sexta-feira, 31 de agosto de 2007

.:.Alemães armam trincheira contra chineses.:.

Os alemães armaram trincheira em Frankfurt para se defender de eventual ataque dos chineses. Estamos falando do Salão do Automóvel de Frankfurt (IAA), que acontece de 13 a 23 de setembro e os alemães em questão são a BMW e a Smart (Foto).
Os dois fabricantes estão atentos, na expectativa de os chineses apresentarem no IAA os modelos SUV (utilitários-esportivos) CEO e UFO, assim como o compacto Noble. Os três são muito parecidos com o X5 da BMW, o Toyota TAV4 e o Smart ForTwo.
A BMW já iniciou processo legal contra a distribuição do CEO na Europa, informou um porta-voz da BMW ao jornal alemão Automobilwoche. Ele afirma que se o carro aparecer no IAA irá tomar medidas legais impeditivas.
A Daimler está também preparada para acionar a justiça com o objetivo de proteger o design do Smart contra o fabricante chinês Shuanghuan, que fabrica o CEO.
Em outubro do ano passado a Daimler, fabricante do Smart, conseguiu impedir que o fabricante chinês levasse uma cópia do Smart para o mercado europeu.
O importador China Automobile Deutschland, um importador independente que planeja levar para o mercado europeu os três modelos a partir de outubro, informou que não tem conhecimento de um possível veto aos carros no IAA.
O chefe da empresa importadora, Karl Schlössl disse que essa discussão pode até ajudar, uma vez que eleva os produtos chineses ao nível dos carros BMW e Smart.
A violação de direitos autorais é mencionada no regulamento do IAA. Uma companhia acusada de violação de produto e marca pode ser obrigada a retirar os produtos do IAA e fechar o seu espaço de exposição, informou a VDA, associação dos fabricantes de automóveis da Alemanha. (Fábio Doyle)

Nenhum comentário: