domingo, 18 de maio de 2008

.:. ECLESIOGÊNESE: A REINVENÇÃO DA IGREJA .:.

Este livro foi banido pelo Vaticano durante muito tempo. Pudera - nele, o teólogo Leonardo Boff critica a instituição da Igreja Católica atual, e o poder do Vaticano. O livro dá as bases para uma nova experiência de Igreja, fundada em cooperação e solidariedade. Uma Igreja mais próxima do sonho de Cristo.
Foto: Divulgação
Leonardo Boff
Será que a atual Igreja se encaixa na visão original de Jesus Cristo?

Em ECLESIONGÊNESE: A REINVENÇÃO DA IGREJA, publicado originalmente em 1977 e banido pelo Vaticano, Leonardo Boff explora esta e outras questões sobre a fé cristã, além de analisar as estruturas de poder do clero. Em tempos de células-tronco e outros avanços científicos, essa discussão se torna cada vez mais atual.

ECLESIOGÊNESE: A REINVENÇÃO DA IGREJA denuncia a Igreja Católica como uma instituição verticalizada, onde poucos detêm o poder sobre a fé de muitos. A partir dos ensinamentos da própria Bíblia, Boff constata que Jesus Cristo defendeu os pobres e denunciou o poder dos fariseus. E vislumbrou sempre uma comunidade horizontal, em que todos tenham voz.

Nesta obra polêmica, Boff propõe idéias ainda mais incômodas para o alto clero católico, como o direito de participação do fiel na estrutura da instituição ou a possibilidade de uma mulher presidir a eucaristia. Em ECLESIOGÊNESE, o autor aponta o caminho para uma nova experiência de Igreja. Uma verdadeira libertação. E afirma: o sonho de Jesus não pode continuar sonho.

Leonardo Boff (1938) doutorou-se em teologia e filosofia no Brasil e na Alemanha. Durante mais de 20 anos foi professor de teologia no Instituto Teólogico Franciscano de Petrópolis. Por vários anos, coordenou o editorial religioso da editora Vozes. Ajudou a formular a teologia da libertação. Mais tarde, foi professor de ética e filosofia da religião na Universidade do Rio de Janeiro. É autor de mais de 70 livros, entre os quais: Jesus Cristo Libertador; O rosto materno de Deus; Igreja: carisma e poder; Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. Vários deles foram publicadas pela editora Record. Participa da Comissão Internacional da Carta da Terra. Em 2001, por seu compromisso com a justiça dos pobres e com a ecologia, foi galardoado com o prêmio Nobel alternativo da paz.

SERVIÇO:
ECLESIOGÊNESE: A REINVENÇÃO DA IGREJA volta ao mercado pela Editora Record e já está nas livrarias. Leonardo Boff - Editora Record - 256 páginas - Preço: R$ 30,00

Nenhum comentário: