quarta-feira, 9 de julho de 2008

.:. ENCONTRO DAS SANFONAS INAUGURA PROJETO DRAGÃO DO MAR EM CORES VIVAS .:.

Sanfoneiros de renome nacional se unem a talentos da região e iniciam os espetáculos do Encontro das Sanfonas, projeto de música instrumental popular. Dia 12 de julho Oswaldinho do Acordeon, Luizinho Calixto e Darlin do Acordeon realizam show no Anfiteatro do Dragão do Mar

O projeto Dragão do Mar em Cores Vivas – 10 Anos de Paixão pela Arte e Cultura, inicia as comemorações do décimo aniversário do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a acontecer em 2009. Este projeto realiza uma série de ações nas áreas da música, teatro, artes plásticas, dança, e ainda ações relacionadas à infra-instrutora e à comunicação visual. O evento Encontro das Sanfonas dá início às ações reunindo sanfoneiros de todo o Brasil. Dia 12 de julho, os músicos Oswaldinho do Acordeon, do Rio de Janeiro e Luizinho Calixto, de Campina Grande, realizam show no Anfiteatro do Dragão do Mar. O show conta com a participação de Darlin do Acordeon, de Madalena, no Ceará.

Fotos: Divulgação

O Encontro das Sanfonas, projeto da Diretoria de Ação Cultural do Dragão do Mar, encabeçada por Roberto Galvão, tem como objetivo desenvolver ações de incentivo à música instrumental popular, destacando a sanfona, instrumento de grande valor histórico e cultural em todo o nordeste brasileiro. O evento une sanfoneiros de renome nacional a jovens virtuoses no instrumento que ainda estão fora dos holofotes. O projeto prevê espetáculos que privilegiem as amplas possibilidades do acordeom, gerando intercâmbios fertilizadores através da apresentação de diversas técnicas, estilos de tocar e de interpretação.

Serão quatro encontros de sanfoneiros brasileiros de diferentes regiões. A seleção dos espetáculos é realizada sob critérios voltados para atender objetivos pedagógicos estabelecidos pela curadoria, formada por membros do Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC) e pelo acordeonista e professor cearense Rodolf Forte. Neste viés, o Encontro realizará seminários sobre a história da safona, popularidade e erudição, abordagens técnicas e registros, e ainda oficinas e workshops. A proposta é estimular o surgimento de novos talentos, reafirmar a cultura musical do acordeon, formar platéias e pesquisar a produção musical mais relevante do instrumento.

OS CONVIDADOS DO 1° ENCONTRO

O sanfoneiro, cantor e compositor carioca OSWALDINHO DO ACORDEON é respeitado dentro e fora do Brasil. O instrumentista teve convivência pessoal e profissional com Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Hermeto Paschoal. Ganhou a primeira sanfona do pai (o sanfoneiro Pedro Sertanejo) antes mesmo de aprender andar. Com mais de 20 discos lançados, seu currículo registra gravações com Elba Ramalho, Edson Cordeiro, Caetano Veloso, Jackson do Pandeiro, Lobão, Raul Seixas, Ney Matogrosso, Nara Leão, Milton Nascimento, Paul Simon, Manu Di Bango, Didier Lockwood e Cassiopéia.

LUIZINHO CALIXTO é sanfoneiro há três décadas. Nascido em Campina Grande, aprendeu com o pai e recebeu fortes influências do rei do baião, Luiz Gonzaga. Conta-se que Calixto tocou um pouco de acordeon para o rei, que ficou impressionado com tamanha habilidade e deu-lhe de presente a sanfona com que tocara pela primeira vez. Calixto é famoso pela habilidade com os oito baixos, mas também sabe tocar violão, cavaquinho, pandeiro, zabumba, triângulo, agogô e reco-reco.

SERVIÇO:

Encontro das Sanfonas convida Oswaldinho do Acordeon e Luizinho Calixto. Participação de Darlin do Acordeon – dia 12 de julho, a partir das 20h, no Anfiteatro do Dragão do Mar. Ingressos: R$ 12,00 / R$ 6,00. Outras informações: 85 3488.8600.

Nenhum comentário: