segunda-feira, 3 de março de 2008

.:. PORSCHE ASSUME CONTROLE ACIONÁRIO DA VOLKSWAGEN .:.

O conselho da Porsche aprovou a aquisição de participação majoritária da empresa na montadora Volkswagen. Assim, a marca alemã de automóveis esportivos de luxo passa a ser a virtual controladora da conterrânea. Por tabela, leva também a sueca Scania, recém-incorporada pela Volks.

Foto: Divulgação

O presidente da Porsche, Wendelin Wiedeking, anuncia o negócio entre Porsche (logomarca da esquerda) e Volkswagen em Stuttgart, na Alemanhã, hoje

Os dois negócios foram anunciados hoje -- o maior deles em Stuttgart, na Alemanha, sede da Porsche; já a transação entre Volks e Scania foi divulgada pouco antes em Estocolmo, na Suécia, sede da fábrica de caminhões.

Segundo informações divulgadas pela Porsche, seu conselho autorizou a direção da empresa, após uma reunião extraordinária, a ampliar a atual participação na Volkswagen dos atuais 31% para mais de 50%.
No entanto, a Porsche disse que as autoridades antimonopólio ainda devem estudar a operação -- algo que pode durar alguns meses.Ainda de acordo com a Porsche, a compra deste pacote acionário da Volkswagen à cotação atual em bolsa (cerca de 150 euros por ação ordinária) representa um investimento de quase 10 bilhões de euros.
No final de outubro de 2007, a Porsche conseguiu remover os obstáculos para assumir o controle da Volkswagen após o Tribunal de Justiça da União Européia sentenciar que a chamada "Lei Volkswagen" restringe a livre circulação de capitais.O executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking, disse em comunicado que o objetivo da empresa é "conseguir uma das alianças mais inovadoras e eficazes do mundo".
O comunicado acrescenta que, com esta decisão, Volkswagen e Porsche "poderão escrever juntas, no futuro, um novo capítulo na história automobilística". A fusão das duas empresas foi descartada.Quando a Porsche assumir a participação majoritária nas ações da Volkswagen, a maior montadora da Europa passará a ser uma parte do consórcio Porsche Automobil Holding.
É importante observar que outras marcas importantes da indústria automotiva, como Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Skoda e Seat, pertencem atualmente ao grupo Volkswagen.
IMPÉRIO GLOBAL

O anúncio do negócio entre Porsche e Volkswagen aconteceu pouco depois de a Volks tornar público o acordo para assumir o controle da fábrica de caminhões sueca Scania -- uma transação de US$ 4,4 bilhões.
"Nosso objetivo é criar uma das mais fortes e inovadoras alianças do setor automotivo no mundo, que esteja à altura da crescente competição internacional", afirmou Wendelin Wiedeking, presidente-executivo da Porsche. O grupo pode passar a contar com uma gama de veículos automotores que vai de carros compactos a caminhões peso pesados, passando por veículos de luxo e esportivos.
Como conseqüência direta do negócio anunciado nesta segunda, a Porsche poderá se beneficiar do estágio mais avançado em que se encontra a Volks no domínio e aplicação de tecnologias menos poluentes em motores -- questão crucial devido a cada vez mais dura regulamentação ambiental da União Européia, que marcas como a Porsche encontram dificuldades para cumprir.

Nenhum comentário: