segunda-feira, 26 de maio de 2008

.:. GRUPO ZF DÁ INICIO ÀS COMEMORAÇÕES DO 40º. ANIVERSÁRIO DO AUTÓDROMO DE FORTALEZA .:.


Com o apoio da Federação Cearense de Automobilismo, ZF homenageia dirigentes, pilotos e jornalistas que comandaram movimento

O Grupo ZF, tradicional fabricante de sistemas e componentes automotivos e um dos principais patrocinadores do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck, dará início às comemorações dos 40 anos de construção do Autódromo de Fortaleza, em parceria com a Federação Cearense de Automobilismo. A empresa e a entidade vão prestar homenagem a dirigentes, pilotos e jornalistas que participaram do movimento iniciado em 1968 que resultou na sua construção.

Em solenidade a realizar-se no dia 31 de maio, no restaurante Beijupirá, em Fortaleza, serão iniciadas as comemorações do 40º. aniversário de inauguração do autódromo, que acontecerá no dia 12 de janeiro de 2009. Na solenidade, o Grupo ZF também prestará homenagem à Federação Cearense de Automobilismo, que completará 43 anos no próximo dia 23 de junho.

Além das homenagens aos esportistas de Fortaleza, o Grupo ZF participa intensamente em todas as etapas da Fórmula Truck, com apoio ao campeonato, o patrocínio de equipes, a presença no Truck Test, em caminhão equipado com sistemas e componentes que produz em suas unidades industriais, e recepção de convidados no estande montado na pista.

A participação do Grupo ZF tem como objetivo principal prestar suporte técnico às equipes em todos os treinamentos e corridas. Após as provas, os componentes e sistemas ZF passam por rigorosa avaliação e os engenheiros realizam novos acertos nos veículos, de acordo com as características de cada autódromo.

Autódromo da união

A construção do Autódromo de Fortaleza constitui-se num importante exemplo de empreendimento, por ter sido resultado da união de esportistas cearenses, sob a liderança do piloto e empresário Neném Pimentel. O grupo conseguiu a cessão do terreno localizado no município de Eusébio, região de Fortaleza e próximo à Lagoa de Messejana, para onde levaram máquinas, ferramentas, caminhões e até carroças, com os quais realizaram os serviços de terraplenagem e o traçado do circuito.

Na prova inaugural do primeiro autódromo da região Nordeste do País, com 2.500 metros de extensão, realizada no dia 12 de janeiro de 1969, o baiano Luiz Pereira dos Santos, conhecido por Lulu Geladeira, da Escuderia AF, foi o vencedor. De acordo com os registros da Federação Cearense de Automobilismo, Ramon Cortiso e Samuel Cohen, de Pernambuco, chegaram em segundo lugar e Antonio Cirino, do Ceará, classificou-se em terceiro. Além do piloto baiano, a prova teve a participação dos paulistas Luiz Fernando Terra Smith, com um Willys-Interlagos, da equipe Torke, e Luiz Filinto Silva Júnior, com um Gordini.

A competição, denominada Grande Prêmio Mário Andreazza, contou com a participação de 16 carros. Além do Puma, do Willys-Interlagos e do Gordini também competiram protótipos, Volkswagen Sedã, Karmann-Ghia, DKW Vemag e Simca.

Em outubro de 1969 foi disputado o Grande Prêmio do Ceará com pilotos de vários estados. A dupla paulista Marivaldo Fernandes e Luiz Fernando Terra Smith, com uma Alfa GTA, sagrou-se vencedora.

O autódromo contou com a participação de dois campeões mundiais da Fórmula 1. O primeiro foi Emerson Fittipaldi que, em 1970, venceu uma das etapas do Torneio BUA de Fórmula Ford. Em novembro de 1997, depois de uma grande reforma que modificou o traçado do circuito e ampliou o comprimento da pista para 3.000 metros, as instalações para as equipes e para o público, Nelson Piquet e Ruyter Pacheco, ambos de Brasília, venceram a corrida Seis Horas do Ceará, na condução de um automóvel BMW

Em abril de 2006, o Ceará passou a fazer parte do calendário da Fórmula Truck. A vitória na primeira corrida dessa categoria foi de Pedro Mufatto, seguido por Wellington Cirino e Débora Rodrigues. No ano passado, o vencedor foi Felipe Giaffone, à frente de Wellington Cirino e Roberval Andrade.

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