quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

.:. O SOUTIÉN, TRADICIONAL PEÇA DO VESTUÁRIO FEMININO, TRANSFORMADO EM OBRA DE ARTE .:.


Será no Tuca, em São Paulo, a exposição que tem como tema a peça que tantas vezes foi causa de polêmica e, agora, serve de inspiração para artistas plásticos e para conscientizar o público sobre a prevenção do câncer de mama.

De 9 de fevereiro a 2 de março, no hall do teatro Tuca, na Pontifícia Universidade Católica, em São Paulo, acontecerá a exposição O Soutién, onde artistas plásticos vão criar obras “customizadas” pela ação da mudança criativa.

Promovida pela ABAPC (Associação Brasileira dos Artistas Plásticos de Colagem), com curadoria de Robert Richard, a exposição conta com o apoio da Associação Brasileira do Câncer. A entidade utilizará o espaço e o tema da mostra para realizar trabalho de conscientização da prevenção do câncer de mama, uma das variedades da doença mais recorrentes no País.

Paralelamente à exposição, reestréia no Tuca a peça Simpatia, um espetáculo sobre mulheres, uma coleção de histórias reais que nasceu de entrevistas com pessoas que trabalham como autônomas, vendendo produtos por catálogo. Ao escolher essa atividade, elas optam, também, por dar vida aos seus sonhos.

O Soutién itinerante

Após a exposição no Tuca, em março a mostra irá para o Centro da Cidadania da Mulher e, a partir de abril, estará em várias estações do Metrô, sempre utilizando o soutien como forma de prevenção do câncer de mama e valorização e expressão da mulher brasileira.

A História – O Soutién

A história do soutién é tão antiga e contraditória quanto a evolução da própria moda. A maneira como os seios foram comprimidos e liberados, erguidos e moldados, revela de maneira impressionante como a mulher, em diferentes períodos, desempenhou seu papel na sociedade.

No Império Romano, era usado na forma de exíguos bustiês; na Renascença do século XV, esmagava o peito das mulheres como couraças, com coletes de tecido firme. Na Revolução Francesa, os seios saltaram para fora. O século XIX voltou a aprisioná-los em torturantes espartilhos, tornando as mulheres criaturas de fôlego curto e voz frágil. No período que se seguiu à Primeira Guerra, as mulheres foram libertadas, e entraram em cena os seios soltos e cobertos por leves lingeries. Nos anos 30, estilistas criavam soutiéns modeladores que erguessem e separassem os seios. Os anos 40 e 50 valorizavam as mulheres de seios fartos; nos 60, os soutiéns foram para na fogueira. Desde então, jamais foram os mesmos e os peitos nunca mais saíram de moda.

Artistas confirmados

Nino Millán, Valter Moraes, Yolanda Bessa, Walter Tommasi, Elza Carvalho, Therezinha Armani, Rosangela Ap, José Freire, Ana Helena Grimaldi, Vera Ferro, Wilson Lima, Mauro Maria, Thereza Duarte, Sheila Oliveira, Carlos Dercoles, Monica Nudelman, Ivan Porterro, Adina Worcman, Diana Marte, Adriana Riskallah, Lucas Cardoso, Áurea Velentin, Cristina Libardi e Cida Docttori.

Associação Brasileira do Câncer

A Associação Brasileira do Câncer é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que tem como missão informar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção, detecção precoce e diminuição do sofrimento das pessoas tocadas pelo câncer. Em 2006, iniciou-se o Projeto Revezando Pela Vida, um grande esforço de mobilização com o objetivo de formar uma Comunidade do Câncer no Brasil, para despertar a atenção do poder público; mostrar para aqueles que lutam contra o câncer que sempre terão apoio, que a batalha contra o câncer um dia será vencida e que aqueles que se foram jamais serão esquecidos; arrecadar recursos para o cumprimento da missão e visão da Associação Brasileira do Câncer.


Exposição O Soutién
Local: Teatro Tuca (Pontifícia Universidade Católica)
Rua Monte Alegre, 1024
Abertura: 8 de fevereiro, às 19 horas
Visitação: 9 de fevereiro a 2 de março de 2008Horários: 2ª a 5ª feira e domingo, das 10 às 18h
6ª feira e sábado, das 10 às 20h
Informações: ABAPC - fone 6941-8853 ou no email:
abapc@abapc.com.br
Entrada Grátis

Nenhum comentário: