sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

.:. FIAT STILO DUALOGIC AUTOMÁTICO .:.

Conforto e esportividade em doses ainda maiores
Fotos;Divulgação
Avaliação do Stilo Dualogic automática no autódromo de Interlagos

A frente do novo Stilo Dualogic automático, versão 2008

Alavanca de câmbio Dualogic automático que equipe o novo Stilo

Interior do Stilo mostrando alavanca de câmbio Dualogic

A parte traseira do Stilo com as nova lanternas

A versão Abarth do Stilo Dualogic 2008

O novo Fiat Stilo chegou para desfazer o mito de que câmbio automático e performance esportiva não podem existir no mesmo carro. E faz isso com tecnologia de última geração. Com ele chega o moderno câmbio Dualogic automático, que traz know-how da Fórmula 1 e permite ao motorista escolher se deseja conduzir o carro automaticamente ou manualmente.

Ou seja, no trânsito pesado das cidades, o câmbio Dualogic automático existe para ampliar substancialmente o conforto, poupando ao motorista as constantes e cansativas pisadas na embreagem e trocas de marchas. Mas quando o trânsito fica fluido, basta um leve toque na alavanca para transformar o câmbio em manual, proporcionando controle sobre as trocas de marchas e uma condução mais esportiva, que, opcionalmente, podem ser feitas por meio de “borboletas” no volante – a mesma tecnologia desenvolvida pela Magneti Marelli para Fórmula 1, que estreou na Equipe Ferrari.

E tudo isso com um sistema que não rouba potência do motor e ainda economiza combustível – algo totalmente diferente dos câmbios automáticos tradicionais. O câmbio Dualogic automático tem no Fiat Stilo um parceiro perfeito. Afinal, desde o seu lançamento o modelo tem se destacado – não somente em seu segmento, mas no mercado como um todo – por suas inovações tecnológicas e performance esportiva. Agora, essas duas qualidades se unem para tornar o carro ainda melhor e mais competitivo no disputado cenário automobilístico nacional.

Além do novo câmbio, o Fiat Stilo recebeu modificações estilísticas externas e internas que o deixam ainda mais moderno e bonito. Também ganhou novos equipamentos, como entradas USB e iPod para o rádio Connect com viva-voz Bluetooth® integrado e leitor MP3/WMA; espelhos retrovisores externos com luzes de direção incorporadas; e, nas versões Sporting, vidros verdes escurecidos Vênus 55. Todas essas novidades chegam para reforçar o histórico de pioneirismo e modernidade da Fiat Automóveis, e em um carro que oferece tecnologia, conforto, segurança, estilo e prazer ao dirigir em perfeito equilíbrio.

O câmbio Dualogic automático

A maior novidade do novo Fiat Stilo é, sem dúvida, o câmbio desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies. O sistema Dualogic, que usa a tecnologia Free Choice da Magneti Marelli, representa uma grande evolução tecnológica e oferece o melhor de dois mundos: o motorista escolhe se quer que as trocas de marchas se dêem automaticamente, ampliando o conforto, ou se ele mesmo vai trocá-las, seqüencialmente por toques na alavanca de câmbio ou por meio de comandos no volante, as chamadas borboletas, proporcionando uma condução mais esportiva.

De última geração, o câmbio que equipa o Fiat Stilo traz eletrônica ultramoderna. O resultado disso são trocas de marchas mais rápidas, um sistema que se adapta ao estilo de condução do motorista e economia de combustível.Trata-se de uma caixa de câmbio tradicional na qual o comando manual foi substituído por um conjunto controlado por uma central eletrônica. É ela quem comanda a troca das marchas automaticamente, além de atuar na embreagem (sem pedal) do mesmo modo.

Para o cliente, o seu funcionamento é igual ao de um câmbio automático convencional com opção manual. Assim, dá-se a partida com o pé no freio e a alavanca de marchas na posição N (neutro). Para colocar o carro em movimento, deve-se, com o pé ainda no freio, colocar a alavanca na posição central, entre mais (+) e menos (-). Isso basta para que a primeira marcha seja engatada automaticamente. Depois, é só pisar no acelerador para fazer o veículo ganhar velocidade.

Caso o motorista queira alternar entre os modos automático e manual, ele deve deslocar a alavanca brevemente para a esquerda, na posição D / M. Isso pode ser feito com o automóvel parado ou em movimento. O display do quadro de instrumentos indica quando ele está no automático, aparecendo à palavra AUTO abaixo do número da marcha engatada.

Trocar as marchas no modo manual é muito simples, basta dar um toque na alavanca: para frente reduz e para trás aumenta, ou pelas borboletas no volante, do lado direito (+) aumenta a marcha, enquanto a do lado esquerdo (-) reduz.

Entre os benefícios do novo câmbio Dualogic automático estão:

- Opção manual. Possibilidade de efetuar a troca de marchas manualmente através da alavanca de câmbio ou pelas borboletas.

- Câmbio automático ou mecânico a qualquer instante. Pode-se trocar o modo de dirigir – de automático para manual ou vice-versa – a qualquer momento, com o carro parado ou em movimento. Para tanto, é necessário apenas um simples toque na alavanca para deslocá-la para a esquerda.

- Função auto down. No modo manual, se o motorista não quiser, ele não precisa reduzir as marchas para, por exemplo, parar em um semáforo. Isso porque a central eletrônica reconhece a rotação mínima de cada marcha e faz as trocas automaticamente, não deixando o carro “morrer”. Isso é auto down.

- Função kick down. Como acontece com outros câmbios automáticos, quando o motorista pisa fundo no pedal do acelerador o sistema Dualogic reduz automaticamente as marchas, incrementando a performance. O kick down é especialmente útil em situações em que uma dose extra de potência se torna necessária, caso de uma ultrapassagem, por exemplo.

- Programação esportiva. Ao lado da alavanca de câmbio, a tecla “S” existe para reforçar o desempenho esportivo do Fiat Stilo, atuando tanto no modo automático como no manual. Ao pressionar a tecla “S” no modo automático, as trocas de marchas passam a ser efetuadas em um giro mais alto, aproveitando melhor a potência do motor. No manual o tempo de troca das marchas é reduzido, privilegiando a condução mais esportiva.

- Arrancada esportiva. Diferentemente dos câmbios automáticos convencionais, a arrancada do Fiat Stilo é proporcional à pressão exercida no pedal do acelerador. Quanto maior a pressão, mais o sistema Dualogic permite o aumento das rotações do motor.

- Proteção do giro do motor. A fim de preservar a durabilidade do motor, o sistema Dualogic impede que o motor exceda o limite previsto de rotações. Um exemplo: no modo manual, caso o motorista queira fazer uma redução de marchas muito brusca – digamos, tentar colocar o carro em segunda marcha a 110 km/h –, o sistema não reduz a marcha e avisa o motorista por meio de um alarme sonoro e uma mensagem de “manobra não consentida” no quadro de instrumentos. O mesmo resultado ocorrerá se o motorista tentar engatar uma marcha maior em uma velocidade ou rotação muito baixa.

- Estilo de condução. O sistema Dualogic memoriza a forma de condução (manual ou automática) selecionada quando o veículo foi desligado pela última vez. Também se adapta ao estilo de condução do motorista, ou seja, as trocas das marchas acontecem em rotações diferentes, dependendo da posição do acelerador.

- Menor consumo. Ao contrário dos câmbios automáticos tradicionais, o novo câmbio Dualogic, no modo automático, ajuda a economizar combustível em até 5% e, conseqüentemente, reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Todas as versões equipadas com o câmbio Dualogic automático trazem de série piloto automático, tornando a vida do motorista ainda mais confortável. O volante com comando do câmbio está disponível como item opcional para todas as versões equipadas com câmbio Dualogic. Ele é de couro e também incorpora teclas para controlar o som do veículo. No desenvolvimento do novo Fiat Stilo no Brasil foram utilizados 150 veículos, entre protótipos e pré-séries. E em cada carro foram realizados cerca de 1.500.000 trocas de marcha.

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