quarta-feira, 3 de outubro de 2007

.:. Especialistas alertam para os perigosos efeitos do jejum .:.

Para ficar com o corpo de Flânia, as mulheres precisam fazer um regime moderado. Nada de jejum.


Existem modalidades de dieta que propõem perda de peso quase que instantânea e a garantia de não voltar a engordar, uma é o jejum. Tome cuidado com esse tipo de proposta indecente. Óbvio que ela não é nada saudável e traz enormes riscos de prejuízos à saúde. Um período de jejum, que podemos estabelecer em mais de quatro horas, pode resultar em lentidão dos movimentos, raciocínio confuso, perda de memória, suores frios, dores musculares e de cabeça, tontura e até mesmo desmaios. “Esses sintomas, muitas vezes, estão relacionados ao processo de hipoglicemia, isto é, redução da glicose na corrente sanguínea”, explica Fabiana Beatriz Fonseca Silva, nutricionista do GANEP – Grupo de Nutrição Humana.

No jejum, além de o metabolismo agir lentamente, a perda de peso não ocorre da maneira prevista. Em vez de perder a gordura, a grande vilã da balança, o organismo elimina apenas os líquidos e massa muscular. Ou seja, a sensação de emagrecimento é passageira, pois ao voltar a se alimentar normalmente, há a recuperação orgânica e o conseqüente ganho de peso. Isso por que o corpo mantém uma reserva maior de energia para se prevenir em uma nova situação de carência alimentar.

“Há mulheres que seguem o jejum para entrar naquele vestido especial ou lutadores de boxe que o fazem para entrar em uma categoria de peso mais leve. Mas não é um hábito saudável. O importante, sempre, é ter limite. Deixar de comer agora e depois descontar em uma única refeição tem efeito pior”.

Como evitar longos períodos sem comer

De acordo com Fabiana, é essencial se alimentar a cada três, ou no máximo, quatro horas. Dessa forma, evita-se o consumo excessivo. A disciplina ajuda na manutenção do peso, além de controlar os níveis de glicemia, que, quando muito baixa, desperta um desejo intenso de comer doce.

Se você é do tipo que passa períodos do dia na rua, a nutricionista indica levar algo para degustar, pois nunca é bom deixar a fome prevalecer. “Opções práticas são torradas integrais em embalagens com duas unidades, frutas que não precisam de utensílios para ser consumidas, e, claro, as barras de cereais. São uma rica fonte de fibra e ainda possuem uma variedade de sabores”.

Já para os que têm tempo disponível para as refeições, a dica varia um pouco. Frutas, iogurtes (desnatados, em caso de dieta) e vitaminas de frutas com leite são opções saborosas e saudáveis. Se não está tão preocupado em perder peso, Fabiana propõe relaxar um pouco, só um pouquinho: “Comer uma fatia de bolo ou um pão também não faz mal, desde que o faça com moderação”.

Nenhum comentário: