quarta-feira, 12 de outubro de 2011

.:. AUTO-NOTÍCIAS - 12-10-2011 .:.

NOVO AUDI A6: O MAIS AVANÇADO SEDAN EXECUTIVO DO SEU SEGMENTO
0 a 100 em apenas 5,5 segundos
Tecnologias de última geração
 Head-up display, night vision, adaptative cruise control, pre sense plus, side assist, faróis full LEDs e multi midia interface “touch” com sistema de navegação GPS de última geração, o novo Audi A6 traz soluções inovadoras em todas as áreas de tecnologia e herda as qualidades de seus irmãos maiores, como o A7 e o A8
 Com cerca de 30 kg a menos, motor mais potente e a utilização do inigualável câmbio S tronic de sete velocidades, o melhor sedan executivo Premium do mercado se mantém como o mais veloz e esportivo modelo de sua categoria: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada de 250 km/h

 Motor 3.0 TFSI com 300 cv de potência


  O preço do Audi A6 sedan 3.0 TFSI S tronic quattro é de R$ 313.390,00

DESIGN: ESPORTIVIDADE E ELEGÂNCIA

A sétima geração do Audi A6 pretende escrever mais um capítulo na história de sucesso do modelo. Para isso, aposta no visual elegante e na sofisticação dos equipamentos. Medindo 4,92 m de comprimento, 1,87 m de largura e 1,46 m de altura, oferece a proporção mais esportiva de seu segmento de mercado e deixa a impressão de agilidade em primeiro lugar, com ares de coupé.

Comparado com o modelo anterior, o novo Audi A6 é 2 cm mais curto. Porém, a distância entre eixos ganhou 7 centímetros (agora tem 2,91 metros), o que favorece o espaço interno e o conforto dos passageiros, principalmente que viajam no banco traseiro.

Na dianteira, chamam a atenção a grade baixa single-frame, assinatura atual dos modelos da marca alemã, e os faróis bi-xenônio com LEDs, que enfatizam o visual. A tecnologia xênon plus inclui luzes de circulação diurna geradas por 24 LEDs e controle inteligente dos módulos de luz.

Quando equipado opcionalmente com adaptative cruise control, cujos sensores são instalados no lugar dos faróis de neblina originais, o A6 passa a ter iluminação dos faróis com full LEDs, que possuem também a função de iluminação na neblina para qualquer tipo de condição climática. O seu alcance é de 60 metros – quatro vezes maior do que luzes de nevoeiro convencionais, além de utilizar menos energia.

Os faróis originais são de xenon plus com luzes adaptativas que acompanham as curvas e as manobras de estacionamento. Em combinação com o xenon plus e a iluminação de LED, a Audi também oferece luzes traseiras com tecnologia LED, dando um efeito tridimensional ao conjunto.

A carroceria, extremamente leve, possui significativa porção de componentes de alumínio – mais de 20% do conjunto. A estrutura de baixo peso é ao mesmo tempo rígida e segura, em uma composição com diversos elementos em alumínio e aço de alta resistência, que reduziram o peso em aproximadamente 30 kg, na comparação com o modelo anterior. 

A estrutura da carroceria traz outros pontos fortes adicionais, como métodos de construção que asseguram níveis de ruídos extremamente baixos na cabine. Já o ajuste preciso de todos os componentes e sistemas hidráulicos - e também da transmissão - proporciona excelente isolamento de vibrações.

MOTOR E TRANSMISSÃO

O motor também evoluiu na sétima geração do Audi A6. O propulsor 3.0 litros TFSI a gasolina, 2.995 cm3, produz 300 cv de potência e 440 Nm de torque máximo, entre 2.900 e 4.500 rpm. O motor com compressor mecânico, em conjunto com a transmissão S tronic de dupla embreagem e sete marchas, somados à tração quattro, possibilitam ao Audi A6 o desempenho de um carro esportivo.

O sedan acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O consumo médio é de 12,2 km/l, com emissão de 190 g CO2 por km – nível 13% menor que do modelo anterior, que entregava 10 cv a menos. Esta economia permitiu a redução do tanque de 80 litros para 75 litros, sem prejuízo da autonomia.

Os dois intercoolers foram retrabalhados para refrigerar ainda mais o ar comprimido, permitindo que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão. Essa medida, em conjunto com o melhor aproveitamento dos injetores, resultou no ganho dos 10 cv de potência em relação à geração anterior do sedan.

A evolução do sistema quattro de tração integral permanente apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garantem ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica.

No chassi, os braços da suspensão são feitos em alumínio e a direção eletromecânica é altamente eficiente. O sedan executivo oferece de série rodas de liga leve de 18 polegadas de diâmetro, equipadas com pneus 245/45 R 18.

O sistema Audi drive select, que altera os parâmetros de dirigibilidade do carro, é de série e passou a ter cinco modos de dirigir, incorporando o novo módulo “eficiência”, com ênfase na melhora do consumo. Os outros quatro estágios são dinâmico, auto, conforto e individual, que atua de acordo com a preferência do próprio motorista, que pode escolher as regulagens da direção, da aceleração, da suspensão, do cinto de segurança e do conjunto motor/transmissão.

SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA: ACC STOP & GO E AUDI PRE SENSE
A Audi ainda oferece um pacote advanced de equipamentos opcionais para o novo Audi A6 que auxiliam o motorista e garantem mais segurança. A integração entre eles, com máxima versatilidade, inteligência e desempenho, tornam a condução mais relaxante, fácil e agradável, sobretudo em longas distâncias.

Uma rede eletrônica complexa, o sistema FlexRay, interliga as unidades de controle de numerosas equipamentos de assistência ao condutor e áreas de chassis, aumentando significativamente a velocidade na qual os dados são transferidos entre eles.
O grande destaque deste conjunto de assistência ao motorista é o novo controle de cruzeiro adaptativo (adaptative cruise control - ACC) com função stop & go e o Audi pre sense. O sistema de última geração do controle de cruzeiro regula a velocidade e a distância do sedan do veículo à frente, acelerando e freando em um intervalo de 0 a 250 km/h .

O motorista pode usar o sistema operacional para determinar por meio do MMI como o equipamento deve funcionar – mais confortavel ou mais esportivo. Três níveis e quatro modos de distância estão disponíveis.

O ACC stop & go usa sistema inovador de redes no veículo para analisar dados de até 26 outros sistemas. No entanto, as informações-chave vêm de dois sensores de longo alcance localizados na dianteira, que operam na faixa de freqüência de 76 a 77 GHz. Os radares fazem a varredura de um campo de 250 metros com um ângulo de abertura de 40 graus.

Uma pequena câmera de vídeo na base do espelho retrovisor interno mostra cerca de 60 metros à frente, também com um ângulo de 40 graus.
Com esse alto nível de informação, o sistema pode reconhecer cenários complexos e, preventivamente, apoiar o motorista. O ACC também utiliza  os dados de rota do sistema de navegação para poder calcular, de forma confiável, a faixa adequada na estrada, mesmo em curvas.

A sua gama de aplicação também inclui a função stop-and-go para o tráfego da cidade, onde o sistema, convenientemente, desacelera e freia o sedan até a parada total e automaticamente acelera quando o veículo da frente se movimenta em menos de três segundos. Se demorar mais, basta dar um toque no acelerador ou na própria alavanca de acionamento do ACC para  o veículo se movimentar novamente.

AUDI PRE SENSE: MAIS SEGURANÇA PARA OS OCUPANTES DO VEÍCULO

O sistema Audi pre sense é um equipamento que proporciona maior segurança a todos os ocupantes do veículo por prever, antes do motorista, uma situação de emergência, pois trabalha em estreita colaboração com uma série de outros sistemas e inicia medidas de proteção preventivas em caso de uma colisão iminente. Detectado o perigo, automaticamente aciona o sistema de freios, modifica o posicionamento dos assentos, tenciona os cintos de segurança dianteiros e faz o fechamento total dos vidros e do teto solar.

O Audi pre sense, combinado com o ACC stop&go, pode evitar possíveis colisões traseiras com o veículo da frente em velocidades acima de 30 km/h ou atenuar as consequências de tais acidentes.

No caso de uma situação perigosa, o condutor é avisado, primeiro, com um alerta sonoro e um sinal visual. Paralelamente, o sistema de freio é pré-carregado e os amortecedores da suspensão tornam-se mais rígidos.

Se o motorista permanece passivo, ignorando o aviso de choque, o sistema inicia, com autonomia, frenagem parcial, para diminuir a velocidade do sedan – a uma taxa de de 3 m/s², desde que o carro da frente esteja em movimento. Janelas e teto solar são fechados, a luz do freio adaptativa é ativada, os cintos de segurança são tensionados e o assento é reposicionado.
Na versão Audi pre sense plus, que estará disponível como opcional para os modelos vendidos no Brasil, um terceiro e quarto estágio está incluído em caso de emergência. O sistema agora aumenta a desaceleração a 5 m/s² e aperta os cintos completamente. A última fase de frenagem (totalmente autonôma) ocorre cerca de meio segundo antes de uma colisão inevitável. O choque e suas conseqüências são reduzidos, porque no momento em que o impacto ocorre o sedan pode reduzir sua velocidade em até 40 km/h.
HEAD UP DISPLAY: TODA INFORMAÇÃO EM UM PISCAR DE OLHOS

O head-up display - um novo recurso de última tecnologia disponível como opcional no Audi A6 – projeta as principais informações sobre o pára-brisa em forma de símbolos e dígitos. O visor aparece como uma imagem virtual em uma janela de 262 x 87 milímetros, que parece “pairar” sobre o capô do motor, a uma distância de, aproximadamente, 2,3 metros, precisamente no campo principal de visão do motorista de vista.

A janela de imagem é regulável em altura e para assimilar as informações, o condutor não precisa desviar o olhar da estrada.Também os olhos, acostumados a visão à distância durante a condução, não precisam se ajustar à leitura das informações. O motorista leva cerca de metade do tempo para olhar para o head-up display do que levaria para ler o visor no painel de instrumentos - uma vantagem importante, especialmente em altas velocidades.

O sistema MMI pode ser usado para programar quais informações serão mostradas no head-up display, como velocidade, símbolos de navegação, as listas dos sistemas de infotainment ou indicadores dos sistemas de assistência. O assistente de visão noturna (Audi night vision) também faz parte do uso do sistema.

Audi é a primeira fabricante no mundo a oferecer um head-up display colorido com tecnologia de tela TFT, com alto contraste, mesmo em condições difíceis de iluminação. 15 LEDs nas cores azul e branco fornecem a iluminação brilhante para o monitor TFT no qual as imagens são geradas. Um sensor na base do espelho interno adapta o vídeo à luminosidade do ambiente. O motorista também pode ajustá-lo a qualquer momento.

O pára-brisa no qual a imagem é projetada age como um espelho côncavo, que amplia a imagem, criando algumas distorções no processo. Para evitar imagens fantasmas, a peça e a película de isolamento acústico tem um projeto minimamente cônico.

Quando os pára-brisas são fabricados, minúsculos desvios da superfície ideal são impossíveis de evitar. Apesar de apenas alguns centésimos de milímetro de tamanho, tais imperfeições produziria uma imagem ligeiramente irregular no display head-up. A solução da Audi para evitar este efeito foi, durante a produção do A6, a tela ser precisamente calibrado para o pára-brisa de cada carro.

ASSISTENTE DE VISÃO NOTURNA

Outro sistema de alta tecnologia do novo Audi A6 é o assistente de visão noturna (Audi night vision) , que detecta pedestres e animais. Uma câmera de imagem térmica localizada na grade frontal do veículo funciona como um sistema infravermelho à distância, ou seja, o equipamento reage ao calor irradiado pelos objetos. Um computador converte as informações da câmera em imagens que são mostradas na tela de 7 polegadas do sistema de informações ao motorista.

A câmera com infravermelho, dependendo da velocidade do carro, pode captar objetos até 300 metros à frente, com ângulo de 24 graus de abertura, muito além do alcance do farol alto. O software de processamento de imagens apresenta os objetos detectados em até 100 metros de distância em amarelo no visor. Em uma situação perigosa, a pessoa é marcada em vermelho e um sinal de alerta soa. A marcação vermelha também pode aparecer, opcionalmente, no display head-up.

OUTROS SISTEMAS DE ASSISTÊNCIA

Além destes equipamentos, o novo Audi A6 pode vir equipado com outros sistemas de assistência ao motorista, como o Audi side assist, que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite troca de faixas mais seguras; e o Audi park assist, para auxílio nas manobras de estacionamento. O condutor precisa só acelerar e frear, enquanto o carro esterça as rodas, sozinho, para fazer uma baliza.

O carro foi mostrado à imprensa especializada ontem, em Campinas, São Paulo.


NISSAN CONVIDA PARA O LANÇAMENTO DOS SEUS NOVOS MODELOS
 Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico
March, primeiro popular japonês comercializado em nosso País

Amanhã, dia 13 de outubro, às 15h, a Nissan promove uma coletiva de imprensa no estacionamento do Shopping Iguatemi para apresentar dois lançamentos: o Nissan LEAF, primeiro veículo 100% elétrico em larga escala no Brasil, e o Nissan March, primeiro popular japonês comercializado em nosso País.

Do dia 13 ao dia 16 de outubro Fortaleza também será palco do Nissan Inova Show, o maior evento da montadora japonesa no Brasil. A capital cearense é uma das cidades a receber esse mega sucesso, tendo a frente à concessionária Jangada Nissan, representante exclusiva da empresa em nossa cidade. A ocasião contará com a exposição de carros e test drive com as maiores máquinas japonesas, proporcionando aos visitantes uma experiência de marca interativa em 3D.

Com intuito de destacar a experiência da marca e seu conceito de inovação para todo o país, a Nissan realiza o itinerante Nissan Inova Show, no qual mais de 30 cidades serão percorridas com o objetivo de atingir 100 mil pessoas. O evento aberto ao público acontece durante os finais de semana, dando a oportunidade para o consumidor conhecer melhor toda a linha de produtos disponíveis no Brasil: família Livina (Livina, Grand Livina, Livina X-Gear), família Tiida (Tiida e Tiida Sedan), Sentra e a picape Frontier.

Toda a linha 2012 estará ainda disponível para venda com preços e condições especiais na Jangada Nissan. Até 2014 a empresa pretende alcançar 5% de share, posicionando-se como uma das principais montadoras presentes no Brasil.


FORD COMEMORA 110 ANOS DA PRIMEIRA VITÓRIA EM CORRIDAS
 O dia 7 de outubro marcou os 98 anos do início da linha de montagem na fábrica de Highland Park, em Detroit, onde pela primeira vez os carros passavam na frente dos operários, que ficavam parados, e não o contrário.
O Sweepstakes era supreendentemente sofisticado para a época, com pneus slick, injeção de combustível, ignição sem distribuidor e comando de válvulas variável - aplicações iniciais da tecnologia usada hoje em veículos de alta performance. Ele também tinha suspensão rebaixada e era mais leve que os outros carros, com carroceria feita de aço reforçado.
 O Sweepstakes 1901 era tracionado por um motor de 8.6 litros, com dois cilindros e bloco de ferro fundido, que desenvolvia 26 hp
A Ford comemorou no dia 10 de outubro os 110 anos da primeira e única corrida de Henry Ford como piloto, quando ele venceu Alexander Winton, o mais conceituado piloto e construtor de veículos de então.

A surpreendente vitória ajudou Ford a atrair investidores para dar início à Ford Motor Company, em junho de 1903.

O aniversário foi celebrado na sede mundial da Ford, em Detroit, em um evento que contou com a exposição do histórico carro de corrida, o modelo Sweepstakes 1901.  A "corrida que mudou o mundo" teve 10 voltas e um total de 40 quilômetros, no circuito do Detroit Driving Club. Foi um passo decisivo para Ford concretizar o seu sonho de tornar o automóvel um produto de massa, confiável e acessível.

O Sweepstakes era supreendentemente sofisticado para a época, com pneus slick, injeção de combustível, ignição sem distribuidor e comando de válvulas variável - aplicações iniciais da tecnologia usada hoje em veículos de alta performance. Ele também tinha suspensão rebaixada e era mais leve que os outros carros, com carroceria feita de aço reforçado.

O carro era tracionado por um motor de 8.6 litros, com dois cilindros e bloco de ferro fundido, que desenvolvia 26 hp. A transmissão planetária, antecessora dos câmbios automáticos atuais, era montada lateralmente ao motor, com uma corrente ligada ao eixo traseiro.

Esse conjunto levou o carro a uma velocidade aproximada de 115 km/h, que embora pareça moderada hoje, em 1901 era cerca de 6,5 km/h mais rápida que o recorde oficial em terra. Para os padrões da época, o carro era impressionante. A revista Scientific American o descreveu como "o mais original, senão o mais bonito, design já produzido pelo gênio americano".

LINHA DE MONTAGEM

Esta, porém, não é a única comemoração histórica da Ford este mês. O dia 7 de outubro marcou os 98 anos do início da linha de montagem na fábrica de Highland Park, em Detroit, onde pela primeira vez os carros passavam na frente dos operários, que ficavam parados, e não o contrário.

A inovação introduzida por Henry Ford se tornou um passo decisivo na construção de automóveis. O sistema, mais eficiente, permitiu uma enorme redução de preços e viabilizou o sonho de Ford de produzir "um carro para as massas".

Para racionalizar o trabalho na fábrica, Henry Ford somou várias experiências bem sucedidas, como a montagem de espingardas desenvolvida por Eli Withney, em 1798; o moinho automatizado, desenvolvido por Oliver Evans, em 1783; os métodos de Elihu Root para acelerar a produção do revólver de Samuel Colt, em 1849; e as operações repetitivas dos empacotadores de carne, em Chicago, por volta de 1860, onde cada trabalhador cortava sempre a mesma porção de carne da carcaça de um boi, movimentada por ganchos em um trilho suspenso.

Ford também adaptou teorias organizacionais que eliminavam as operações supérfluas e estabeleceu a velocidade ideal para cada serviço. Com essa combinação de práticas e princípios, criou um método de produção em série baseado em dois fatores fundamentais: o uso de peças intercambiáveis e a montagem progressiva.

Em Highland Park, Henry Ford criou diversas linhas de submontagem, que convergiam para uma linha principal, num esquema semelhante a uma espinha de peixe. O chassi se movimentava continuamente e ia recebendo, em sequência, as cerca de 5.000 peças que compunham o Modelo T, até sair completo, rodando, no final da linha.

Com o tempo, a linha atingiu um alto nível de produtividade, de cerca de 2 milhões de veículos/ano. O objetivo de Henry Ford de produzir um automóvel simples, em grande escala e a preços reduzidos foi realizado.

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