sábado, 15 de setembro de 2007

.:. NOVO JAGUAR XF: UM SEDÃ QUE QUEBRA PARADIGMAS .:.


O novo carro da Jaguar chega para ser uma referência de design e esportividade para os modelos sedãs

Quem esteve no Salão Internacional de Frankfurt acompanhou o lançamento de um veículo com design, luxo, esportividade e inovações tecnológicas que há tempo não se via. O XF, novo sedã da Jaguar possui um estilo diferente do que qualquer outro modelo já produzido pela marca. Por fora ele se parece com um coupé esportivo, mas quando as portas se abrem, o carro se revela um sedã espaçoso, com capacidade para acomodar cinco adultos confortavelmente.

Mas não são apenas suas linhas agressivas ou seu amplo espaço interno que impressionam. Atributos tecnológicos que quebram paradigmas “estréiam” no XF. Seu câmbio giratório que substitui a alavanca por um botão e as saídas de ar inteligentes, que se revelam assim que o carro é ligado, fazem do modelo um dos melhores sedãs já produzidos.

Mesmo sem deixar de lado as características que fizeram a história da Jaguar durante mais de 80 anos, o XF é o segundo carro da nova era de design e tecnologia da marca, iniciada com o coupé XK em 2006.

Design e conforto

Proporcionar amplo conforto e prazer ao motorista sempre foi um cuidado especial adotado pela Jaguar. Com o XF, estas qualidades se unem ao seu aspecto esportivo. Atributos como chassis rígido, suspensão inteligente, sistemas de freio de alta tecnologia e transmissão de alto desempenho, fazem o modelo possuir o luxo e conforto de um sedã, com a estabilidade, desempenho e características de condução de um super- esportivo.

Com capacidade para acomodar confortavelmente até cinco adultos, o espaço interno foi desenhado para proporcionar níveis de conforto que desafiam até mesmo os mais premiados sedãs de luxo. Com dimensões de 4,96m de comprimento, 1,87m de largura e distância entre eixos de 2,90m, o veículo é o maior de sua categoria.

"O interior do Jaguar XF é uma combinação perfeita de estilo e solidez. Com inovações técnicas e eficientes como o câmbio giratório e a simplicidade da tecnologia touch-screen, o carro é a prova de que design avançado e funcionabilidade podem ser dispostos em perfeita harmonia", ressalta Mick Moham, Engenheiro-chefe de Programação.

Além de espaçoso, o modelo também é extremamente leve graças aos componentes de alumínio que ajudam a compor sua carroceria. Com peso que varia entre 1679kg (motor V6) e 1842kg (Versão Super V8) o carro oferece uma relação peso-potência impressionante.

A personalidade do Jaguar XF pode ser definida pelo seu design dianteiro, com uma forte entrada de ar de onde saem as linhas do capô que percorrem toda a lateral. O formato oval da grade dianteira, que remete ao lendário esportivo E-Type da década de 60, é uma importante característica que ajuda a definir o padrão desta verdadeira jóia sobre quatro rodas.

Fato raro nos sedãs, o carro apresenta uma bela harmonia entre as partes traseira e dianteira. Seu desenho é arrojado e remete bastante ao conceito de esportividade.

"Para mim, o Jaguar XF representa um novo estágio em minha trajetória profissional. Eu sempre tive, em minha carreira, o objetivo de fazer com que a Jaguar volte a ter um lugar de liderança em termos de design automotivo. Carros como o original XJ6 deixaram um verdadeiro legado e minha ambição sempre foi criar algo dessa importância. O XF é este carro", ressalta Ian Callum, Designer Chefe da Jaguar

Tecnologia

O modelo impressiona quando observamos seus inúmeros atributos tecnológicos, que proporcionam ao motorista, todo o conforto e comodidade. Sua característica mais impressionante são as mudanças de marcha por meio do “Jaguar Drive Selector”, sistema que literalmente aposenta a alavanca de câmbio, dando lugar a um botão giratório que se “levanta” quando o carro é ligado. Isso faz com que o espaço interno do modelo seja bastante otimizado.

O sistema de ar condicionado digital permite regulagem independente de temperatura para o motorista e passageiros. As saídas de ar localizadas no painel do veículo ficam “escondidas” e de revelam assim que o carro é ligado.

Assim como no coupé XK, o veículo também possui vários itens de conforto aos seus ocupantes, como memorização automática das posições dos bancos, computador de bordo com display em alta resolução e tecnologia Touchscreen, que mostra ao motorista, informações vitais como um diagnóstico completo do veículo com nível de óleo do motor, nível de pressão dos pneus, além do controle de todas as funções de áudio, entre outros.

Desenvolvido por meio de uma das mais avançadas tecnologias, o “Sistema de chave inteligente” permite ao motorista abrir seu veículo e dar a partida com simples toque de um botão localizado no painel.

Nenhum comentário: