sexta-feira, 25 de abril de 2008

.:. CEARÁ, A TERRA ONDE TUDO COMEÇA .:.

*Por Juarez Leitão

O saudoso senador Virgílio Távora costumava dizer que o Ceará era o lugar onde tudo começa, o EPICENTRO DO MUNDO. Aqui era o arquê, aquilo que os filósofos gregos definiam como a origem de todas as coisas.

Exageros à parte, o destino tem dado aos cearenses o privilégio do pioneirismo. Começamos com o próprio DESCOBRIMENTO DO BRASIL. Hoje, a maioria dos historiadores concorda que o espanhol Vicente Yañez Pinzón precedeu a Pedro Álvares Cabral na chegada ao Brasil, quando, em fevereiro de 1500 (dois meses antes que o português, portanto) aportou no lugar que chamou de Rostro Hermoso e que vem a ser a enseada do Mucuripe, no exato local em que está o Iate Clube de Fortaleza.

Então, o BRASIL FOI DESCOBERTO NO CEARÁ E NÃO NA BAHIA! No século XIX, José de Alencar criava o ROMANCE NACIONAL, condição reconhecida pelo próprio Machado de Assis. Antes de Alencar nossa literatura era uma simples imitação da literatura portuguesa.

Foi este cearense abençoado, filho de Padre, que empregando em sua ficção os elementos de nossa flora e de nossa fauna, nossos costumes e nossa geografia, tornou-se o PIONEIRO do romance nacional.

Em 25 de março de 1884, quatro anos antes do resto do Brasil, LIBERTAMOS OS ESCRAVOS DO CEARÁ. Por isso ganhamos de José do Patrocínio o epíteto de “TERRA DA LUZ”.

Em 1894, surgia em Fortaleza a ACADEMIA CEARENSE DE LETRAS, a mais antiga do país, pois precedeu em dois anos a própria Academia Brasileira de Letras, fundada em 1896.

Em 1966, foi criada no Ceará a primeira SECRETARIA DE CULTURA do país. Até então essas secretarias eram unificadas com educação e saúde. A primeira surgiu no Ceará no Primeiro Governo de Virgílio Távora.

Em 1977 foi quebrado um tabu cultural no Brasil: ingressou como titular na Academia Brasileira de Letras a cearense RACHEL DE QUEIROZ, a primeira mulher a tomar assento naquele venerável sodalício. Os cearenses têm sido expoentes em vários segmentos da vida nacional, posição que não pode ser questionada por ninguém.

Tivemos em JOSÉ DE ALENCAR, como vimos, o primeiro romancista realmente nacional.

Em ALBERTO NEPONUCENO, o maior compositor clássico.

Em CLÓVIS BEVILÁQUA, o maior jurista.

Em FARIAS BRITO, o maior filósofo.

Em PINTO MARTINS, o primeiro grande piloto de avião.

Em CHICO ANÍSIO, o maior humorista.

Em ELIAZAR DE CARVALHO, o maior regente de orquestra.

Em PATATIVA DO ASSARÉ, o maior poeta popular.

E, neste momento, novamente, o destino nos leva às manchetes. O Ceará elegeu sua MISS para o ano de 2008. Uma atraente jovem, de 24 anos, que teve desempenho brilhante na passarela e ganhou de forma indiscutível a faixa de a MAIS BELA CEARENSE e o direito de concorrer ao título de MISS BRASIL no dia 13 de abril, no City Bank Hall, em São Paulo. Pois bem: disputando o título com outras 26 candidatas, escolhidas por seus estados como as belas mulheres do país, arrebatou o SEGUNDO LUGAR no Concurso de Miss Brasil 2008.
Foto: Emanuelle Teixeira

Vanessa no dia em que ganhou o título de TOP GIRL 2007, numa promoção da revista CHIC, Automóveis & Sociedade
Foto: Divulgação
Vanessa Vidal em foto para campanha de lingerie

O vice campeonato foi uma decisão dos jurados do conclave, porque na VOTAÇÃO POPULAR, via internet e por telefone, a nossa garota obteve a maior votação, sagrando-se como a PREFERIDA DOS BRASILEIROS.

A eleita é estudante universitária, cursando atualmente duas faculdades. Fez carreira como modelo e é a recepcionista mais elogiada por sua postura e elegância nos eventos da empresa PPE – Promoções e Eventos Ltda., além de ter sido eleita TOP GIRL, num evento da revista CHIC, ano passado.

Experiente em viagens internacionais esteve recentemente num congresso mundial em Madrid.

Tudo bem, diríamos todos, a moça tem formosura e talento, como outras neste imenso país de lindas e inteligentes mulheres.

Entretanto, temos ainda outra informação importante sobre este nosso personagem:

Vanessa Vidal é SURDA-MUDA!
Nunca ouviu nem falou.

Nós, do Ceará, temos a mania de ousar e de fazer bonito: os desafios e os exercícios de arte fazem parte de nossa tradição cultural. Vaqueiros, mergulhamos no cipoal de juremas e xique-xiques atrás da rês tresmalhada. Jangadeiros enfrentamos o mar bravio em cima dos quatro paus da jangada. Dolentes e românticos, cantamos o amor nos improvisos da viola ou no ritmo rasgado da sanfona, com uma perícia que ninguém pode imitar.

Gostamos do mundo e de seus habitantes. Por isso a todos respeitamos. E por ter essa prática, costumamos derrubar os preconceitos.

Agora, para o Brasil, provamos que a beleza não precisa DIZER que é bela: basta mostrar-se bela. E digna, naturalmente.

Vanessa não fala, mas lê nos lábios alheios o que estão dizendo.
Intuitiva e consciente, é capaz, talvez, de ler até as intenções.

Vanessa é uma guerreira. Como outros cearenses que desafiaram o áspero destino e enfrentaram as maiores adversidades, Vanessa é a nossa guerreira da vez.

Como a segunda mais bela mulher brasileira irá representar nosso País no Concurso MISS BELEZA INTERNACIONAL, no Japão, evento que deve nos MOBILIZAR novamente para que traga do outro lado do mundo mais um troféu para este velho Ceará dos cabras-da-peste, berço de vencedores.

A natureza poderia ter tirado deste mulher valente as oportunidades de se destacar, já que lhe negou alguns dos mais importantes atributos dos seres humanos.

Ela, porém, dobrou o destino e fez-se normal entre os demais.
Certamente, mais do que normal, porque não se escorou no muro fútil das lamentações e foi em frente com galhardia e otimismo.

Ergueu-se, impávida, e desfilou diante do espanto do mundo o seu perfil de mulher lutadora, exibindo o sorriso franco dos que confiam em sua força interior.

Vanessa VIDAL traz a vida no nome, no sorriso, a simpatia espontânea e no coração, a chama olímpica dos que vieram para ganhar.

Ela é diferente?
Acertaram:
VANESSA é incomum e extraordinária.

*Texto de Juarez Leitão - poeta e escritor

Nenhum comentário: