sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

.:. ABRAMGE INTENSIFICA A CAMPANHA PELO PARTO NORMAL .:.

O Brasil tem registrado o segundo maior índice de cesarianas do mundo: 41,8% dos partos realizados no país em 2004 foram cirúrgicos, enquanto no setor privado, incluindo os planos de saúde, esse número chegou a 79%. Nos Estados Unidos a taxa é de 20,6%; na Inglaterra, 19% e, na Holanda, somente 14%. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice deveria estar entre 10% e 15%.O parto, exceto o de alto risco, é um acontecimento natural. E, por isso mesmo, com muitas vantagens, como o da criança nascer na hora certa.

É mais seguro e de menor sofrimento para a gestante, quando bem preparada física e psicologicamente; de recuperação imediata, amamentação instantânea, não deixa cicatriz nem trauma perineal e proporciona maior interação entre a mãe e o bebê. Preocupada com o elevado número de partos cesarianos e seus índices de mortalidade materna e infantil registrados, mesmo em países desenvolvidos, a OMS tem alertado as autoridades nesse sentido.


Consciente do seu papel social, a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), que desde 1999 vem desenvolvendo discussão e ações no sentido de privilegiar o parto normal, intensificadas com a definição do tema para os prêmios Abramge de 2007 dirigidos a médicos e jornalistas, está agora promovendo o projeto Parto É Normal. Segura de que apenas ações isoladas não são suficientes para reduzir os seus índices a níveis aceitáveis, propõe um processo educativo e de mudança comportamental, que inclui a entrega de delicado pingente folheado a ouro para as gestantes que optarem pelo parto normal.

Com esse objetivo, a Abramge lançará o projeto Parto É Normal no dia 22, às 14 horas, no Hotel Paulista Plazza, na Alameda Santos, 85, em São Paulo, contando com a participação de associados, autoridades e convidados.

Nenhum comentário: