quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

.:. PAIS JÁ NÃO BANCAM MAIS CASAMENTO DOS FILHOS .:.

Foto: Dvulgação
Foi-se o tempo em que o casal não precisava se preocupar com os gastos do casamento. Antes, os pais bancavam tudo da festa, ficando cada família com 50% das despesas. Os pais da noiva é que bancavam o enlace.

Hoje, com a independência financeira dos filhos cada vez mais cedo, esta tradição praticamente acabou. O próprio convite de casamento comprova que atualmente quem fica com a conta são os noivos. Antigamente, eram os pais que apareciam no documento convocando os convidados. Agora, o nome do casal é que surge no topo do convite. “Hoje em dia o casal, que geralmente não depende mais financeiramente dos pais, até prefere mesmo arcar com todas as despesas porque isso dá mais liberdade de escolha a eles”, diz Solange Caramel, diretora da Caramel Assessoria de Eventos.

O fim da tradição também está ligado à mudança nos valores do evento. “Alguns pais consideram um desperdício fazer uma festa que custe R$ 50 mil, que é um gasto muito maior do que na época em que eles casaram, há 20 ou 30 anos.” Apesar de, em geral, não bancarem mais o casamento dos filhos, os pais acabam auxiliando com outros gastos.

“Eles costumam se oferecer para pagar um item do evento, como o buffet ou a decoração. Já a mãe da noiva quase sempre faz questão de presentear a filha com o vestido”, explica Solange Caramel.Muitas vezes os pais também preferem ajudar na compra do imóvel ou do mobiliário do novo casal. “Por considerarem muito importante que os filhos comecem a nova vida bem acomodados, alguns deles se oferecem para ajudar nesse sentido.”

Nenhum comentário: