sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

.:. PROJOVEM ADOLESCENTE ATENDERÁ A 253 MIL NORDESTINOS .:.

Com o objetivo de ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) oferece 253.200 vagas para o ProJovem Adolescente no Nordeste, do total de quase 500 mil em todo o País. Em 2008, 1.334 municípios nordestinos poderão implantar o programa coordenado pelo MDS.

Essas vagas são destinadas aos jovens entre 15 e 17 anos, integrantes de famílias beneficiárias do Bolsa Família ou, ainda, que sejam atendidos por outros programas sociais. A lista completa dos municípios que poderão implantar o novo programa está disponível no site
http://www.mds.gov.br/.

O ProJovem Adolescente – reformulação do Projeto Agente Jovem do MDS – atenderá em todo o Brasil 2.823 municípios habilitados para aderir ao programa. A ação vai oferecer atividades que desenvolvam as potencialidades de seus participantes e que estimulem o convívio familiar e a participação cidadã. Com duração de dois anos, o novo programa será executado com a assessoria dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), muitos deles co-financiados pelo Ministério.

Os municípios habilitados respondem a requisitos como possuir pelo menos um CRAS em funcionamento e reunir, no mínimo, 40 adolescentes (entre 15 e 17 anos) cujas famílias recebam o Bolsa Família. O MDS repassará cerca de R$ 275 milhões às Prefeituras para as atividades do ProJovem Adolescente.

Em março, o Ministério dará início ao processo de capacitação dos municípios, organizado em parceria com os governos estaduais e com o apoio logístico do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas). Depois de capacitados para implementar o programa, os municípios devem promover a divulgação local do serviço, além de abrir processo de inscrição e seleção para o público juvenil. O ProJovem Adolescente integra o Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em setembro de 2007.

OBS: Um programa que vale a pena ser divulgado.

Nenhum comentário: