dos relógios mais finos. Sete indicadores luminosos estão localizados no contagiros, oito no velocímetro e oito outros sob o display multifuncional colocado entre os dois instrumentos. Eles só aparecem quando há necessidade de comunicar alguma informação importante ao motorista.

O display pode mostrar sete cores diferentes e oferece uma grande variedade de opções, sem sobrecarregar o motorista com um excesso de informações. Também pode mostrar detalhes sobre navegação, como setas indicando a direção a seguir.

MOTORES

No Brasil, o Touareg é oferecido com duas opções de motorização: V6 FSI 3,6 l, com 280 cv e V8 FSI 4,2 l, com 360 cv, ambos conjugados à transmissão automática de oito velocidades.



Os dois motores contam com avançado sistema de controle térmico, que desativa a bomba d'água quando o motor é ligado frio, possibilitando que a temperatura de funcionamento ideal seja atingida mais rapidamente. Isso ajuda na economia de combustível, principalmente em trajetos curtos.

Outra inovação, para ambos os motores, é a abolição da vareta de controle do nível de óleo, que agora é monitorado eletronicamente, através de ultrassom. A informação é mostrada no painel, não é mais preciso abrir o capô.

TRANSMISSÃO

Câmbio automático com oito marchas – pela primeira vez num SUV

O novo Touareg conta com um câmbio automático de oito marchas, uma evolução considerável ante o anterior, que tinha seis velocidades. Foi o primeiro SUV do mundo a contar com uma transmissão deste tipo.

Graças a uma amplitude 20 por cento maior entre a primeira e a oitava marchas, o motor trabalha com maior eficiência em qualquer velocidade, proporcionando respostas mais rápidas e funcionamento mais econômico.

A velocidade máxima do carro é atingida em sexta marcha, com a sétima e oitava auxiliando na economia de combustível e redução de emissões em velocidade de cruzeiro. A menor rotação do motor, nessa situação, contribui também para reduzir o ruído e elevar o conforto na cabine.

A nova transmissão utiliza um óleo com baixo índice de fricção e possui um novo trocador de calor, possibilitando ganhos na economia pela menor fricção de seus componentes, principalmente quando o carro ainda não rodou o suficiente para atingir a temperatura ideal.

4MOTION

O Touareg conta com o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída através de um diferencial Torsen, de deslizamento limitado e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O SUV tem capacidade para enfrentar subidas de até 31 graus.

FREIO DE ESTACIONAMENTO ELETRÔNICO



O novo Touareg conta com freio de estacionamento eletromecânico em todas as suas versões, acionado por um botão posicionado no console central.

SEGURANÇA

O Area View permite uma visão abrangente de 360 graus em torno do novo Touareg, como se o observador estivesse posicionado no topo do veículo.

As imagens captadas podem ser combinadas e expostas individualmente na tela do radio RNS 850. Se a câmera traseira for selecionada, são mostradas linhas auxiliares dinâmicas e estáticas, ajudando o motorista a avaliar melhor as distâncias em manobras. Fora de estrada, as câmeras são usadas pelo Area View para mostrar a área mais próxima do veículo, um auxílio inestimável em trilhas radicais.

Outra função do Area View, a visão "Cross Traffic", permite que o motorista enxergue 90 graus para esquerda e direita em pontos localizados bem à frente ou à traseira do Touareg. Essa visão "além da esquina" aumenta a segurança em situações como ao sair de uma garagem com ângulos cegos para os lados.

ACC



O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.

O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). O ACC funciona como um controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente.

Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista.

FRONT ASSIST



O sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um "passageiro da frente sempre alerta", ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista.

A terceira fase do Front Assist pode ser descrita, de forma figurada, como se houvesse um passageiro ao lado do condutor, sempre alerta e com seu próprio pedal de freio. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico.



O sistema de freios é então précondicionado e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio.

Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.

REAR ASSIST

Para auxiliar no estacionamento, o novo Touareg conta com sistema auxiliar dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela do rádio, juntamente com linhas mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.

PREÇOS

TOUAREG V6 – R$ 220.990,00
TOUAREG V8 – R$ 267.990,00

DJ TOP LESS
A loira é pioneira em tocar fazendo top less no Brasil. A princípio, a reação do público é de espanto, mas a moça parece levar isto "numa boa", apesar do assédio masculino e feminino.

Seu estilo é house-music, bem fácil de dirigir, que ela chama de Sexy House. Ela está no entre as top 10 do livro “TODO DJ JÁ SAMBOU”. Junto com as Female Angels entre outras, essa é a nova aposta das agências de DJs

Já participou do programa Amaury Jr, Super pop, A noite é uma criança (Band), Geral do Brasil (Record), Fala que eu te escuto (Record), Revista Trip, Banda FM (Programa Pista na Band), Vírgula (Jovem Pan), Todo Mundo é DJ, entre outros.

CITROËN C3 PICASSO: A VIDA ELEVADA AO CUBO!

Com estilo diferenciado e acabamento premium, monovolume traz inúmeros conteúdos de série e tecnologias inéditas em seu segmento;

Produzido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (RJ), o C3 Picasso oferece garantia de 3 anos e um competitivo Plano de Manutenção com Preços Fixos.

Modelo tem preço a partir de R$ 47.990,00



Chega às concessionárias o Citroën C3 Picasso, novo modelo da marca desenvolvido no Brasil e com vocação urbana. Requintado e sedutor, o C3 Picasso combina amplo espaço interno, dirigibilidade exemplar e um estilo inovador – nada surpreendente diante do artista que lhe dá o nome.

Suas dimensões, versatilidade e equipamentos o tornam um carro perfeito para o uso diário na cidade e também para as viagens de lazer. Um modelo criado para quem deseja um carro com personalidade marcante, mas que não abre mão da praticidade do dia a dia.

UM ESTILO PURO E FUNCIONAL

Combinando sedução e fluidez, força e prazer de dirigir, volume e bem-estar, o estilo do C3 Picasso teve como ponto de partida a criação de caráter e personalidade próprios ao modelo.
Desenvolvido no Brasil, pelas equipes de estilo da América Latina, o design do C3 Picasso contou com a supervisão mundial de Jean-Pierre Ploué, diretor mundial de estilo do Grupo PSA.

“O C3 Picasso apresenta um estilo próprio, adaptado ao gosto do consumidor brasileiro. Um design bem integrado, elegante e requintado, mas que também é funcional e protetor”, afirma Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

Um design mais discreto, racional e contemporâneo, adaptado às necessidades de um consumidor moderno e que valoriza o equilíbrio estético.

Na frente, os chevrons estão em destaque, sinalizando a nova identidade visual da marca. Os para-choques, embora suaves e integrados, também sugerem proteção, deixando claro o território urbano do modelo. O grupo ótico, posicionado bem ao alto, compõe o design harmônico da dianteira.

O para-brisa panorâmico dividido em três partes, verdadeira assinatura estilística do modelo, é a demonstração concreta da Créative Technologie da marca, permitindo aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual.

No perfil, é a carroceria verticalizada que chama a atenção, dando sinais claros do amplo espaço interno e da generosa habitabilidade do projeto - conseqüência direta de seu entre-eixos alongado. Compõem a visão lateral um exclusivo friso e as rodas de grande diâmetro, demonstrando solidez.

Mas é na traseira que o modelo retrata toda a sua força estilística. “Deslocamos o porta-placa para o lado direito, criando uma traseira totalmente assimétrica. Somente um modelo com sobrenome Picasso permitiria isso”, explica Thierry Hospitel, diretor de estilo da América Latina. É assim que o C3 Picasso consegue encarnar um novo tipo de monovolume, com uma personalidade ao mesmo tempo marcante, criativa e ousada.

A GENIALIDADE DO CUBO

Um veículo compacto em suas dimensões – 4.092 mm de comprimento e 1.723 mm de largura –, o C3 Picasso dispõe de uma habitabilidade de referência em sua categoria. O entre-eixos alongado em 80 mm (2.540 mm) e a altura da carroceria (1.624 mm) permitem transportar confortavelmente todos os ocupantes.

O modelo comprova, dessa forma, suas aptidões urbanas: resultado direto de seu formato de carroceria em cubo, tendência mundial em seu segmento e que permite a otimização dos volumes.

Essa arquitetura de carroceria permite-lhe aliar compacidade e generosidade dos volumes, o que faz dele um veículo ao mesmo tempo prático, confortável e convivial.

Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança.

No espaço longitudinal, ele pode comparar-se a vários monovolumes da categoria superior. O espaço ao nível dos joelhos é muito confortável e a altura livre entre as cabeças e o teto nos assentos traseiros, de 122 mm, é também notável. A largura ao nível dos cotovelos igualmente destaca-se: tanto na frente quanto atrás, ela é a melhor do segmento, com respectivamente 1,43 m e 1,40 m de extensão.

Destaque também para a grande acessibilidade, graças, principalmente, aos generosos ângulos de abertura das portas, que asseguram facilidade de acesso ao interior do veículo.

AMPLO ESPAÇO PARA BAGAGEM E VERSATILIDADE A TODA PROVA

Nas três versões, a versatilidade predomina com o rebatimento do banco traseiro em 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar sempre a melhor configuração do espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

UM INTERIOR CHIQUE E CONTEMPORÂNEO

O interior do C3 Picasso é aconchegante e expressa a qualidade percebida. Da escolha dos materiais, passando pelo equilíbrio das cores, aos exigentes processos de qualidade, tudo foi feito para oferecer um ambiente requintado e harmônico.

O painel, com formas arredondadas e orgânicas, exprime modernidade e fluidez. Seguindo as últimas tendências mundiais, apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4.

O volante, ergonomicamente evoluído e com ótima pega, apresenta um estilo moderno e elegante, oferecendo regulagens de altura e profundidade.

“Os tecidos e as forrações internas, próprios do modelo, foram desenvolvidos para suportar as altas temperaturas brasileiras, permitindo um maior conforto ao toque”, explica o designer. A cor escura também foi exigência do mercado brasileiro, que dá preferência aos tons mais sóbrios e discretos. Na versão top Exclusive, o couro com malha 3D assegura um ambiente moderno e sofisticado.

O SOBRENOME PICASSO



A assinatura Picasso identifica com muita propriedade a ampla gama de monovolumes da marca, que atende as mais variadas necessidades do segmento familiar.

“O nome Picasso é conhecido em todo o mundo, sendo imediatamente associado à arte contemporânea, ao estilo e à inovação. Uma palavra mágica que reforça os principais valores da marca, como prestígio, requinte, tecnologia, criatividade e estilo diferenciado”, explica Nívea Ferradosa.

DUAS OPÇÕES DE CÂMBIO

A Citroën oferece ao comprador do C3 Picasso duas opções de câmbio: manual ou automático sequencial.

A caixa de câmbio manual com cinco velocidades à frente (MA5R) oferece escalonamento totalmente adaptado à realidade brasileira. Para isso, foi desenvolvida para privilegiar acelerações e retomadas de velocidade.

Já a moderna caixa automática sequencial AT8 adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do modelo.

Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

Essa caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades sequencial. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio para a esquerda.

A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Essa mudança faz-se de maneira simples e rápida. O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

TECNOLOGIAS INÉDITAS EM SEU SEGMENTO

O Citroën C3 Picasso oferece uma série de equipamentos inovadores em relação a seus concorrentes, seguindo o conceito “Créative Technologie” da Citroën. São eles:

PARA-BRISA PANORÂMICO

O posto de direção oferece uma visibilidade periférica incomparável graças ao inovador para-brisa panorâmico em três partes. Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do para-brisa para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros, mas também um ganho significativo em segurança.

Esse “apagamento” dos montantes dianteiros do para-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°.

SISTEMA DE NAVEGAÇÃO MYWAY COM TELA COLORIDA DE 7”

O Citroën C3 Picasso oferece como opcional um moderno sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo – um diferencial em seu segmento. Possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse (POI), o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece comando no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos.

Esse sistema de áudio e multimídia contém não somente uma navegação em cores integrada, mas também um sistema de áudio/CD compatível com os arquivos MP3/WMA e um kit viva voz Bluetooth®.

Esse equipamento possui uma tela colorida de 7 polegadas para assegurar uma legibilidade otimizada das informações exibidas. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário. O leitor CD MP3/WMA na fachada é, dessa forma, completamente disponível para a função áudio. Enfim, para dispor de um repertório musical ainda mais amplo, está disponível uma entrada USB + Jack.

CITROËN C3 PICASSO: REFERÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS VERDES

O Citroën C3 Picasso, assim como o SUV compacto AIRCROSS, está à frente em seu segmento como modelo “verde”, com 20 kg de materiais verdes embarcados por meio de todas as soluções de engenharia existentes e disponíveis.

Mais que um fato isolado, a afirmação acima demonstra a determinação e o compromisso do Grupo PSA em oferecer, cada vez mais, produtos respeitosos ao meio ambiente e que tragam contribuições efetivas aos processos de produção.

Tal fato permitirá também a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto. De fato, a maior utilização de materiais verdes promove ganhos ambientais bastante relevantes, principalmente em relação à reutilização de resíduos plásticos e a captura de CO2 da atmosfera. Nesse sentido, é sabido que, para a produção de 1 kg de carpete fabricado com PET reciclado, são retiradas do meio ambiente 18 garrafas de 2 litros. Além disso, para a produção de 1 kg de biopolímero, são capturados 2,5 kg de CO2 presentes na atmosfera.

“O desenvolvimento dos materiais verdes do Citroën C3 Picasso foi fruto de muita prospecção e trabalho em parceria com nossos fornecedores de matérias-primas. Podemos citar o caso do tampão de porta-malas com fibra natural, que oferece um nível de prestação acústica superior ao utilizado na Europa”, explica Claudia Landim, responsável de Marketing de Produto da Citroën do Brasil. Outro ponto de destaque do Citroën C3 Picasso é o índice de reciclabilidade do modelo, de 85%.

ABAIXO, OS PRINCIPAIS ELEMENTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;

TNT não-aparente (PET reciclado da garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;

Fibras naturais (material de origem vegetal e fonte renovável).

Utilizados em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex: curauá, juta, sisal;

Feltros (algodão e retalhos de indústria de vestuário). Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;

Fibra Preta (PET reciclado na cor preta). Utilizados como acabamento dos carpetes;

Fibra de Hayon (PET reciclado). Utilizados como reforço dos tapetes;
Madeira: utilizados como reforço do tapete do porta-malas;

Couro: Utilizado em acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante e outros componentes internos;

Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizados nos medalhões das portas;

Polipropileno reciclado: utilizados nos para-barros.

PREÇOS:

GL – R$ 47.990,00

GLX – R$ 50.400,00
GLX – R$ 53.900,00 C/ CÂMBIO AUTOMÁTICO E ABS

EXCLUSIVE – R$ 57.400,00 C/CÂMBIO MANUAL
EXCLUSIVE – R$ 60.400,00 C/CÂMBIO AUTOMÁTICO

VERSÍCULOS DO DIA

E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis. Ezequiel 36:27

E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Romanos 5:5

Um comentário:

Anônimo disse...

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