domingo, 25 de maio de 2008

.:. PORTA-LUVAS – 25 – 05 - 2008 .:.

As amigas Juliana Amaral e Monalisa Moreira em um evento da Igreja. Um luau na Praia do Futuro

ANIVERSÁRIOS

Hoje, mais um domingo de sol, nos lembra que temos que parabenizar Artur Costa Lima, Jorge Parente, Jeová Costa Lima, Pedro Leão, Rebeca Albuquerque, Reino Rai e Roberto Leite. Todos eles comemoram idade nova.

ACELERANDO

Foi criada a Associação dos Fotógrafos Sociais, que é presidida por João Batista, um dos bons e que há muito milita no setor. >> Neném Pimentel, que é um tanto quanto avesso a homenagens, não vai participar do jantar que irá homenagear os nomes que construíram o autódromo Virgilio Távora, no final da década de 60. Ele foi o homem chave, o que mais batalhou, trabalhou, incentivou e deu o devido apoio financeiro. >>> Máximo Moura na caminha se recuperando de uma pequena cirurgia. >>>> E nosso Leão está rugindo forte, forte. Derrotou o Gama por 5x1 e segue célere com o objetivo de voltar à categoria A.

MEDALHA PARA LÚCIO

O confrade Lúcio Brasileiro se mostra ainda inconformado por não ter sido agraciado com a Medalha da Abolição. Tanto é verdade que resolvemos transcrever um trecho de uma notinha em sua coluna de hoje. “Aliás, já me acostumei ao fato de que vestirei o pijama de madeira com meu peito varonil desabolicionado, afinal o destino (e a insensibilidade de um governador, de resto muito bom) assim quis”.

LEWIS HAMILTON VENCE O GP DE MÔNACO
Em uma corrida disputada em pista molhada e marcada por erros cometidos pela italiana Ferrari, o inglês Lewis Hamilton venceu hoje o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1, encerrado após duas horas de prova, e assumiu a liderança do Mundial de Pilotos. O brasileiro Felipe Massa terminou em terceiro e caiu para a terceira colocação da temporada, um ponto atrás de seu companheiro de equipe, o finlandês Kimi Raikkonen, nono em Monte Carlo.

BARRICHELLO MARCA PONTODepois de uma temporada de jejum, o brasileiro Rubens Barrichello voltou a pontuar na categoria. Com o sexto lugar em Mônaco, o piloto da Honda soma agora dois pontos.

NELSINHO PIQUET BATENelsinho Piquet, que fazia uma prova regular, teve problemas quando a Renault arriscou colocar pneu liso quando a pista ainda estava úmida. Na 49ª volta, o brasileiro perdeu o controle e passou reto por uma curva e bateu no muro, abandonando a prova.

CLASSIFICAÇÃO

Hamilton agora tem 38 pontos, três a mais que Raikkonen. Massa tem 34. Segundo colocado em Mônaco, o polonês Robert Kubica, da BMW, chegou aos 32 pontos e também está na briga pelas primeiras posições.

NADA DE PADROEIRA O deputado Victorio Galli (PMDB/MT) apresenta projeto de lei com o qual pretende modificar a lei que instituiu o dia 12 de outubro como de homenagem a Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil, propondo que a nova redação a qualifique apenas como "padroeira dos católicos, apostólicos romanos".

A iniciativa está provocando a mobilização de segmentos católicos. Estes alegam que o título é dado pelo papa e existirá, independentemente de lei, além de ressaltarem que os católicos formam a maioria do País e o fato de que o catolicismo está na matriz cultural do Brasil. Os defensores do projeto argumentam que o Estado é laico e por isso não poderia encampar feriados confessionais

O JORNAL O POVO “EM ASSUNTO DA SEMANA” ABORDA O TEMA E JUNTO TRÁS OPINIÕES SOBRE O TEMA:

IGUALDADE

Em tempos de democracia e multiculturalidade, onde ficam as divindades indígenas, os orixás africanos, os rituais budistas, as mesas brancas kardecistas, os cultos dos evangélicos e a bricolagem umbandista? Ateus e agnósticos não são cidadãos? Igreja e Estado não estão separados desde a República? Mas não é só o caso da padroeira que causa estranhamento. Como justificar crucifixos nas sedes dos executivos, nos plenários e nas salas dos tribunais? Como pode prevalecer à fé da maioria, se somos todos iguais?
GILMAR DE CARVALHO - Professor de Comunicação Social da UFC, Escritor e Pesquisador

CULTURA

"O fato de ser o Brasil um Estado laico não impede, a meu pensar, que a lei adote o dia da "Padroeira do Brasil". Trata-se apenas de uma tradição sócio-cultural. Nada contra, por exemplo, que haja, como feriados legais, o "Dia de Iemanjá" ou o "Dia da Consciência Negra", mesmo que não sejamos todos umbandistas ou negros. Seria o caso, para seguir a linha do Deputado, que se retirasse do preâmbulo da Constituição, por exigência dos ateus e agnósticos, a expressão "sob a proteção de Deus". Convenhamos, há coisas mais importantes a se fazer no Congresso!"

VALMIR PONTES - Professor de Direito Constitucional

BATALHA DE CADA UM DE NÓS

Uma noite, um velho índio contou ao seu neto sobre uma batalha que acontece dentro das pessoas.

Ele disse: - Meu filho, a batalha é entre dois lobos dentro de todos nós.

Um é mau: é a raiva, a inveja, o ciúme, a tristeza, o desgosto, a cobiça, a arrogância, a pena de si mesmo, a culpa, o ressentimento, a inferioridade, as mentiras, o orgulho falso, a superioridade e o ego.

O outro é bom: é a alegria, a paz, a esperança, a serenidade, a humildade, a bondade, a benevolência, a empatia, a generosidade, a verdade, a compaixão e a fé.

O neto pensou por alguns minutos e perguntou ao avô: - Qual o lobo que vence? O velho simplesmente respondeu: - O que cada um de nós alimenta...

ração do leitor JP Mourão - Ipu/Fortaleza, CE

MAIS DE 1,5 MIL MÃES AMAMENTARAM AS MARGENS DA BAÍA DO GUAJARÁ, EM BELÉM

O evento “Mil mães amamentando as margens da Baía do Guajará” superou as expectativas e reuniu cerca de 1,6 mil mães para amamentar seus filhos na Estação das Docas, ponto turístico da capital paraense. O evento quebrou o recorde nacional de amamentação conjunta registrado em Porto Alegre, em 2006, com 150 mães. A iniciativa que tem o objetivo de chamar a atenção para a importância do ato de amamentar é uma promoção conjunta da Associação Amigos da Amamentação (Amamen) e a Santa Casa de Misericórdia do Pará.

VERSÍCULOS DE HOJE

Buscai ao SENHOR, vós todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão; pode ser que sejais escondidos no dia da ira do SENHOR. Sofonias 2:3

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Nenhum comentário: