terça-feira, 6 de novembro de 2007

.:. Sabor e requinte em Guaramiranga .:.

Quem subir a serra, rumo ao Maciço de Baturité, entre os dias 15 e 18 de novembro, vai encontrar cinco mil metros quadrados de área projetada e estandes temáticos para mostrar o crescente potencial do nordeste brasileiro nos mercados produtor e consumidor de vinho.

A terceira edição do Festival de Vinhos, realizado em Guaramiranga, transforma a cidade serrana em vitrine da enograstronomia internacional. O clima ameno, as belas paisagens e a tranqüilidade interiorana compõem o ambiente ideal para que cearenses e visitantes apreciem o sabor das melhores safras de vinho, conheçam a história e o potencial de mercado da bebida.

Para isso, durante quatro dias, o Festival vai promover uma viagem pelo sedutor mundo dos vinhos. Da “pisa da uva”, ritual histórico de produção da bebida, que marca o final da colheita nas plantações da fruta e o início do trabalho nas vinícolas, até as degustações de vinhos desejados pelos mais requintados paladares, como o Chateau Haut-Brion, Chateau Latour e o Veja Sicília.

Os encontros enogastronômicos, que promovem a união perfeita dos vinhos com pratos das culinárias, internacional, nacional e regional, vão mostrar como associar corretamente a bebida aos mais variados cardápios, valorizando ainda mais o prazer de saborear uma boa taça de vinho.

Outra novidade esse ano é o investimento no mercado cearense. O Festival vai levar a Guaramiranga o presidente da ABS – Associação Brasileira de Sommeliers, Arthur Piccolomini, que vai ministrar cursos e realizar palestras sobre a arte de conhecer e servir vinhos, obedecendo às regras e os rituais universais que envolvem a sofisticada bebida.

Segundo Adalberto Benevides, um dos coordenadores do Festival, a presença de Arthur Piccolomini vai estimular a evolução do mercado cearense. “O Ceará não dispõe de nenhum sommelier devidamente preparado para desempenhar essa função.

O sommelier capacitado tem que conhecer a fundo a bebida e tudo que é necessário para que ela seja saboreada e harmonizada da melhor forma. O trabalho começa na história. O profissional deve conhecer a origem e as todas as características organolépticas de cada vinho.

Ele também precisa estar atendo a forma correta de servir, desde a escolha da taça e do decanter, passando pela verificação da temperatura, até a indicação do vinho ideal para cada ocasião e cardápio. Tudo isso será disponibilizado pelo festival a todos os profissionais da restauração e amantes desta prazerora arte”, explica Adalberto.

Na programação artística, teremos grandes atrações como a cantora Zizi Barnier e bailarinos, com o show “Vive La France” e o grupo espanhol Mio Vacite. Artistas regionais também vão subir ao palco, entre eles: David Duarte, Amaro Penna e Manasses. O Festival de Vinhos também estimula o turismo regional sustentável.

Ano passado, 14 mil pessoas visitaram Guaramiranga e conheceram a riqueza do lugar. O fluxo turístico mexe com a economia. Durante o Festival, todos os leitos de hotéis e pousadas da cidade são ocupados.

O evento também aquece o comércio local, gerando renda. Esse ano são esperados 20 mil visitantes, brasileiros e estrangeiros, para apreciar o roteiro de requinte e sabor do Festival emoldurado pelo verde da serra cearense.


PROGRAMAÇÃO

15 de novembro (quinta-feira)

17 horas – Abertura do Parque de Eventos, com início das atividades de todos os expositores, restaurantes e apoiadores
18 horas (espaço Prime) – Degustação com o tema: “Os mais franceses do Chile”
19 horas (palco) – Show musical banda Black Tie
20 horas (espaço Prime) – Degustação com o tema “Porto: complexos e macios”
20 horas (auditório) – Palestra com o enólogo português Duarte Leal da Costa, seguida de degustação de vinhos
21 horas – Apresentação do Grupo Tablado de Dança
23 horas – Apresentação musical do angolano Guilherme Silva

16 de novembro (sexta-feira)

10 horas – Curso com o Sommelier Arthur Piccolomini, presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS), para garçons, maitres e iniciantes no mundo do vinho. Tema: “Wine Education”
12h30min – Encontro enogastronômico com o tema “Riesling Alemães (Pfalz x Rheingau), em Mulungu, no restaurante Hofbrauhaus
17 horas – Abertura do Parque de Eventos
18 horas (espaço Prime) – Degustação com o tema “Paixões Alentejanas”
18 horas (auditório) – Palestra com degustação, coordenada por Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar
19h horas (palco) – Apresentação musical de Joana Angélica
20 horas (espaço Prime) – Degustação com o tema “Cobiça, Epifânia, Espanha Única”
20 horas (auditório) – Palestra e degustação com o especialista em café (barista da Santa Clara), acompanhada de degustação de chocolates
21 horas (palco) – Apresentação musical de Zizi Branier & Dançarinos – show “Vive la France”
23 horas (palco) – Apresentação musical de Paulinho Freitas & Banda

17 de novembro (sábado)

10 horas – Curso com o Sommelier Arthur Piccolomini, presidente da Associação Brasileira de Sommelier (ABS), para garçons, maitres e iniciantes no mundo do vinho. Tema: “Vinhos do Novo Mundo”
12h30min – Encontro gastronômico, com o tema “Feijoada Brut”, em Pacoti, no restaurante Bodega do Poço
17 horas – Abertura do Parque de Eventos
18 horas (espaço Prime) – Degustação com o tema “Grécia Sedutora”
19 horas (palco) – Apresentação musical de Amaro Penna & Manasses
20 horas (espaço Prime) – Degustação “Prime Bourgogne”
20 horas (auditório) – Palestra com Carlos Cabral, consultor de vinhos do Grupo Pão de Açúcar, seguida de degustação
21 horas – Apresentação musical de Mio Vacite e o Encanto Cigano
0 hora – Apresentação musical de Dona Zefa & Banda

18 de novembro (domingo)

12 horas – Encerramento oficial do evento com Pisa da Uva e show com o grupo musical Rafaela Manville “Acústico”


SERVIÇO
III Festival de Vinhos
Local: Guaramiranga (CE)
Data: 15 a 18 de novembro
Mais informações pelo site:
http://www.festivaldevinhos.com.br/

Nenhum comentário: