quinta-feira, 16 de agosto de 2007

.:. Freelander 2 - Land Rover introduz no país o conceito de veículo utilitário 4X4 Premium .:.


O segmento de utilitários esportivos compactos não será mais o mesmo depois do lançamento do novo Freelander 2. Seu grande diferencial é aliar as qualidades de um veículo premium, como conforto e sofisticação, com a robustez e capacidade de um grande off road.
O Freelander 2 é um substituto à altura de seu antecessor, o qual foi responsável pela mudança na imagem da marca no país e na conquista da liderança do segmento de luxo. Com a introdução do modelo, a marca viu seus números de venda crescerem exponencialmente, abrindo caminho para o bom posicionamento de modelos ainda mais sofisticados os quais hoje também são lideres em suas categorias.
Ao mesmo tempo em que se pode comparar o novo modelo aos oferecidos por diversos concorrentes em termos de tamanho, ele se destaca destes em virtude de sua incomparável capacidade fora-de-estrada, uma tradição da marca, além de muito conforto e sofisticação, características novas para esta categoria de veículos.
O modelo encara as ruas da cidade e as estradas, mesmo as de terra ou pedriscos, com muita naturalidade. Para tanto, seu novo e potente motor garante a performance em qualquer tipo de terreno. Nas situações fora de estrada, conta agora também com o exclusivo Terrain Response, assim como os modelos mais sofisticados da marca. Com ele, pode-se adaptar o veículo à qualquer tipo de pista, automaticamente, com o simples girar de um botão seletor localizado no console do veículo.
O espaço interno do Freelander 2 evoluiu significativamente em relação à versão anterior; são 55 mm a mais na distância entre-eixos. Com isso, o habitáculo se tornou mais generoso para a cabeça, ombros e pernas nos assentos dianteiros e traseiros. O volume do compartimento de carga, 38% maior, está agora entre os maiores dentro do segmento, com 755 litros de capacidade com os bancos traseiros em posição normal.
Líder na Europa por cinco anos, o Freelander original, lançado em 1997, é considerado por muitos como o precursor de um novo segmento, o de 4x4 compactos de luxo. O Freelander 2 é produzido na planta de Halewood, Inglaterra, fábrica que ganhou o prêmio JD Power European Plant Quality Gold Award de 2005, reconhecida como a melhor linha de produção de automóveis da Europa naquele ano.

Design

Para criar o novo Freelander 2, a equipe de engenharia e design da Land Rover se baseou em três características: linhas esculpidas, superfícies de linhas suaves e simples e os elementos de ligação entre as partes do veículo. Mas, as referências visuais ao Freelander original também estão presentes. As formas distintas são imediatamente reconhecidas. O melhor do Freelander foi mantido, atualizado e aprimorado, como o capô em concha e o teto em dois níveis.
O design geral do veículo é mais simples, mais luxuoso e atraente. A funcionalidade também foi pensada nesse modelo. As colunas A, mais estreitas, contribuem para melhor visibilidade. As elevações laterais do capô auxiliam o condutor a dirigir com mais precisão tanto em estradas quanto fora delas. Sua altura elevada do solo também contribui para uma melhor performance off road.
O resultado de todas essas características é um design sofisticado, de grande requinte, mas também dinâmico e robusto.

Motor e transmissão

O novo motor de 6 cilindros em linha, gasolina, é um dos mais modernos e requintados do mundo. Ele foi desenvolvido pela Volvo Automóveis, outra integrante do Premier Automotive Group, grupo de marcas premium do qual também faz parte a Land Rover. Com alta tecnologia agregada, o motor do Freelander 2 tem baixos índices de emissão de CO2 e consumo de combustível. Com ele, o veículo acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, e atinge velocidade máxima, controlada eletronicamente, de 200 km/h.
A potência é de 233 cv a 6300 rpm e torque de 317 Nm a 3200 rpm. O consumo, 10% inferior ao modelo anterior, é de 8,9 km/ litros de combustível.

Caixa de câmbio automática Command Shift

A caixa de câmbio, automática Command Shift™ de seis velocidades é a mesma dos modelos Range Rover e Discovery 3. A qualidade das mudanças de marcha é assegurada pelo novo Módulo Eletrônico Integrado de Controle de Transmissão, tornando imperceptíveis as mudanças.

No modo esportivo, a transmissão automática é programada para manter a mesma relação de marcha durante um período mais longo, além de selecionar a mudança com maior agilidade, contribuindo para uma aceleração rápida e vigorosa.

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