domingo, 25 de maio de 2008

.:. F-TRUCK VOLTA À FORTALEZA PELA TERCEIRA VEZ .:.

A F-Truck fecha a fase nordestina de sua temporada de 2008 com a quarta etapa do ano em Fortaleza

A F-Truck fecha a fase nordestina de sua temporada de 2008 com a quarta etapa do ano em Fortaleza

O Autódromo Internacional Virgílio Távora, no Euzébio, recebe no final de semana do primeiro dia do mês de junho a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck, a terceira visita da categoria no circuito cearense.

Acrescentado ao calendário em 2006, a etapa de Fortaleza faz parte da fase nordestina da F-Truck, única categoria do automobilismo nacional com título brasileiro em jogo, que corre nas duas pistas do nordeste, Caruaru em Pernambuco e Euzébio no Ceará,

A equipe de produção da F-Truck, sob o comando de Roberto Cirino, seguiu direto de Caruaru, onde no dia 4 de maio, aconteceu a terceira etapa da temporada deste ano. Como acontece em todas as etapas, o autódromo cearense passou por uma reforma geral. “Já estamos praticamente com o autódromo pronto. Agora estamos cuidando da decoração da área Vip e paddock. Fizemos aproximadamente 100 metros de zebra no circuito que já estão pintadas e prontas para receber os F-Truck”, conta o produtor Roberto Cirino.

O autódromo cearense que foi inaugurado em 1969 e por muitos anos ficou sem grandes eventos do automobilismo nacional, desde a chegada da F-Truck em 2006, recebeu um tratamento de recuperação de todas as áreas, uma filosofia marcante deixada pelo criador da categoria Aurélio Batista Félix, falecido em março último. “Estamos seguindo a cartilha do Aurélio. A comodidade do público é nossa principal preocupação”, lembra Roberto Cirino. Em 2006, a organização da F-Truck recebeu apoio da Prefeitura de Euzébio e Secretaria de Turismo do Ceará.

Com três provas realizadas neste ano, a F-Truck chega à Fortaleza prometendo muita disputa pela ponta do campeonato. Com vencedores diferentes nas três etapas e performances regulares de pilotos que sempre estão na disputa pela vitória, a tabela de classificação deixa muitos concorrentes com possibilidades de sair líder do certame após a etapa cearense.

“É assim que o campeonato fica mais emocionante e o trabalho das equipes nos bastidores chega a ser estressante no final de semana da corrida. Cada ponto vale ouro a partir da prova de Fortaleza”, lembra o maior vencedor da F-Truck (27 vitórias) e duas vezes campeão (1996 e 2006) Renato Martins da equipe RM Competições Volkswagen.

O primeiro a vencer neste ano foi um piloto nordestino, o pernambucano Beto Monteiro (Scania), na prova de abertura da temporada no dia 2 de março, em Guaporé, RS. Monteiro, no entanto, não terminou as outras duas etapas e agora, na sexta posição com 24 pontos, trabalha para voltar ao time dos pomteiros, contando com a entusiasmada torcida nordestina.

Seu companheiro de equipe, o paulista Roberval Andrade levou a vitória na segunda etapa no dia 6 de abril em Goiânia e o campeão do ano passado, o também paulista Felipe Giaffone, venceu a prova de Caruaru no dia 4 de abril.

Com esses resultados, a abertura da pista para os treinos livres de sexta-feira, dia 30 de maio, começa com quatro pilotos encostados na tabela de classificação, onde a diferença do primeiro para o quarto colocado é de apenas nove pontos, sendo 28 em jogo em cada prova.

O líder Felipe Giaffone tem 53 pontos, Roberval Andrade 50, Geraldo Piquet (Mercedes-Benz) 47 e Valmir Benavides (Volkswagen) 44 pontos. Piquet e Benavides que ainda não venceram neste ano, tiram proveito do sistema justo de pontuação que privilegia quem também mantém a regularidade no campeonato. Piquet marcou dois segundos lugares importantes (Goiânia e Caruaru) e Benavides foi segundo, terceiro e quarto nas três primeiras provas da temporada.

A disputa pela liderança do campeonato de 2008, 13ª temporada da F-Truck não é a única atração da etapa cearense da categoria mais popular do Brasil. Duas estréias estão sendo pautas de comentários entre pilotos e chefes de equipes da F-Truck nos bastidores. E não é pra menos. Dois novos caminhões Mercedes-Benz Axor estarão na pista de Euzébio no final de semana da etapa cearense.

O primeiro é o novo F-Truck do paranaense Wellington Cirino, o único tricampeão da categoria que está animado com a estréia do novo caminhão – “Participei passo a passo da construção do novo F-Truck e acho que conseguimos desenhar uma aerodinâmica melhor e desenvolver um bom sistema de suspensão”, se anima Cirino.

O segundo Mercedes-Benz será guiado pelo argentino Gaston Mazzacane, piloto que já passou pela Fórmula 1 (em 2001 na Prost Grand Prix) e na F-Indy. Atualmente Gaston Mazzacane disputa Top Race V6, a categoria de turismo mais concorrida em seu país. Mazzacane já teve alguns dias de treinos com o F-Truck e diz já ter se adaptado ao caminhão de corrida. “Fico feliz em participar de uma categoria onde se nota a grande paixão pelo público e a participação de tantas empresas importantes. A F-Truck é um evento de alto nível”, disse o piloto argentino.

Com esse cenário, a F-Truck já se prepara para uma etapa decisiva para a formação do time que efetivamente entrará na segunda fase do campeonato com as mãos mais próximas à taça de campeão de 2008.

PROGRAMAÇÃO DA 4ª ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE F-TRUCK:

Os treinos livres para a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de F-Truck de 2008 começam na sexta-feira, dia 30 de maio, com os horários marcados para 14 e 16 horas. No sábado (31), as sessões de treinos livres estão marcadas para as 9 e 11 horas da manhã. O treino de classificação para o grid de largada será às 15h30. No domingo, o warm-up será à 9h45 e a prova às 13 horas com a duração de 1 hora.

INGRESSOS

Os ingressos estarão à venda na semana da prova ao preço de R$ 25,00 nos Postos Petrobras e Concessionárias Bridgestone Firestone de Fortaleza. No site oficial da categoria, www.formulatruck.com serão veiculados na semana da prova, os endereços dos pontos de venda de ingressos. Comprados antecipadamente nesses pontos, torcedor tem direito ao boné oficial da F-Truck, com o logo bordado.

A organização da Fórmula Truck não cobra ingressos de pessoas maiores de 65 anos e crianças de cinco a sete anos. Também têm entradas livres, pessoas portadoras de deficiência física. Por determinação do Juizado da Infância e Juventude de Fortaleza, não é permitida a entrada de crianças com idade abaixo de cinco anos no autódromo. Os estudantes com a carteira da entidade pagam meio entrada.

A prova de Fortaleza, no autódromo do Euzébio será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Eduardo Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério.

O site www.formulatruck.com está sempre com as informações atualizadas da F-Truck.

Nenhum comentário: