segunda-feira, 26 de maio de 2008

.:. Café Pagliuca e Chivas Regal apresentam o Show do Quarteto MARIMBANDA .:.

A Marimbanda é uma das bandas mais atuantes e respeitadas da música instrumental no Ceará.


A afinidade musical uniu os músicos Luizinho Duarte (bateria), Ítalo Almeida (piano e acordeom), Miquéias dos Santos (baixo) e Heriberto Porto (flautas) em torno de um projeto inspirado em grupos brasileiros que tocavam música instrumental nos anos 80.

É difícil não se deixar envolver com as melodias brasileiríssimas, com o suingueinconfundível e a técnica impecável desses músicos. No grande balaio de influências, estão variados nomes da música. De Luizinho, o choro; Heriberto privilegia o erudito; o xote e referências a Piazzola ficam por conta de Ítalo e do baixista Miquéias, um jazz moderno. Quanto mais, melhor!

Para Ítalo, o respeito às influências de cada um serviu para conferir ao grupo uma pluralidade admirada pelo público. "Acho que posso dizer que a única bandeira que a Marimbanda levanta é a da música brasileira de qualidade".

Nos dois discos, "Marimbanda.. (2000) e "Tente descobrir” (2005), o grupo prioriza composições de seus próprios integrantes, geralmente Luizinho e Ítalo, além de explorar os gêneros nacionais, como samba, choro, frevo, xote e bossa-nova. Mas é possível sentir influências mais discretas de ritmos que fogem da cor verde e amarela, como o tango, o jazz, a música contemporânea e a salsa.

OS QUATRO DA MARIMBANDA

Luizinho Duarte, baterista, violonista e arranjador de grande experiência no cenário musical nacional. Trabalhou com o cantor Tim Maia, com Maria Betânia, Elza Soares, Leila Pinheiro como também com diversos nomes importantes da música cearense. Acompanhou em shows e gravações os cantores Fagner e Zeca Baleiro. Fundou a Big Band Metalira e o Gargalhada Choro-banda

Miquéias dos Santos, baixista, músico autodidata. É um dos baixistas mais requisitados de Fortaleza- Toca na Metalita e Forró de Dois. Compõe igualmente o "Projeto Timbral" com Renno Saraiva e Lu de Souza.

Ítalo Almeida, pianista e acordeonista, é também arranjador e compositor. É considerado um dos músicos mais virtuoses da nova geração de músicos cearenses. (Recebeu o Premio Nelsons da música cearense como melhor pianista). Já gravou e fez shows com Raimundo Fagner, Amelinha, Ednardo e Forró de Dois. (Italo e Renno)

Heriberto Porto Filho é flautista com Diploma de Primeiro Prêmio em Flauta e Música de Câmara (1987) e Diploma de Solista em Flauta e Música de Câmara (1990) pelo Conservatório Real de Música de Bruxelas, na Bélgica. Participa doSyntagma, da Metalira, do Quinteto Alberto Nepomuceno além da Marimbanda. Lançou dois CDs de musica brasileira na Bélgica. É hoje professor de música da UECE como também no Festival de música de Ibiapaba .

Gravou com Fausto Nilo, Manassés, Nonato Luis, Aparecida Silvino, Dona Mazé do bandolim, Petrúcio Amorim, João Braga, Daniela Montezuma, Esperando a Feijoada (Choro).

Nenhum comentário: