quinta-feira, 8 de novembro de 2007

.:. Peugeot 908 HDi FAP estréia na “Mil Milhas Brasil” .:.

Peugeot chega na liderança à última etapa da Le Mans Series 2007, que será realizada no autódromo de Interlagos e marcará a inclusão da Mil Milhas Brasil no calendário oficial da competição.

O Peugeot 908 HDi FAP desembarca no Brasil, pela primeira vez, para disputar o título da Le Mans Series 2007 durante a Mil Milhas Brasil, prova que acontecerá neste sábado (10/11), no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos (SP).

A Equipe Peugeot / Total estará presente na disputa com dois protótipos: o Peugeot 908 HDi FAP nº 8, que lidera a competição na categoria LMP1, sob o comando dos pilotos Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin, e o carro de nº 7, que ocupa a terceira posição na classificação geral, conduzido pelos pilotos Marc Gené / Nicolas Minassian.

Assim, o carro chega à última etapa da Le Mans Series como favorito para a conquista do título, com dois pontos à frente do segundo colocado, revelando seu alto nível de competitividade e confirmando o grande potencial para brilhar nas pistas.

Peugeot quebra recorde de velocidade em Interlagos

O primeiro dia de treinos livres resultou em recordes no autódromo de Interlagos. O Peugeot 908 HDi FAP nº 7, pilotado por Marc Gené e Nicolas Minassian, foi o mais rápido na primeira sessão de ontem, ao completar os 4.309 metros do circuito em 1m21s787 – marca superior apenas aos tempos registrados por carros de Fórmula – 1.
Após liderar a primeira sessão dos treinos, a Peugeot repetiu a dose e voltou a brilhar nos ensaios realizados à noite, apresentando novamente os melhores tempos na classificação geral – Marc Gené / Nicolas Minassian (1m21s609) e Pedro Lamy / Stéphane Sarrazin (1m21s752). A definição do grid de largada acontecerá hoje, a partir das 15h40.

Fruto de um projeto original e eficaz, o Peugeot 908 HDi FAP traz em seu DNA a forte tradição esportiva da marca Peugeot. Tanto que em sua primeira temporada na competição, conquistou a vitória nas cinco etapas anteriores e a segunda colocação nas “24 Horas de Le Mans”, umas das mais tradicionais provas de endurance.

Para Bruno Famin, Diretor Técnico da Equipe Peugeot / Total, a prova de Interlagos será de grande importância também para a análise de desempenho do carro, por proporcionar um percurso superior a 1.600 km – o mais longo da temporada. A partir desses estudos, a Peugeot Sport dará continuidade às adaptações necessárias para garantir um resultado ainda mais positivo nas “24 Horas de Le Mans” em 2008, o grande desafio da Marca.

Design arrojado e alta potência em harmonia com o meio ambiente

A configuração do Peugeot 908 HDi FAP resulta do compromisso entre a estética e a eficácia aerodinâmica. O protótipo está equipado com um motor a diesel HDi V12 e filtro de partículas, com uma cilindrada de 5.500 cm3.

Essa motorização proporciona excelentes performances num propulsor movido a diesel, com potência máxima superior a 700 CV e um torque excepcional que ultrapassa 120 mkgf. O projeto do motor favorece o desempenho também em baixa rotação, graças à arquitetura dos coletores de admissão, que facilita o enchimento da câmara de combustão, mesmo em baixas velocidades.

O motor V12 que equipa o Peugeot 908 possui um ângulo de abertura de 100º, que permite a redução do centro de gravidade, favorecendo o comportamento dinâmico do carro. O propulsor possui duas linhas de escapamento independentes, cada uma delas acionando um turbocompressor Garret, além de dois filtros de partículas, localizados na extremidade dos escapamentos. Esse sistema garante o funcionamento totalmente limpo do motor sem emissão de fumaça, independentemente da circunstância, e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

A caixa seqüencial assistida de seis velocidades, disposta em posição longitudinal, está especialmente adaptada para suportar o altíssimo torque, mantendo uma perfeita sintonia com o motor. O comando da caixa de velocidades é eletropneumático.

Nenhum comentário: