

Todos esses atributos já foram bem aceitos pelo público internacional. A terceira geração do modelo já recebeu prêmios nos dois países mais populosos do mundo. Na China, foi eleito o carro com o “Melhor Design”. Na Índia, o Honda City conseguiu recentemente nada menos do que dez premiações nas mais diversas publicações e institutos especializados, entre as quais a de “Carro do Ano”.
A Unidade brasileira será a oitava no mundo, a primeira nas três Américas, a produzir o Honda City. Até então, apenas países asiáticos (Tailândia, Filipinas, Malásia, Índia, Paquistão e China) e um europeu (Turquia) eram responsáveis por abastecer a demanda mundial pelo produto.
Com a ampliação de Unidades fabris, a Honda também planeja estender o número de países que receberão o sedã, que teve sua primeira geração apresentada em 1996. A partir deste ano, pretende atingir 91 localidades, bem superior as 42 que comercializavam o automóvel até dois anos atrás. O Brasil, por exemplo, exportará para a América do Sul.
O lançamento do Honda City consolida ainda mais a participação da empresa no disputado mercado automotivo nacional. Em 1997, abriu suas portas da Unidade de Sumaré, com o Honda Civic. Desde então, se transformou no veículo mais vendido entre os sedãs médios, princi¬palmente após a apresentação da oitava geração (New Civic), em 2006.
O ano de 2003 registrou o início da fabricação do Honda Fit. O monovolume se tornou sucesso na categoria. No ano passado, foi apresentada sua segunda geração (New Fit). No primeiro trimestre de 2007, foi à vez do Civic Si, o esportivo da linha Civic, começar a ser produzido na Unidade localizada no interior paulista.


Os faróis de neblina foram instalados na entrada de ar do para-choque dianteiro somente na versão EXL, conferindo também um aspecto esportivo. Por outro lado, as lanternas traseiras contam com sofisticado espelhamento multifacetado, que se assemelha à iluminação por LEDs.
Aliás, os mínimos detalhes reforçam a beleza do veículo. É o caso da maçaneta. Seu formato está em harmonia com o desenho do carro. As versões EX e EXL possuem rodas de liga leve de 16 polegadas, cinco raios e pneus 185/55; a versão LX tem rodas de liga leve de 15 polegadas, cinco raios e pneus 175/65.
A esportividade também está presente na ponteira do escapamento cromada aplicada nas versões EX e EXL. Essas versões dispõem de retrovisores com aviso luminoso de mudança de direção, funcionando como um eficiente item de segurança ativa. Já a antena está localizada na parte traseira do teto em todas as versões.

Os bancos das versões LX e EX são revestidos em tecido. Já a top de linha, a EXL, ganhou couro no assento. Aliás, também possui um confortável sistema de reclinação dos bancos com dois estágios. Isso permite que os passageiros relaxem e se sintam confortáveis durante longas viagens.
Sem exceção, o sedã possui encosto de cabeça regulável para todos os ocupantes. O modelo tem apoio de pé em todas as versões. Já o espaço de seu porta-malas supera a expectativa do consumidor ---capacidade para 506l.
Como comodidade, possui porta objetos sob o banco traseiro, além de inúmeros espalhados por lugares estratégicos do modelo. Já o volante tem ajuste de profundidade e altura, oferecendo uma posição natural de direção.
Como benefício, a posição apropriada reduz o cansaço do piloto em longas viagens e assegura o conforto e o prazer de dirigir. As portas com abertura em três estágios ampliam a facilidade de entrar e sair do veículo.
Sofisticação é outra característica bem evidenciada no modelo. Veja seu painel blackout display de informações.
O piloto tem acesso às informações claras e precisas sobre autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, hodômetro parcial e hodômetro total. O modelo também possui sistema avançado de som com rádio CD-Player (MP3/WMA) e entrada auxiliar (P2/USB). O ar condicionado digital é encontrado nas versões EX e EXL, e, manual, na LX.
O projeto do Honda City facilitou ao máximo o acesso a todo tipo de comando. Do condutor aos passageiros. Por meio de suaves toques, acionam-se da regulagem do volante e dos bancos reclináveis aos controles de climatização e de áudio, todos de fácil operação.

O propulsor do Honda City gera 115 cv a 6.000 rpm, na utilização de gasolina, e 116 cv a 6.000 rpm, quando for apenas álcool. O motor possui torque de 14,8 kgf.m a 4.800 rpm. Ou seja, excelente potência e torque com baixo consumo de combustível.
Todas as versões possuem transmissão automática e manual de cinco velocidades, semelhante à utilizada no New Fit e que possibilita oferecer um melhor escalonamento, aproveitando ainda mais o rendimento do motor em diversas faixas de rotação e de carga.
A versão EXL, a top de linha do modelo, será produzida no mercado nacional com o avançado Paddle-Shift. Trata-se do sistema que permite trocas de marcha manuais com o acionamento de alavancas localizadas no volante, assim como nos carros de F-1. Esse item também remete à esportividade. Aliás, o modelo dispõe dos modos “D” (Drive) e “S” (Sport). Neste caso, da primeira à quinta marcha é possível contar com uma relação escalonada para melhor aproveitamento da potência e do torque em condução esportiva.
Para uma resposta mais eficiente e precisa da direção, o modelo conta com o EPS (Electric Power Steering), sistema de direção eletricamente assistida, que o torna mais leve em baixas velocidades e firme em altas. O esforço de esterçamento é reduzido com o auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, atuando sobre o pinhão na caixa de direção. O chassi tem a tecnologia Global Small Plataform, que possibilita a instalação do tanque de combustível, com capacidade de armazenamento de 42 litros, sob o assoalho, centralizado abaixo dos bancos dianteiros.
A SUSPENSÃO DO HONDA CITY OFERECE DIRIGIBILIDADE AGRADÁVEL
Localizada na parte dianteira, a estrutura McPherson adota molas que anulam as forças laterais, eliminando a necessidade de sobreposição da mola com o amortecedor, o que reduz o espaço necessário para a suspensão. Isso faz com que os componentes trabalhem suavemente e que as curvas sejam feitas com maior estabilidade, em razão da pouca variação de cambagem ao longo do curso vertical da roda.
Na traseira, o eixo atua como se fosse uma barra de torção, criando uma estrutura de alta rigidez da carroceria e dos pontos de fixação, o que beneficia a dirigibilidade. O posicionamento da bucha do braço oscilante é inclinado, para adequar a força lateral de esterçamento, estabilizando ainda mais o automóvel.
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA
O novo sedã da Honda foi projetado com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), que incorpora uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e na dispersão de impactos em uma grande área. Há um compromisso com a segurança dos pedestres e, para isso, a superfície do capô foi desenvolvida para se deformar, assim como o para-choque, e minimizar impactos de um eventual atropelamento.
No sistema de freios, a versão LX terá freios dianteiros a disco e traseiros a tambor. Já as versões EX e EXL vêm equipadas com freios a disco nas quatro rodas, ABS e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que calcula e distribui a pressão apropriada a cada roda em frenagens bruscas, evitando seu travamento e mantendo a dirigibilidade. O Honda City ainda traz recursos anti-furto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme e imobilizador na chave e trava de segurança nas portas traseiras. Tanto o capô quanto as portas estão protegidos para evitar o arrombamento.
O novo modelo da Honda terá três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas cores Branco Taffeta Sólido, Dourado Poente Metálico, Prata Global Metálico, Grafite Magnesium Metálico, Cinza Paladium Metálico, Verde Vermont Perolizado, Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado e Verde Deep Perolizado.
PREÇOS
Seus preços públicos sugeridos são de R$ 56.210,00 (LX MT), R$ 60.010,00 (LX AT), R$ 61.650,00 (EX MT), R$ 65.450,00 (EX AT), R$ 65.375,00 (EXL MT) e R$ 71.095,00 (EXL AT) com frete incluso (base Estado de São Paulo). Os clientes podem obter informações sobre a concessionária mais próxima pelo site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 701 3432.
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